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TESTE: pneus Continental Archetype

Os Archetype são 35g mais leves do que os Grand Prix 5000 S TR. Além disso, são fabricados com borracha Blackchili, que reduz o atrito e incluem a tecnologia Active Confort, que absorve as vibrações. Mas a principal vantagem é o design Lazer Gip na lateral que aumenta a aderência em curva.

José Gisbert

Testámos os pneus Continental Archetype
Testámos os pneus Continental Archetype

Os pneus Continental Archetype foram desenvolvidos em cooperação com a equipa UAE Team Emirates e foram estreados na Volta a França deste ano. Aliás, foram os pneus usados pelo vencedor do Tour, Tadej Pogacar e destacam-se pela elevada velocidade proporcionada e leveza. Só estão disponíveis numa medida - 30 mm - e em versão tubeless, sendo compatíveis com rodas hookless.

São 35g mais leves do que os Grand Prix 5000 S TR e para reduzir ao máximo a resistência ao rolamento, foi adotada a borracha BlackChili, bem como a tecnologia Active Conforto«, que ajuda a absorver as vibrações do asfalto. Mas a principal vantagem é o design Lazer Gip na lateral que aumenta a aderência em curva.

Infelizmente, prescinde da proteção contra os furos Vectran Breaker e a Continental recomenda utilizar estes pneus somente em competição, tanto em provas em linha como em contrarrelógio. 

Cubierta Continental Archetype

TESTE NO TERRENO

Antes de ter sido feita a apresentação oficial, aqui na redação da Ciclismo a fundo já tínhamos recebido um par destes pneus para teste. Como são de 30 mm, não é recomendável instalar numas rodas com uma largura inferior a 21 mm, caso contrário perderemos as qualidades inerentes. Costumamos testar pneus de ciclismo numas leves DT Swiss 1100 ERC Dicut com 22 mm de largura interna e quando montámos estes pneus, o valor obtido no paquímetro foi de 31,5 mm. Ressalvamos que esta medição foi feita passada alguns dias porque, como é do conhecimento geral, os pneus expandem um pouco após a utilização. 

Convém ter em conta que os pneus dão mais amplitude do que o indicado se usarmos em rodas com larguras internas mais elevadas. E tivemos mais dificuldade em instalar estes pneus, portanto tivemos de recorrer a um desmonta. 

Aproveitamos para relembrar que a largura dos pneus é inversamente proporcional à pressão de ar que devemos adotar. Por exemplo, nestes pneus tubeless de 30 mm, em asfalto seco e em boas condições o ideal para o meu caso, que peso 64 kg, é usar 4,5 bares na traseira e 4,6 da dianteira.

Confessamos que, como tínhamos testado uns pneus mais estreitos antes destes, foi necessário um período de adaptação, porque tínhamos a sensação de que estávamos mais lentos. Só após analisarmos os dados é que vimos exatamente o oposto. E a sua aderência/tração em curva e absorção estão ao mesmo nível de outros modelos topo de gama da Continental que já testámos, comos os GP 5000 S TR, os TT TR ou os Aero 111. 

No cômputo geral, são uns pneus leves, que rolam bem, têm uma tração decente em qualquer situação (em piso seco), mas achamos demasiado caros, tendo em conta a ausência de proteção anti furo.

Cubierta Continental Archetype foto 2

CONTINENTAL ARCHETYPE

Preço: 105,95 €
Peso: 274 g
Site: www.continental-tires.com/bicycle

Arquivado em:

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