As crianças aprendem rapidamente, e quantas mais vezes virem como é que se deve fazer corretamente, mais facilmente aprenderão. Neste artigo mostramos algumas dicas, as quais devem ser feitas pelos adultos, antes dos mais pequenos. Ao visualizarem (de diferentes ângulos), as crianças associarão as palavras aos atos. Tudo deve ser explicado com calma, usando uma linguagem simples e devemos sempre motivar a criança em questão com palavras de incentivo.
1. Derrapagem
Utiliza um cone ou uma pedra para marcar o vértice da curva e uma descida para facilitar a aprendizagem. Se a criança ainda não sabe derrapar, só tem de seguir a descida, retirar o pé do pedal do lado que vai rodar e justamente quando chega ao cone bloquear o travão traseiro.
2. Iniciação aos cavalinhos
Primeiro, temos de colocar um pequeno objeto no chão (como um pau ou uma vassoura) e o objetivo é passar por cima, mas sem tocar com a roda dianteira. Temos de explicar que é preciso puxar com força o guiador, ao mesmo tempo que deslocamos o nosso corpo para trás.
3. Saltos
Este é dos truques que as crianças mais apreciam e não requer grandes recursos. Como os trilhos estão repletos de pequenos montes ou ressaltos, basta seguir um e ir praticando aos poucos. Também se pode usar um degrau para aprender a saltar. Caso não encontres pequenos saltos, podes construir um com madeira e pedras grandes debaixo de uma das extremidades. No início, deve ter uma altura que permita à criança passar sem que o pedaleiro toque na rampa, sem sequer saltar. Aos poucos podes ir elevando a rampa, certificando sempre que na altura do salto puxam um pouco o guiador e, claro, que não correm perigo. Coloca-te na saída da rampa caso a criança se desiquilibre ou desista de saltar.
4. Passagem estreita
Usa uns cones (daqueles que se usam no futebol) ou umas pedras para delimitar uma passagem estreita. Deste modo, eles aprenderão a manter o equilíbrio e a seguir uma trajetória reta. Devem passar devagar inicialmente, depois mais rápido. Nas primeiras vezes devem passar sentados e depois devem seguir em pé.
5. Levantar a roda traseira
Cuidado com este exercício, pois se não for bem executado pode originar uma cambalhota. Devem estar mais adultos a ajudar, caso a criança deixe a roda traseira levantar mais do que devia. O ideal é aproveitar uma lomba com velocidade, aprendendo a gerir o centro de gravidade quando estão com as rodas no ar. Também podemos ensinar a gerir o poder de travagem: a criança deve seguir com alguma velocidade e num ponto pré-determinado (onde devem estar adultos), deve travar com o travão dianteiro a fundo e, com os pés nos pedais, deslocar o peso do corpo para trás, levantando a roda traseira. Os adultos devem certificar-se de que não seguiu em velocidade excessiva.
6. Ritmo lento
O processo é muito simples: ganha o último a chegar à meta. Para que seja estimulante e divertido, desenha um percurso que tenha alguns obstáculos (contornar um cone ou uma garrafa vazia, beber água do bidon em andamento, etc) e quem colocar o pé no chão tem de avançar três passos. A criança deve ser ensinada que o melhor é impulsionar com meias pedaladas porque assim seguirá mais devagar do que se der pedaladas completas. Além disso, os pés devem estar nivelados, pois se um estiver em cima e o outro em baixo será mais fácil perder o equilíbrio.