comitium

Volta ao Algarve 2022 vai ter as quatro melhores equipas do mundo

A 48ª edição da Volta ao Algarve, que vai decorrer entre 16 e 20 de Fevereiro de 2022, vai contar com a presença das quatro primeiras equipas do ranking oficial da UCI.

Volta ao Algarve 2022
Volta ao Algarve 2022

Não é novidade que as equipas World Tour gostam de vir à Volta ao Algarve. Para além de ser uma das primeiras provas do ano, costuma decorrer com condições climatéricas favoráveis, os hotéis são de boa qualidade, o percurso é diversificado e os transfers são curtos. 

Por isso mesmo, não é de estranhar que as quatro primeiras equipas do ranking UCI em 2021 tenham confirmado a sua presença na "Algarvia", apesar de ainda não ser conhecido o percurso. 

Deste modo, a Quick Step - Alpha Vinyl (conhecida até agora como Deceuninck-Quick Step), a INEOS - Grenadiers, a holandesa Jumbo-Visma e a UAE Team Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, estão confirmadas, aguardando-se, naturalmente, mais confirmações durante as próximas semanas. 

Lembramos que em 2021, a Deceuninck-Quick Step foi a vencedora do ranking UCI e regressa à Volta ao Algarve pela 16ª vez. Este ano, João Rodrigues (W52-FC Porto) foi o vencedor da prova lusa, mas em 2020 foi Remco Evenepoel o grande vencedor. A equipa belga também ganhou em 2014 através de Michal Kwiatkowsky, em 2013, fruto da vitória de Tony Martin e em 2008, com Stijn Devolder. 

Quanto à equipa com o maior orçamento do mundo, a INEOS Grenadiers, foi segunda no ranking UCI em 2021 e esta será a sua 11ª participação na "Algarvia". No palmarés desta estrutura destacam-se as vitórias de Michal Kwiatkowski (2018), Geraint Thomas (2015 e 2016) e Richie Porte (2012).

Por sua vez, a terceira equipa do ranking, a holandesa Jumbo-Visma, participa novamente na prova e já a ganhou em 2017 através de Primoz Roglic. 

Volta ao Algarve 2
 

A nova equipa de João Almeida, a UAE Team Emirates, é a quarta no ranking e regressa com grandes ambições. Quem não se lembra da vitória de Tadej Pogacar em 2019 quando se afirmou a nível mundial? 

Resta conhecer as restantes equipas internacionais que participarão e o percurso, contudo o figurino não deverá fugir muito do tradicional, com duas etapas com final em montanha, duas etapas com final ao sprint e um contrarrelógio individual. 

Nos próximos dias ou semanas teremos certamente mais novidades. 
 

João Rodrigues faz história e ganha a Volta ao Algarve

Relacionado

João Rodrigues faz história e ganha a Volta ao Algarve

Volta ao Algarve deu retorno de 7.6 milhões de euros

Relacionado

Volta ao Algarve deu retorno de 7.6 milhões de euros

Orçamentos equipas World Tour 2021

Relacionado

Orçamento das equipas World Tour 2021

Calendário 2022. Já estão definidas as datas e locais da Taça do Mundo e Mundiais

Relacionado

Calendário 2022. Já estão definidas as datas e locais da Taça do Mundo e Mundiais

Os melhores videos