A Shimano adicionou algumas novidades ao grupo Shimano Steps, focadas nas novas tecnologias. Para além da já existente bateria de 504wh, passa a haver uma de 418wh (ambas externas ou internas). Além disso, o motor Steps E6100 foi redesenhado e debita 500 watts, embora a potência nominal seja de 250W e a velocidade máxima de 25 km/h, como está legislado.
Os 500 watts de pico de potência possibilitam tornar a resposta do motor mais dinâmica, em consonância com o que queremos pedalar. A Shimano salienta que se pedalarmos mais do que aquilo que o motor está a ajudar, notaremos uma transição gradual da potência do motor para a nossa própria potência. E é precisamente aqui que se nota o combo mais leve e compacto (pesa agora 2.88kg), ou seja, menos 210g que a versão anterior E-6000, maximizando a sensação de leveza.
A unidade que contém o motor adota um design e formato que se assemelha ao leve e compacto Shimano Steps MTB E8000, com o mesmo tipo de montagem, para uma rigidez acrescida e uma transmissão de potência ainda melhor. Uma estrutura interna similar reduz o efeito de arrastamento, além disso, este motor é 20% mais eficaz, tornando a bateria igualmente 20% mais duradoura e, obviamente, aumentando os quilómetros percorridos.
Estarão disponíveis duas versões, uma para Cidade (com a corrente devidamente oculta) e outra para Trekking. Ambas têm disponíveis várias opções de cranque, incluindo de 170 mm e uma escolha de cremalheiras de 38 ou 44 dentes, oferecendo compatibilidade com o sistema de correia. Existe ainda a opção de escolher mudanças internas de cubo ou o sistema convencional de desviador tradicional com cassete e ambas dispõem da possibilidade de utilizar componentes mecânicos ou Di2.
OPÇÕES DE ECRÃ
MODOS DE ASSISTÊNCIA
Os três modos de assistência principais foram todos desenvolvidos com o objetivo de oferecer distintos níveis de assistência de pedalada em condições diferentes. No modo Eco o nível de assistência é mínimo, tal como o consumo da bateria; no modo Normal existe um rácio mais neutro entre o nível de assistência e o consumo da bateria; por sua vez o modo High implica um apoio mais potente, uma aceleração mais rápida e uma reação mais forte até 25km/h. As características dos três modos podem ser ajustadas no software Shimano E-Tube, o qual possibilita uma reação do sistema mais natural e confortável ou mais desportiva.
Qualquer que seja a escolha, a resposta será sempre intuitiva e potente, usando um sensor de torque que analisa a pressão aplicada na pedalada. Isto torna o sistema Shimano Steps mais suave, confortável, dinâmico e potente. E mesmo quando a bateria e o sistema do motor estão desligados, graças à tecnologia de baixo arrastamento da Shimano, o simples ato de pedalar continua a ser suave e cómodo sem uma sensação de resistência proveniente do cranque.
MUDANÇAS
O SHIMANO STEPS já estava disponível com os cubos com mudanças internas Alfine Inter-11 ou o Nexus Inter-8 (50 Nm), além disso também estava no mercado a opção com desviador externo e cassete. Mas agora a Shimano introduz um novo cubo com mudanças internas para ebikes de 60Nm, o Nexus Inter-5. Este cubo tem a capacidade de gerir melhor o elevado torque do utilizador e do sistema da ebike. Na sua essência está um conjunto de mudanças seladas dentro de um cubo para uma utilização limpa e simples, proporcionando um rácio de desmultiplicações de 263% entre as mudanças mais baixas e as mais altas.
Tal como os modelos Inter-11 e Inter-8, o Nexus Inter-5 possibilita aos seus utilizadores escolher entre mudanças automáticas ou manuais. Para além dos benefícios óbvios das mudanças eletrónicas (menos esforço na comutação e menos manutenção necessária), existem mais-valias extra através das mudanças internas no cubo, como a automatização da própria comutação das mudanças. Deste modo, o sistema automaticamente sobe uma mudança quando o andamento e potência também aumentam, fazendo o oposto quando é necessário, por exemplo quando temos de parar num semáforo, assim iremos retomar a marcha com uma mudança leve.
Obviamente, aqueles que preferem mudanças externas terão a hipótese de optar pela utilização de um desviador e cassete, quer com mudanças eletrónicas Di2 (com um desviador traseiro Di2 compatível), quer mecânicas (de 9, 10 ou 11 velocidades).
Estes novos componentes estarão disponíveis no mercado já este Outono. Poderás saber mais em www.scvouga.pt.