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TESTE pneus Continental Grand Prix 5000 S TR

A nova geração de pneus tubeless da Continental é mais leve, rápida e resistente aos furos. É uma boa opção para aqueles que querem o máximo rendimento.

José Gisbert

TESTE pneus Continental Grand Prix 5000 S TR
TESTE pneus Continental Grand Prix 5000 S TR

Apesar de ainda serem uma referência em termos de pneus tubeless, os Grand Prix 500 TL - apresentados em 2018 - sofreram uma remodelação, passando a chamar-se GP 5000 S TR e, segundo a Continental, superam largamente os pergaminhos da versão anterior. 

Os novos Grand Prix são 40 gramas mais leves do que a geração anterior no tamanho de 28 mm, 28% mais eficazes perante os furos e mais rápidos devido a uma resistência ao rolamento 20% inferior. Tudo isto graças a tecnologias como o Lazer Grip, que melhora a aderência em curva; à sua proteção antifuros Vectran Breaker; ao composto BlackChili, utilizado na banda de rolamento; e ao Active Comfort, que absorve as vibrações, aumentando o conforto. 

pneus gp 5000
 

A construção da carcaça conta com duas zonas diferenciadas: debaixo da banda de rolamento são utilizadas duas camadas de 110 TPI - filamentos por polegada - para melhorar a eficiência e nos flancos adotaram três camadas - também de 110 TPI - para elevar a proteção bem como a flexibilidade e a estabilidade em baixão pressão. Lembramos que estes foram os pneus - na versão de 32 mm de largura - que Sonny Colbrelli (Team Bahrain) usou na última edição do Paris-Roubaix, que acabou por ganhar. 

A montagem é fácil, nem sequer precisámos de usar os desmontas, o que não é comum em pneus tubeless. Selar os dois pneus também não foi complicado e não tivemos qualquer contratempo. Montámos os GP 5000 S TR numas rodas com 19mm de largura interna, o que fez com que se expandissem somente 0,5 mm. Posteriormente, montámos numas rodas com 22 mm de largura interna e nesse caso expandiram 2 mm, alcançando os 30 mm totais. No fundo, são valores dentro do normal. 

pneus Continental GP 5000 S TR
 

Durante o teste foi difícil verificar as melhorias face à versão anterior (até porque a maioria desses testes são feitos em laboratório e em ambientes controlados), mas conseguimos confirmar o peso na nossa balança. Como é sabido, o GP 5000 é dos melhores pneus à venda no mercado, e nesta versão alia um peso comedido a um reforço estrutural importante e com uma capacidade de rolamento acertada. Até ao momento não sofremos furos e o comportamento mantém-se homogéneo, contudo o preço continua a ser um dos calcanhares de Aquiles deste tipo de pneus, um pouco elevado para a carteira dos portugueses. 

FICHA TÉCNICA

Preço: 79,90 €
Peso: 274 g (28 mm)
Opções: 700c x 25, 28, 30 e 32 mm; 650b x 30 e 32 mm
Distribuidor: CJM Sport-Alpcross, info@cjmsport.com / info@alpcross.com
Site: www.continental-tires.com/bicycle

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