Sabes como atingir o pico de forma?

O pico de forma é um termo muito utilizado pelos treinadores para definir o momento na temporada no qual um ciclista se encontra no melhor estado de forma para competir. Neste artigo vamos ver como é que se pode conseguir esta condição.
Revista BIKE / Yago Alcalde -
Sabes como atingir o pico de forma?
Sabes como atingir o pico de forma?

Para conseguir um pico de forma devem-se completar as seguintes fases ou períodos: 

1> Um período de tempo relativamente longo (entre 4 a 12 semanas) durante o qual se realizou uma carga de treino elevada, principalmente à base de horas de treino. 

2>  Um período de tempo (2-4 semanas) durante o qual se tenha treinado de forma muito específica em função do tipo de competição que se for fazer durante o qual se incluíram treinos de alta intensidade. 

3>  Alguns dias (5-15) nos quais predomina o descanso, bem como uma redução da carga horária de treino, embora se mantenham alguns treinos intensos. Este período costuma ser denominado de "tapering" e serve para assimilar a carga dos treinos anteriormente realizados. 

Quanto tempo o consigo manter?

Após finalizar estas três fases, em teoria, vai ocorrer o pico de forma que estava planificado. Este estado de forma não é infinito, e embora seja muito difícil definir os tempos exatos, podemos dizer que o pico de forma se pode manter durante umas 3 a 4 semanas aproximadamente. Além de os resultados que possamos ter nas nossas provas, quer sejam maratonas ou provas de XC, quando estivermos em pleno pico de forma podemos sentir os seguintes sintomas

- Depois de uma subida dura, o pulso baixa mais rápido do que o normal.  

- A recuperação de um dia para o outro é muito mais rápida.

- As pulsações sobem com facilidade e embora estejam altas não implicam um grande sofrimento. 

- Os colegas habituais de treino ficam para trás.

Outra forma interessante de comprovar que estamos num bom momento de forma é colocar à prova o tempo que tínhamos numa determinada subida perto de casa. Para os utilizadores da plataforma Strava, é um momento perfeito para superar esse PR (recorde pessoal) que tanto ambicionámos. 

Uma forma fácil de planificar um pico de forma é aproveitar as férias para colocar 2 ou 3 semanas com uma carga maior de treino (mais horas e mais intensidade). Se depois destes dias descansarmos durante uma semana, certamente teremos um pico de forma.