comitium

Semana repleta de ação na estrada, no BTT e no BMX

Nesta semana disputam-se as provas finais das Taças de Portugal de cross-country olímpico (XCO) e BMX, e ainda o campeonato nacional de enduro. Na estrada, teremos a XIII Volta a Almodôvar e ainda o Encontro Inter-Regional Zona A.

Ana Nunes

fim de semana
fim de semana

É já amanhã, dia 5 de outubro, que se vai decidir a Taça de Portugal de cross-country olímpico (XCO). A quarta e última prova vai disputar-se em Abrantes, no distrito de Santarém e terá em prova corredores das categorias de cadetes, juniores, sub-23, elite e masters, masculinos e femininos, e ainda categoria de paraciclismo.

Raquel Queirós (Guilhabreu BTT) e Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) lideram o ranking na categoria de elite, nos respetivos setores feminino e masculino. Raquel Queirós leva 13 pontos de vantagem para Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Mário Costa lidera com 24 pontos sobre David Rosa (Individual).

O circuito irá abrir para treinos às 7h45 e a primeira corrida, destinada aos cadetes masculinos e femininos está marcada para as 10h. De seguida, irão correr os juniores masculinos e todas as categorias femininas (juniores, elite, sub-23 e masters 30, 40 e 50), às 11h15. Às 13h30, será altura de entrarem em prova os masters masculinos (30, 40, 50 e 60) e os paraciclistas. Na parte da tarde, pelas 15h30, vão competir as categorias de elite e sub-23 masculinos.

No próximo fim de semana irá terminar a Taça de Portugal de BMX, em Quarteira, no Algarve. A 7.ª ronda irá disputar-se no sábado, dia 9 de outubro, e no domingo, a 8.ª ronda irá coroar os vencedores desta edição.

No setor masculino, a vantagem está do lado de Renato Silva (Team BMX Quarteira), que lidera o ranking com 15 pontos de vantagem sobre Kayo Camilo (Linda a Pastora Sporting Clube). No feminino, será Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) a entrar com vantagem no próximo fim de semana. A corredora leva 22 pontos de vantagem sobre Matilde Melo (Linda a Pastora Sporting Clube).

No dia domingo, dia 10 de outubro, vão ainda ser entregues os títulos de campeão nacional de Enduro, nas categorias de cadetes, elite, masters e bicicletas com assistência eléctrica, nos setores masculino e feminino, e ainda em juniores masculinos.

As provas do Campeonato Nacional de Enduro presented by Shimano, que irá decorrer em Terras de Bouro, no distrito de Braga, arrancam pelas 9h.

Nos dias 9 e 10 de outubro estará ainda a decorrer a XIII Volta a Almodôvar, destinada às categorias de amadores. A primeira etapa vai ligar Almodôvar a Santa Clara a Nova (Santinha), num percurso de 107,3 km, com três prémios de montanha de terceira categoria. A partida será às 14h30, na Praça da República, sendo que a chegada está prevista para as 17h.

No domingo correm-se as restantes duas etapas que compõem a prova. De manhã, a partir das 10h, os corredores terão uma etapa de 68,3 km, entre Aldeia dos Fernandes e Almodôvar. À tarde, discute-se a terceira e última etapa da competição, no circuito de Santo Amaro, ao qual vão ter de completar 10 voltas, num total de 45 km. A partida será pelas 16h30.

Nesta terça-feira, dia 5 de outubro, irá ainda decorrer o Encontro Inter-Regional Zona A, na região da Beira Litoral.

 

Arquivado em:

Azar dinamitou o sonho das corredores lusas no Europeu de XCO

Relacionado

Azar dinamitou o sonho das corredores lusas no Europeu de XCO

João Cruz 22.º na prova júnior do Europeu de XCO

Relacionado

João Cruz 22.º na prova júnior do Europeu de XCO

Vencedor Masc (1)

Relacionado

Enduro: João Rodrigues e Maaris Meier conquistam a vitória em Castelo de Vide

BMX: Bruno Cogo e Rita Xufre dominam fim de semana em Portimão

Relacionado

BMX: Bruno Cogo e Rita Xufre dominam fim de semana em Portimão

Os melhores videos