Conselhos para o dia de prova

Se vais participar numa prova de XCO ou Maratonas, convém fazeres uma revisão mental de tudo o que tens de preparar para que vás para a linha de partida completamente tranquilo.
BIKE -
Conselhos para o dia de prova
Conselhos para o dia de prova

Chegou o dia. Treinaste bem para esta prova e nada pode falhar. Todas estas semanas de preparação podem ir por água abaixo por uma pequena falha, por isso senta-te, relaxa e pensa naquilo que tens de preparar à priori. Planifica tudo o que vais precisar antes, durante e depois da prova e começa a preparar tudo, tanto em termos físicos como mentais.

1>Checklist. Faz uma lista das coisas que tens de deixar preparadas. No dia anterior, à noite, deixa tudo pronto. Bomba, ferramentas, géis, bidons, manguitos, GPS, pulsómetro, dorsal, dinheiro, creme para o almofadado, óculos, capacete, luvas, sapatos, impermeável, etc...

2>Última revisão à bicicleta. Confirma se está tudo ok antes de ires dormir. Comprova a pressão dos pneus, da suspensão, verifica se a corrente está devidamente lubrificada, se os travões estão em condições... Supostamente deixaste a bicicleta preparada alguns dias antes, mas convém sempre fazer esta última revisão. E já nos aconteceu nas vésperas de uma prova o travão não ter o tacto ideal, ou o líquido selante não ter funcionado. 

3>Confirma: Volta a confirmar de que não te esqueceste de nada do que estava na checklist e não deixes nada pendente para o dia da prova. Deixa tudo perfeitamente colocado e guardado na noite anterior.  


“Não deixes nada para a última hora, pois os improvisos vão fazer-te consumir energia”


 4>Dieta rica em hidratos de carbono no dia anterior à prova: arroz, massa, cereais, pão, batatas cozidas, legumes e frutas. Tudo serve para chegar com os depósitos carregados.

5>Tomar o pequeno almoço pelo menos duas horas antes de começar a pedalar, idealmente duas horas e meia antes. O pequeno almoço deve ser rico em hidratos de carbono e baixo em gorduras que atrasam a digestão. 

6>Reconhecimento do circuito. O ideal seria poder fazer o circuito uns dias antes. Como tal raramente é possível, deve-se pelo menos estudar o perfl da prova que o organizador fornecer. O objetivo é saber sobretudo em que parte do percurso está a a zona mais exigente em termos de dureza. Ao conhecermos o percurso saberemos dosear melhor o esforço. 

7>Relaxa. Se és daqueles que fica nervoso logo no dia anterior à prova, podes tentar fazer alguns exercícios de relaxamento. E convém teres em conta que se dormires pouco essa noite tal não quer dizer que terás um rendimento pior no dia seguinte. 

8>Suaviza o treino. Um erro clássico é treinar em demasia na semana que antecede a prova pensando que assim estaremos em forma no domingo. Esta crença é completamente errada. Na semana antes da prova devemos fazer treinos pouco exigentes para chegar frescos à prova. Podes fazer um treino intenso, mas curto cerca de 3 a 4 dias antes da prova, mas sobretudo treinos pouco exigentes no resto da semana.