Sem renunciar à sua personalidade própria, a Shimano colocou no mercado um motor topo de gama de elevada performance que certamente irá convencer aqueles que ainda não se renderam às bicicletas elétricas de BTT.
Este novo sistema EP8 é 21% mais potente do que o conhecido Steps E8000. Tem 85 Nm de torque e continua com a mesma suavidade característica da Shimano nos seus três modos de utilização: ECO, TRAIL e BOOST.
Mais leve: o corpo do motor passa a ter magnésio, baixando o peso final cerca de 300g. Deste modo, o conjunto pesa 2,6 kg, ou seja, é 10% mais leve do que o E8000. Um dos motivos que levou à utilização do magnésio é a sua maior capacidade de dissipação do calor. Além disso, esta dissipação tem o auxílio de aberturas na estrutura do motor, um sistema que é amplamente utilizado, por exemplo, nos motores refrigerados dos motociclos.
Mais silencioso. Mais potência e mais torque no EP8 não significa mais ruído, muito pelo contrário. É silencioso e isso é apenas um dos pormenores que destaca o EP8 da concorrência.
Mais compacto. É tão pequeno que, além de ganhar altura livre ao solo, está melhor integrado nos diferentes designs dos fabricantes de bicicletas. No entanto, embora o seu tamanho seja mais pequeno, mantém as mesmas fixações ao quadro, o que é uma grande vantagem para os fabricantes.
Mais autonomia. As novas baterias têm mais autonomia. Estão disponíveis versões de 630 Wh e de 504 Wh de carregamento rápido, com até 1.000 ciclos de vida útil (até a sua carga ser reduzida a 60% da sua capacidade original), existindo versões com ou sem chave.
Menos resistência à pedalada. A fricção à pedalada sem apoio foi reduzida em 36% face ao E8000, graças a uma nova estrutura selada e a um design otimizado das engrenagens. Quando se pedala sem o apoio do motor, quer seja porque o sistema está desligado, quer seja porque estamos a pedalar acima dos 25 km/h, é perceptível a sua maior suavidade de pedalada.
O novo interruptor de assistência para selecionar os modos foi melhorado em termos de design, com um formato mais côncavo nos seus botões. Para usar o modo WALK, temos de passar do modo ECO ao OFF e depois temos de manter pressionado durante alguns segundos o botão até aparecer no display o modo WALK escrito a azul. Quando estiver ativado, temos de manter o dedo no botão para que a bicicleta avance a 4 km/h, independentemente do andamento que estiver engrenado, o que é outro dos pontos que foi melhorado face às gerações anteriores.
Os três modos de assistência podem ser personalizados em 10 níveis diferentes. O torque também é ajustável entre 20 e 85 Nm, existindo 5 níveis de assistência para começar a pedalar. Todas as personalizações são realizadas através do e-Tube e o novo e-Tube Ride mostra todas as informações das nossas voltas.