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3 conselhos para rolar melhor em terreno plano

O BTT envolve subidas, descidas, mas também rolar em terreno plano. Apesar de em teoria rolar implique menos esforço, na verdade se quisermos acompanhar um grupo com bom andamento teremos de se sofrer.

3 conselhos para rolar melhor em terreno plano
3 conselhos para rolar melhor em terreno plano

Há quem não ganhe uma prova de XC por não rolar eficientemente. Aliás, podemos chegar a sofrer mais em terreno plano (quando queremos manter um ritmo alto para acompanhar um grupo forte) do que nas próprias subidas. Neste tipo de terreno - referimo-nos ao plano - os ciclistas mais potentes costumam ser os mais fortes, pois a relação peso/potência não é tão importante. Se costumas ceder quando o grupo que costumas seguir aumenta o ritmo, estes três conselhos podem ajudar-te. 

1. Atenção ao terreno que pisas

Tens de estar muito atento aos obstáculos do terreno e antecipar pedras, raízes, mudanças de direção, etc. Para tal, deves olhar adiante (e não para a roda de quem está à tua frente), prevendo os seus movimentos para evitar possíveis toques. Isto fará com que ambos (ou seja, tu e quem está à tua frente) se movam como se fossem um só, e será mais fáci permanecer na roda dele. 

2. Não largues a roda dele

Quando a velocidade é elevada, não desvalorizes a luta contra o vento, por isso coloca-te na roda dele, seguindo os conselhos que referimos no ponto anterior, abrigando-te. A poupança de esforço nesta posição oscila entre os 5 e os 30% . Se ele beber, faz o mesmo, se ele comer, faz também o mesmo. Porquê? Porque se ele é mais forte, será nesses momentos (hidratação e alimentação) que reduzirá por alguns segundos o ritmo, portanto, para não perderes o "comboio", faz o mesmo. 

3. Treino para rolar em terreno plano

Se a potência não é o teu forte, tens de fazer séries em plano, utilizando toda a desmultiplicação que conseguires, mantendo uma cadência de 60 pedaladas por minuto. Faz séries de 2 a 4 minutos, com uma recuperação que dure o mesmo tempo da série. O número de séries depende do teu nível, mas em qualquer caso termina o treino quando sentires que o teu rendimento decresceu muito face às primeiras séries. Como meio de comparação, caso consigas fazer 6 séries de 2 ou 3 minutos, estás no ponto certo. 

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