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Testámos os pneus de gravel Continental Terra Trail ShieldWall

Estes pneus são fabricados com o composto PureGrip e incluem proteção contra furos ShieldWall. Destinam-se a uma utilização exigente em terrenos complicados, mas dão conta do recado quando andamos em superfícies mais compactas. 

José Gisbert

Testámos os pneus de gravel Continental Terra Trail ShieldWall
Testámos os pneus de gravel Continental Terra Trail ShieldWall

A gama de pneus Terra para gravel da marca alemã Continental divide-se em três versões: Hardpack, Trail e Speed. A primeira destina-se a terrenos compactos, a segunda a terreno solto e a terceira mistura características do Hardpack e do Trail, embora o design dos seus tacos se aproxime mais do modelo Trail. 

A própria gama Trail inclui dois modelos: ProTection e ShieldWall. Esteticamente são idênticos, mas no primeiro caso a borracha inclui o composto BlackChili que mistura borracha sintética e natural, bem como uma camada de reforço adicional em toda a carcaça que reduz a possibilidade de sofrer furos ou cortes. No caso do ShieldWall - o modelo que testámos - é usado o composto PureGrip e possui proteção contra furos. 

Estes pneus estão disponíveis em quatro medidas - três para rodas 700 e uma para 650b -, e no nosso caso escolhemos a versão de 40 mm, a mais utilizada, embora cada vez mais marcas adotem pneus de 45 mm nas montagens mais modernas, de modo a aumentar o conforto, a aderência em curva e a tração. 

No caso dos pneus que testámos, a carcaça tem três camadas de 180 TPI (fios por polegada) e a banda de rolamento está formada por um composto de sílica. O objetivo é proporcionar uma aderência muito superior, bem como uma durabilidade maior.

Cubiertas Continental Terra Trail (1)

O sistema ShieldWall - basicamente é uma camada de tecido que envolve todo o pneu - proporciona uma proteção bastante equilibrada, garantindo que não furamos. Tudo isto sem incrementar muito o peso, a resistência ou o atrito. No entanto, se compararmos com pneus mais focados na competição - mais leves e menos protegidos - a diferença que sentimos em termos de absorção, conforto ou capacidade de adaptação ao piso em que rolamos é quase inexistente. 

É compatível com o sistema tubeless e, embora não seja a opção mais recomendável, também é possível utilizar com câmaras de ar. E podem ser montados em rodas hookless ou convencionais. 

Ao contrário de outros pneus da gama Terra da Continental - como os ProTection - os ShieldWall não são fabricados na Alemanha. Apesar da sua origem, também não notámos uma perda significativa da sua qualidade ou acabamentos. Em todo o caso, afeta o preço, pois estes pneus são bastante mais baratos. 

COMPORTAMENTO

Instalámos estes pneus numas rodas com 25 mm de largura interna e após medirmos com um paquímetro, confirmámos que medem exatamente os 40 mm indicados pela Continental. Obviamente se usássemos rodas mais estreitas o valor seria diferente. 

A montagem não foi particularmente complicada, mas não foi a mais fácil, devido à carcaça menos flexível do que outros modelos que já testámos. Vedam com bastante facilidade, portanto a perda de pressão de um dia para o outro é bastante baixa. E aguentam bastante bem as agruras do terreno, mesmo quando recebem uma pancada forte ou quando rolamos com baixa pressão. 

Os seus tacos hexagonais são mais pequenos e têm menos espaço entre eles na zona central, mas o seu tamanho vai aumentando à medida que se aproximam das laterais da banda de rolamento, proporcionando uma aderência muito elevada, sobretudo em terreno solto. 

São o tipo de pneus que podemos levar para os terrenos mais complicados, dado que a sua proteção contra furos e cortes é muito elevada, e em terrenos mais compactos, rolam bastante bem, sem grande atrito. 

Cubiertas Continental Terra Trail

FICHA TÉCNICA

Preço: 38,95 €
Peso: 496 g (700 x 40 mm)
Opções: 700 x 35, 40 e 45 mm; 27,5” (650b) x 47 mm
Laterais: Pretas ou creme
Distribuidor: CJM Sport-Alpcross, info@cjmsport.com / info@alpcross.com

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