comitium

9 dicas para melhorar a técnica nas descidas

Algumas descidas são cenários de prazer para uns e de tormenta para outros. Não te preocupes porque, ainda que não consigas de um dia para o outro, há maneiras de ir invertendo a situação.

9 dicas para melhorar a técnica nas descidas
9 dicas para melhorar a técnica nas descidas

 

Há quem pense que aqueles que descem bem "nasceram ensinados" ou são inconscientes. Na verdade, quem tem uma aptidão superior nas descidas, para além de ter uma predisposição inata, em regra aprendeu desde pequeno e não possui um medo tão premente dos desníveis e das quedas. Todavía, não podemos considerar que são pessoas inconscientes. Neste artigo damos-te 9 dicas para que consigas enfrentar as descidas com mais confiança e convicção. 

1- GUIADOR LARGO

A forma mais eficaz de melhorar o nosso controlo em cima de uma bicicleta é aumentar o tamanho do guiador. Se usas um guiador com 60 cm ou menos, o primeiro conselho é que troques por um mais largo. A diferença será brutal.

2- POSIÇÃO DE CONDUÇÃO

Em BTT, a aerodinâmica raramente importa, por isso não serve de muito ir numa posição mais baixa, excepto em subidas inclinadas. Terás maior noção do que se passa na roda dianteira, mas menos segurança e margem para evitar dissabores. Eleva a posição das tuas mãos cerca de 2 a 4 cm passando espaçadores da coluna de direção para baixo do avanço ou trocando o guiador plano por um elevado. Também podes colocar um avanço com alguma inclinação.

3- QUANTO MAIS LONGE PIOR

Se o teu corpo está muito inclinado para a frente é porque tens o guiador muito distante do selim. Esta distãncia não ajuda nas descidas. Um avanço longo, além de afetar a posição do teu corpo também torna mais difícil controlar a dianteira da bicicleta nas descidas. Resolve os dois problemas de uma vez trocando o teu avanço (especialmente se tiver mais de 100 mm) por um mais curto (70 mm é um bom compromisso).

4- COLOCA O TEU PESO ATRÁS

Coloca o teu peso corporal mais para trás para que a roda da frente não seja tão determinante no comportamento da bike e para que consigas transpor obstáculos. 

5- ESPIGÃO TELESCÓPICO.

É sem dúvida uma das grandes invenções que permite fazer descidas com maior liberdade de movimentos e com mais segurança. É um investimento que vale a pena.

6- PNEUS COM MAIOR ADERÊNCIA E/OU BALÃO.

Se ainda não experimentaste, monta uns pneus mais largos e com tacos mais pronunciados. O aumento de tração e aderência vão resultar em maior segurança e confiança na hora de descer em zonas técnicas e inclinadas. Pneus mais largos também resultam num balão mais pronunciado que ajuda a transpor em segurança pedras e raízes. A pressão de ar também é muito importante. Um pneu com ar a mais não é tão eficaz. Se tens dúvidas, informa-te numa loja ou junto de riders mais experientes.

7- APERFEIÇOA A TUA TÉCNICA.

Se queres melhorar, tens de treinar, sobretudo as descidas. Dedica uma hora por semana a fazer exercícios como equilibrares-te parado em cima da bike, passar por cima de um tronco, simular travagens bruscas, descer escadas, etc. No fundo, aquilo com que nos divertíamos quando eramos mais novos! Depois, treina em descidas curtas, antes de passares para as mais compridas. 

8- APRENDE A UTILIZAR AS SUSPENSÕES

Ainda que no início possa parecer um pouco complicado, aprende a utilizar corretamente os ajustes das suspensões para tirares todo o partido delas.

9- QUAL É A BTT QUE USAS?

Se tens uma rígida estarás limitado, por isso, a primeira coisa a fazer (se a carteira permitir) é passares para uma suspensão total, de preferência com mais de 120 mm de curso.

 

Arquivado em:

5 dicas para melhorares a tua técnica nas subidas de BTT

Relacionado

5 dicas para melhorares a tua técnica nas subidas de BTT

Queres aprender a descer como um profissional?

Relacionado

Queres aprender a descer como um profissional?

Já conheces a técnica dos calcanhares em baixo?

Relacionado

Já conheces a técnica dos calcanhares em baixo?

como saltar em segurança

Relacionado

Queres aprender a saltar? Segue estes conselhos

Nossos destaques