comitium

Testámos os pneus Specialized Turbo Pro T5 e S-Works Turbo T2/T5

Os dois modelos que testámos são dos mais conhecidos da gama da Specialized e têm bastantes pontos em comum. Em todo o caso, para além do peso e do preço, há algumas diferenças.

José Gisbert

Testámos os pneus Specialized Turbo Pro T5 e S Works Turbo T2 T5
Testámos os pneus Specialized Turbo Pro T5 e S Works Turbo T2 T5

Os dois modelos de pneus que testámos da Specialized - marca que está a celebrar o seu 50º aniversário - têm bastantes pontos em comum, mas também algumas diferenças. 

A carcaça tem 120 TPI (fios por polegada) no modelo topo de gama S-Works, um valor habitual em pneus de gama média e alta fabricados através de vulcanização - os modelos open tubular chegam aos 300 TPI - enquanto os Turbo Pro têm uma carcaça com 60 TPI, com o objetivo de melhorar a proteção contra furos e cortes, e por isso mesmo são mais pesados. Os aros, fabricados em aramida, são dobráveis e entre a carcaça e a banda de rolamento existe uma proteção contra os furos chamada BlackBelt. 

Lateral Turbo S Works   doble

Também encontramos difeenças na banda de rolamento - ou seja, na zona em contato com o asfalto -. Esta zona adota o composto de borracha Gripton que, no caso dos S-Works é de dupla dureza (T5, que é mais suave nas laterais para melhorar a aderência em curva, e T2 na zona central - mais dura - com o objetivo de reduzir a resistência ao rolamento e aumentar a sua durabilidade. Para reduzir os custos de produção, os Turbo Pro só possuem o composto Gripton T5 na banda de rolamento. Há ainda outra diferença: os Turbo Pro T5 estão disponíveis numa versão com 30 mm de largura. 

Após medir a largura dos dois modelos - nas duas versões de 26 e 28 mm - confirmámos que as carcaças dos S-Works e dos Turbo Pro têm praticamente a mesma largura. Montámos estes pneus em rodas com 21 mm de largura interna e medimos com um paquímetro onde obtivemos - em ambos os casos - uma espessura de 0,7 mm. Quanto ao tipo de composto de borracha usado, só usando um medidor de dureza é que podemos confirmar, porque em andamento não é possível comparar. Em todo o caso, após vários testes no terreno confirmamos que ambos os pneus têm uma aderência, resistência ao rolamento e desgaste muito parecidos. 

Quanto ao peso, os S-Works são 24g mais leves do que os Turbo Pro na versão de 26 mm de largura e no caso dos pneus de 28 mm essa diferença cifra-se nos 20g. São diferenças mais pequenas do que esperávamos. 

Cajas Turbo

PARA QUEM SE DESTINAM?

Um dos objetivos deste tipo de testes consiste em ajudar um potencial comprador a escolher entre um modelo e outro. Uma das conclusões a que chegámos é óbvia: o modelo S-Works destina-se a quem pode pagar um preço mais alto, apesar de, como referimos, as diferenças entre os dois pneus quanto ao peso, desempenho e duração são bastante subtis. Uma solução intermédia consiste em montar o S-Works na roda traseira, que é a que mais rapidamente se desgasta e na dianteira o Turbo Pro. Obviamente a solução mais económica é montar dois Turbo Pro. 

TURBO PRO T5

Preço: 40 €
Peso: 246 g (26 mm), 267 g (28 mm)
Opções: 24, 26, 28 e 30 mm

 

S-WORKS TURBO T2/T5

Preço: 50 €
Peso: 222 g (26 mm), 247 g (28 mm)
Opções: 24, 26 e 28 mm
Distribuidor: Specialized
Site: www.specialized.com

Arquivado em:

Já testámos os sapatos Ekoï Racing C12

Relacionado

Já testámos os sapatos Ekoï Racing C12

Testámos a nova Canyon Aeroad CFR Di2

Relacionado

Testámos a nova Canyon Aeroad CFR Di2

Testámos a nova Specialized Roubaix SL8 Comp

Relacionado

Testámos a nova Specialized Roubaix SL8 Comp

Specialized apresenta a edição especial S Works Tarmac SL8 Red Bull Bora

Relacionado

Specialized apresenta a edição especial S-Works Tarmac SL8 Red Bull Bora

TESTE vestuário de inverno Ale

Relacionado

TESTE vestuário de inverno Ale