comitium

Confirmado pelotão de luxo na Volta ao Algarve

A 48.ª Volta ao Algarve inicia-se, nesta quarta-feira, com uma etapa de 199,1 quilómetros entre Portimão e Lagos, com previsível chegada ao sprint. A corrida de classe UCI ProSeries será disputada por 167 corredores, em representação de 25 equipas.

José Carlos Gomes

Confirmado pelotão de luxo na Volta ao Algarve
Confirmado pelotão de luxo na Volta ao Algarve

A lista de participantes foi confirmada nesta tarde, em Portimão, ficando-se a saber que a Volta ao Algarve será disputada por 19 corredores do top 100 do ranking mundial. Há 24 países representados no pelotão, onde também pedalam nove ciclistas campeões nacionais em título, na categoria de elite.

A lista de pré-inscritos tem vindo a sofrer várias alterações de última hora e só no final da tarde de hoje é que foi divulgada a lista oficial que integra os nomes dos corredores que irão marcar presença na prova. Uma das principais ausências é a do vencedor de 2021, João Rodrigues (W52-FC Porto). No entanto, estarão presentes os corredores que acompanharam o algarvio no pódio do ano passado, como é o caso do britânico, Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) e do dinamarquês, Kasper Asgreen (Quick-Step Alpha Vinyl Team). A eles juntar-se-ão ainda os vencedores das edições de 2020, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), 2015 e 2016, Geraint Thomas (INEOS Grenadiers), entre muitos outros nomes sonantes do ciclismo mundial.

Em prova nesta 48.ª edição da Volta ao Algarve, que se avizinha bastante competitiva, vão estar presentes corredores que já triunfaram em provas UCI na presente temporada, o que demonstra desde já a sua boa condição física. É o caso dos recentes campeões da Colômbia de fundo, Sergio Higuita (Bora-hansgrohe), e de contrarrelógio, Daniel Martinez (INEOS Grenadiers), mas também Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Bryan Coquard (Cofidis), Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) e Brandon McNulty (UAE Team Emirates).

A lista de estrelas internacionais com capacidade de lutar pela geral conta ainda com o bicampeão da Europa de contrarrelógio, Stefan Küng (Groupama-FDJ) e o colega de equipa David Gaudu, Joseph Dombrowski (Astana Qazaqstan Team), Ion Izaguirre (Cofidis), Tobias Foss (Jumbo-Visma) e Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic). Além dos sprinters que já ganharam em 2022, destacam-se ainda entre os corredores em competição Jordi Meeus (Bora-hansgrohe), Tim Merlier (Alpecin Fenix) e Hugo Hofstetter (Team Arkéa-Samsic).

Nesta edição da prova poderemos ainda contar com a presença de corredores que também dão cartas noutras vertentes além da estrada. Entre eles está o britânico Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers), campeão olímpico de XCO e campeão mundial de ciclocrosse, mas também do português Rui Oliveira (UAE Team Emirates), atual campeão europeu de elite em Scratch (ciclismo de pista). O gaiense será um dos quatro portugueses que representam equipas estrangeiras que irão estar a competir no Algarve, juntando-se a Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) e André Carvalho (Cofidis).

Dada a qualidade deste pelotão, as equipas continentais portuguesas não terão o seu trabalho facilitado. Vão ter de utilizar as suas melhores armas para se superiorizarem aos seus adversários e serem protagonistas num evento com forte mediatismo nacional e internacional. A Volta ao Algarve será transmitida em direto na CMTV e na Eurosport 2, entre as 16h00 e as 17h00, terá emissão em mais de 190 países (via Eurosport e plataforma GCN) e será acompanhada no terreno por mais de 80 profissionais da comunicação social.

Todos os anos, a organização da Volta ao Algarve atribui o Prémio Prestígio a uma personalidade que, pelo seu currículo, prestigia a corrida com a sua presença. Em 2022, pela primeira vez, o prémio não será atribuído a um ciclista. Desta vez será premiado um diretor desportivo, Hilaire van der Schueren, da equipa Intermarché-Wanty-Gobert, que tem um percurso profissional de mais de 30 anos ligado ao ciclismo e que, desde sempre, reconheceu a importância da Volta ao Algarve no contexto internacional, ajudando a projetar a corrida a nível internacional.

O Prémio Prestígio foi atribuído pela primeira vez em 2016, com a organização a decidir partilhar o galardão entre o suíço Fabian Cancellara, o espanhol Alberto Contador e o belga Tom Boonen. No ano seguinte, o prémio foi para o alemão Tony Martin, em 2018 para o belga Philippe Gilbert, sendo que em 2019 não houve atribuição do galardão. Já em 2020 quem o recebeu foi Vincenzo Nibali e no ano passado foi Sérgio Paulinho, o único medalhado olímpico do ciclismo português (prata na prova de fundo de Atenas 2004), a merecer o reconhecimento da organização.

Números a ter em conta

167 corredores participantes, em representação de 25 equipas, dez das quais WorldTeam

24 países representados: Alemanha, Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suíça, Venezuela.

9 campeões nacionais de elite em título:

Daniel Martínez - campeão da Colômbia de contrarrelógio

Ethan Hayter - campeão do Reino Unido de contrarrelógio

Ion Izaguirre - campeão de Espanha de contrarrelógio

José Neves - campeão de Portugal de fundo

Kasper Asgreen - campeão da Dinamarca de contrarrelógio

Sergio Higuita - campeão da Colômbia de fundo

Stefan Küng - campeão da Suíça de contrarrelógio

Tobias Foss - campeão da Noruega de fundo e de contrarrelógio

Yves Lampaert - campeão da Bélgica de contrarrelógio

19 corredores do top 100 mundial

12.º Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

16.º David Gaudu (Groupama-FDJ)

19.º Tim Merlier (Alpecin-Fenix)

24.º Kasper Asgreen (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

29.º Ethan Hayter (INEOS Grenadiers)

32.º Thomas Pidcock (INEOS Grenadiers)

34.º Geraint Thomas (INEOS Grenadiers)

37.º Stefan Küng (Groupama-FDJ)

39.º Dylan van Baarle (INEOS Grenadiers)

45.º Yves Lampaert (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

56.º Ion Izaguirre (Cofidis)

61.º Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic)

62.º Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team)

63.º Alexander Krtistoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux)

75.º Connor Swift (Team Arkéa-Samsic)

80.º Hugo Hofstetter (Team Arkkéa-Samsic)

86.º Brandon McNulty (UAE Team Emirates)

87.º Jordi Meeus (Bora-hansgrohe)

93.º Nils Politt (Bora-hansgrohe)

João Rodrigues é baixa de última hora na Volta ao Algarve

Relacionado

João Rodrigues é baixa de última hora na Volta ao Algarve

Volta ao Algarve 2022: etapas, gráficos, equipas, principais candidatos

Relacionado

Volta ao Algarve 2022: etapas, gráficos, equipas, principais candidatos

Volta ao Algarve tem percurso renovado

Relacionado

Volta ao Algarve tem percurso renovado

Volta ao Algarve 2022 vai ter as quatro melhores equipas do mundo

Relacionado

Volta ao Algarve 2022 vai ter as quatro melhores equipas do mundo

Calendário nacional de estrada 2022

Relacionado

Calendário nacional de estrada 2022

Nossos destaques