Dois novos estudos realizados na Universidade de Bath analisaram os fatores que influenciam maioritariamente a capacidade de queimar gordura corporal durante os desportos de resistência como o ciclismo e o BTT.
No primeiro estudo, descobriram que as mulheres, especialmente as que estavam em melhor forma física e em qualquer idade, queimavam gordura de maneira mais eficiente ao fazer exercício.
No segundo estudo, analisaram as proteínas do músculo implicadas na divisão das gorduras em ácidos gordos mais pequenos, e as que os transportam para o interior das mitocôndrias, tendo constatado que quanto maior o número destas em repouso, maior a oxidação das gorduras, especialmente nas mulheres, embora não consigam justificar qual o motivo que leva as mulheres a queimar mais gordura do que os homens.
Os investigadores concluíram que esta maior capacidade de queimar gordura durante o exercício não só pode beneficiar os atletas de resistência ao manter a ingestão de energia durante mais tempo, mas também os pode proteger do aumento do peso relacionado com a idade.
Fontes: DOI: 10.1123/ijsnem.2020-0262 e DOI: 10.1113/EP089431.