comitium

TESTE: Liv Tempt 0 2025

Esta LIV é a bicicleta ideal, caso procures entrar nos primeiros trilhos e singletracks a sério. Trata-se de uma bicicleta acessível e polivalente que tem tudo o que precisas para as tuas aventuras na floresta.

WWW.MOUNTAINBIKES.PT

Testámos a Liv Tempt 0 2025
Testámos a Liv Tempt 0 2025

A LIV Tempt é uma bicicleta para mulher criada como modelo de entrada no BTT sério. Se estás farta de andar nos paredões, estradões de terra batida e ciclovias e pretendes dar o passo seguinte, ou seja, experimentar os singletracks e trilhos, esta é uma excelente opção, dado que tem todos os componentes necessários para enfrentar mesmo as descidas mais complicadas com controlo e conforto. 

Tem um novo quadro em alumínio, está disponível em quatro versões, desde a Tempt 3 que custa 549€ e está disponível em duas cores até à Tempt 0 que testámos e que custa 999€. Todas trazem rodas de 29 polegadas, desde o tamanho S ao L. 

MY25Tempt290 ColorAAsphaltGreen

EQUIPADA PARA TUDO

A Tempt 0 vem preparada para tudo. Desde subidas, passando por zonas planas e mesmo descidas mais verticais. Tem um quadro com uma geometria que transforma a nossa energia em progressão, as rodas facilitam a passagem por cima de obstáculos (29 polegadas) e a desmultiplicação é ampla. Além disso, traz uma suspensão dianteira com bloqueio. A posição de condução está a meio caminho entre o segmento desportivo e o conforto. 

A cereja no topo do bolo é o espigão de selim telescópico, que permite enfrentar as descidas com mais à vontade e reduz drasticamente a possibilidade de cairmos. Também traz travões hidráulicos fiáveis, portanto o rendimento e a segurança estão, como mostrámos, em primeiro lugar. Só lamentamos não trazer pneus tubeless - para evitar os furos - e mais curso na suspensão, algo essencial em algumas situações. 

QUADRO ATUALIZADO

O quadro da LIV Tempt é, como referimos antes, fabricado em alumínio, neste caso o Aluxx da Giant (a LIV pertente à Giant), um tipo atualizado, mais leve. O design é mais sóbrio, deixando de parte o tubo horizontal curvado, sendo agora totalmente reto. Tem um tubo de direção cónico e a cablagem segue pelo interior do quadro, com entrada nas laterais do tubo inferior e saída pelo pedaleiro. Os rolamentos do pedaleiro sáo BSA (rosca), um sistema mais fiável do que o Press Fit. O quadro tem roscas nas escoras para fixar um suporte de alforges, mas também permite a instalação de guarda-lamas. Na parte traseira esquerda há um ponto de fixação de um descanso e o próprio tubo horizontal tem furações para um porta-bidon, ao contrário do tubo vertical, o que pode ser problemático se pretendermos fazer uma viagem em bikepacking. 

Accion LIV Tempt 03

A posição de condução é confortável, adaptada a mulheres com um nível de iniciação ou médio. É relativamente curta e tem uma correta distribuição do peso entre as duas rodas, o que faz com que a pedalada seja eficiente nas subidas e ágil nos trilhos. Nas descidas, não é a típica bicicleta de iniciação nervosa. Muito pelo contrário, é estável e controlada. Obviamente as rodas de 29 polegadas ajudam a manter a ansiedade de lado, tal como o espigão telescópico, que baixa o centro de gravidade e a sensação de segurança se multiplica. 

Detalles LIV Tempt (10)

MONTAGEM

Tendo em conta que o preço desta bicicleta ronda os 1.000 euros, a montagem é bastante completa, embora para o conseguir, a marca teve de recorrer a componentes simples, mas funcionais. Dois exemplos óbvios são a suspensão e o espigão. A suspensão Giant SXC32-2 RCL funciona a ar e tem ajuste de recuperação e compressão, bem como bloqueio. Tem pernas em alumínio, para não aumentar excessivamente o peso e as tampas são de plástico, para atingir o "price point". Na prática, é uma suspensão bastante confortável, apesar de que este tamanho de quadro S só incluir 80 mm de curso, enquanto nos tamanhos superiores o curso é de 100 mm. Absorve bem os impactos médios, não prejudica quando pedalamos em pé ou energicamente, mas o seu curso esgota se abusares nas descidas. Do nosso ponto de vista, outro ponto forte é a existência de eixos passantes, um sistema mais seguro e leve do que o antigo de aperto rápido. 

Detalles LIV Tempt (12)

O espigão telescópico possui apenas duas posições de funcionamento: totalmente estendido ou totalmente comprimido, não existindo posições intermédias. Na maioria das situações devemos usar estendido e nas decidas baixamos. É fácil de usar, mas é uma pena não ter uma posição intermédia. 

Detalles LIV Tempt (9)

A restante montagem é excelente, começando pela transmissão Shimano Deore 1x12 acompanhada por travões também da Shimano, com disco dianteiro de 180 mm, para uma travagem mais potente nas descidas.

Detalles LIV Tempt (8)

Os cubos também são Shimano e os aros são Giant, fabricados em alumínio com parede dupla. Os pneus são os Maxxis Recon Race na medida 2.4, uma escolha acertada devido aos seus tacos pequenos que permitem rolar com velocidade em terrenos compactos. Além disso, estes pneus são largos e proprocionam tração e conforto. Mas é uma pena não serem tubeless, uma melhoria que te deixaria despreocupada com os furos. 

Sin título 1

 

Detalles LIV Tempt (15)

O MELHOR: Suspensão a ar, ajustável e com bloqueio. Transmissão e travões Shimano. Espigão telescópico.

A MELHORAR: Sem roscas para um bidon no tubo vertical. O espigão telescópico só tem duas posições. Suspensão de 80mm.

FICHA TÉCNICA 

  • QUADRO: Alumínio Aluxx.
  • SUSPENSÃO: Giant SXC32.2 RCL 80 mm de curso
  • DESVIADOR: Shimano Deore.
  • MANÍPULO: Shimano Deore.
  • CASSETE: Shimano Deore.10-51d 12 v.
  • CORRENTE: KMC X12.
  • TRAVÕES: Shimano MT200.
  • DISCOS: 180/160m mm.
  • AVANÇO: Giant Sport. 40 mm.
  • GUIADOR: Giant Connect Trail.
  • SELIM: Giant Contact Ergo.
  • ESPIGÃO DE SELIM: Giant Contact Switch Core 100 mm.
  • RODAS: Giant GX 03V, cubos Shimano.
  • PNEUS: Maxxis Rekon Race 29x2,4”.
  • PESO: 13.75 kg (tamanho M, sem pedais).
  • TAMANHOS: S, M, L.
  • PREÇO: 999€
  • DISTRIBUIDOR: Giant Bicycles

Captura de pantalla 2025 08 06 105253

 

 

Testámos a Orbea Oiz M LTD Flight Attendant

Relacionado

TESTE: Orbea Oiz M-LTD Flight Attendant

Testámos o vestuário Castelli Aero RC

Relacionado

TESTE: vestuário Castelli Aero RC

Testámos a Ghost Asket CF LTD

Relacionado

Leve, rápida e divertida: testámos a Ghost Asket CF LTD

Testámos a gama de produtos Motul para BTT e gravel

Relacionado

Testámos a gama de produtos Motul para BTT e gravel

Testámos a Trek Top Fuel 9.8 GX AXS Gen 4

Relacionado

TESTE: Trek Top Fuel 9.8 GX AXS Gen 4

Já testámos a nova Specialized Epic 8

Relacionado

Já testámos a nova Specialized Epic 8

Duas All Mountain para mulheres

Relacionado

Duas All Mountain para mulheres: Liv Intrigue LT vs. Scott Contessa Genius ST

Há novidades na gama LIV Intrigue

Relacionado

Há novidades na gama LIV Intrigue