A linha Blackbird surgiu no início do ano passado com apenas um modelo, simplesmente chamado de Blackbird. Tratava-se de um pneu muito equilibrado, para uma utilização diversa. Este ano, a Hutchinson introduziu dois novos modelos na gama Blackbird, o Race e o All Season que, conforme os nomes indicam, têm duas missões distintas: ser rápido e leve ou apto para condições húmidas.

Hoje publicamos o teste ao modelo Race, que a marca afirma serem os pneus mais rápidos que já criou para estrada. Vamos então passar aos números e ao que torna estes Blackbird Race num dos melhores e mais leves pneus do mercado.
A marca anuncia um peso de 240 g para a medida 700x28 (na nossa balança as duas unidades que testámos acusaram 245 e 251 g), conseguido graças à redução da espessura da faixa central do pneu em 23% face ao Blackbird standard.

E isto sem comprometer a resistência aos furos, mas, logicamente, reduzindo a durabilidade. Com esta redução e graças ao uso de novos compostos, a marca anuncia também uma redução de 10% na resistência ao rolamento. O novo composto, denominado Mach Tread Ultimate, vem substituir o anterior, Mach Tread 3.0. É desenhado sobretudo para garantir maiores velocidades, tanto que a marca aponta como principais vantagens deste pneu a performance e a leveza, com o conforto e a aderência em segundo plano e aspetos como a durabilidade e a resistência ao furo como as menos importantes. No entanto, este deverá ser um pneu com boa capacidade para resistir a furos graças às duas telas sobrepostas de 127TPI.

Face à concorrência, o Blackbird Race é neste momento dos mais leves do mercado, nesta medida e em TLR, sendo consideravelmente mais leve que duas referências do segmento (os Continental GP 5000 S TR - 273g - e os Vittoria Corsa - 283g -).
Fáceis de montar, conseguem-se instalar mesmo sem desmontas e vedaram bem com uma bomba de pé mesmo antes de adicionar selante. Instalados em aros com 21mm de largura interna, atingem a largura real de 28.7 mm com 80 PSI.
A primeira impressão é que os Blackbird Race rolam de forma notoriamente rápida, com acelerações vivas e sensação de velocidade em troços planos e subidas. Claro que para ter medições reais e científicas, só mesmo em laboratório. Mas é inegável a sensação de reações rápidas e leveza. O peso médio, que ronda os 250 gramas nesta versão de 28 mm, coloca-os entre os mais leves da sua categoria, algo que se nota em arranques e mudanças de ritmo.

A aderência em piso seco é exemplar, especialmente em curva, e surpreende pela segurança em condições húmidas, um ponto nem sempre garantido em pneus de cariz tão competitivo. Outro destaque é a durabilidade, já rolamos com eles há mais de 1.800 km e os sinais de desgaste - fáceis de medir no rasto , são mínimos. E até agora sem um único furo. Impressionante para um pneu tão leve.

Nem tudo é perfeito. Em estradas muito irregulares o conforto não é um ponto forte, transmitindo mais vibração do que alguns rivais focados em resistência ou endurance. E a gama de tamanhos é ainda limitada, com opções centradas nos 28 e 30 mm, o que poderá afastar quem procura secções mais largas (ainda que 32mm seja uma medida mais de endurance, não o objetivo deste modelo) ou estreitas (e leves) para competição. Apesar da boa relação qualidade-preço dentro do segmento topo de gama, o preço é ainda elevado, embora prometam durabilidade.

No cômputo geral, os Hutchinson Blackbird Race afirmam-se como uma das melhores escolhas para quem quer extrair cada watt de performance sem abdicar totalmente de fiabilidade. Rápidos, leves e surpreendentemente resistentes e aderentes, respondem às exigências dos ciclistas mais competitivos, desde que o conforto absoluto e a máxima proteção não sejam as prioridades.
Quanto à pressão máxima, a marca recomenda 94 PSI em rodas hooked e 72 PSI em hookless, o que significa que só pode ser usado por ciclistas que pesem até 100kg e 60kg de peso, respetivamente, conforme a tabela de recomendação da marca.
No preço, situam-se acima dos Schwalbe Pro One, mas ainda assim custam cerca de 8 a 15 euros menos que os principais concorrentes diretos.
Pontos positivos: Peso pluma, aderência, durabilidade face ao peso e facilidade de instalação TLR
Pontos a melhorar: Poucas opções de tamanho.
FICHA TÉCNICA
- Disponível apenas na cor testada, nas medidas 700x28 e 700x30
- Peso verificado em 700x28: 245 e 251 g
- Preço: 79.99€
- Importador: SCvouga.pt
- Site: https://cycling.hutchinson.com/tyres/road-triathlon/blackbird-race/