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Já testámos a nova Specialized Epic 8

A Specialized renovou a emblemática Epic, dotando-a de mais curso, mas sem o sistema Brain. Em vez disso, tem um sistema eletrónico de gestão das suspensões elaborado pela RockShox, mas personalizado pelos engenheiros da marca californiana.

JOSE LUIS ARCE. FOTOS: CÉSAR CABRERA

Já testámos a nova Specialized Epic 8
Já testámos a nova Specialized Epic 8

Tanto a Epic como a Epic Evo passam a ter mais curso. No caso da Epic tem 120 mm e no caso da Epic Evo chega aos 130 mm, partilhando o mesmo quadro, mas com uma filosofia diferente. 

Uma das surpresas é o facto de nenhum dos modelos contar com a tecnologia Brain. Este sistema que se baseia num circuito hidráulico com uma válvula de inércia, que permite ou impede a passagem do óleo (abrindo ou fechando a suspensão), desaparece e em vez disso foi adotado o sistema eletrónico de gestão das suspensões Flight Attendant da RockShox, cuja versão mais recente apresentámos também em exclusivo aqui no site.

Specialized presenta la nueva Epic 8 Estdio Specialized Epic (3)

Embora não inclua o Brain, conta com um sistema mais inteligente do que nunca, equipado com sensores e acelerómetros da SRAM e da RockShox. Este sistema gere automaticamente o funcionamento das suspensões, portanto não temos de fazer nada., excepto pedalar, travar e usar as mudanças. 

Specialized presenta la nueva Epic 8 Accion Specialized Epics (15)

Specialized presenta la nueva Epic 8 Estdio Specialized Epic (14)

A S-Works Epic 8 aproveita ao máximo o seu curso graças à eficiência do sistema eletrónico sem fios Flight Attendant, conseguindo que as suspensões respondam em milésimos de segundo com a máxima sensibilidade e absorção, ou maior firmeza, chegando inclusive a bloquear, sem termos de fazer nada. 

Specialized presenta la nueva Epic 8 Estdio Specialized Epic (24)

Se até agora nas Epic equipadas com Brain, tínhamos de contar com um dos quatro modos pré-determinados que tornavam as suspensões mais ou menos ativas, a Specialized altera drasticamente o seu compromisso entre firmeza e sensibilidade, oferecendo todas as novas Epic 8 com três posições de compressão e passagens de óleo específicas, denominadas Ride Dynamics. 

Na posição aberta - Wide Open - a câmara de ar é aproveitada ao máximo, oferecendo mais sensibilidade inicial e um curso mais linear. Na prática, usamos mais esta posição nas descidas. 

Na posição fechada - Sprint on Lock - acontece o contrário, ou seja, a suspensão bloqueia, para a máxima eficiência a pedalar em superfícies planas ou quando estamos a pedalar em pé. 

Na posição intermédia - Magic Middle - gere a compressão a baixa velocidade, para conseguir uma plataforma de pedalada com um grau de absorção que permite rolar em zonas relativamente técnicas ou que requerem tração. É a posição ideal para 80% das situações.

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O Magic Middle requer um pouco de força inicial para ser ativado, mas depois tem um comportamento espetacular, que aproveita mais o curso disponível. Aliás, este conceito já foi usado pela Specialized no amortecedor RockShox SIDLuxe WCID Ultimate da Epic World Cup.

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O amortecedor mantém-se alongado, evitando aquela sensação de afundamento ao rolar na posição aberta ou de pedalada, que somado ao tubo de selim muito vertical (75,5 graus) - tem a mesma inclinação da anterior Epic, mas um grau a mais do que a atual Epic Evo e Epic World Cup -, faz com que sintamos que estamos a pedalar numa posição mais elevada e adiantada, aumentando a eficiência. 

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O lema "Smoother is faster" da Specialized faz agora mais sentido do que nunca nesta nova geração da Epic, dado que mistura uma posição de condução eficiente, tem uma menor interferência das suspensões, mas ao mesmo tempo faz com que quando são precisas, funcionem de modo exemplar, diminuindo a fadiga.

A Specialized alega que o efeito anti-squat diminuiu 20%, mitigando a flutuação do amortecedor traseiro. Além disso, a marca sedeada em Morgan Hill diz que a Epic 8 é a bicicleta de suspensão total mais eficiente de sempre.

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A nova geometria da Epic 8 responde às exigências do BTT atual. O quadro é mais comprido permitindo uma manobrabilidade maior, a direção é mais lançada, proporcionando mais aprumo, e as suspensões passam a ter 120 mm de curso, o que beneficia a condução em trilhos técnicos. Isto significa que, na prática, a Epic 8 é agora mais estável e proporciona mais controlo, mas sem perder a agilidade.

 

Specialized presenta la nueva Epic 8 Captura de pantalla 2024 03 09 a las 16.51.56

O link de carbono que une o amortecedor tem uma peça excêntrica que permite modificar facilmente a geometria (basta virá-la). A alteração mais significativa ocorre no ângulo de direção que pode ser de 66,4º ou de 65,9º. 

Specialized presenta la nueva Epic 8 Estdio Specialized Epic (18)

A atual Epic 8 conjuga elementos tanto da anterior Epic como da Epic Evo, e a Specialized afirma que a nova Epic 8 absorve mais impactos (12%) e vibrações, gerando menos fadiga, para assim termos mais disponibilidade física e energia, redefinindo o conceito de velocidade, duplicando as suas capacidades, sendo mais eficiente e leve (é 76 gramas mais leve do que a versão anterior). 

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Dos 76 gramas de diferença, 24 são oriundos da fixação superior do amortecedor e o link de carbono é 20% mais pequeno. O peso da nova S-Works Epic 8 no tamanho M sem pedais e sem porta-bidons é de 10,36 kg. O quadro, fabricado em fibra de carbono FACT 12M, com amortecedor RockShox SIDLuxe sem o Flight Attendant e parafusos em titânio pesa 1.770g.

Dentro do triângulo principal podem ser colocados dois porta-bidons de 650 ml de capacidade e até 750 ml, dependendo do tamanho da tampa. 

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O tubo diagonal é muito mais volumoso e chega a ter 76 mm, além disso, agora conta com um compartimento SWAT que permite guardar um kit antifuros, ferramentas ou mesmo um impermeável. 

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Ao abrir este compartimento conseguimos ver a mangueira do travão traseiro, que passa atrás da caixa do pedaleiro, acedendo depois à escora esquerda. 

Na extremidade oposta, a mangueira é encaminhada pela parte superior da direção, já que este quadro permite esconder todos os cabos (mesmo se quisermos usar um espigão de selim telescópico mecânico ou mesmo uma transmissão mecânica existe a possibilidade de esconder a cablagem). 

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COMPONENTES

O guiador integrado Roval Control SL apresentado há praticamente um ano juntamente com a Epic World Cup foi a escolha para esta nova Epic 8.  Os travões são os SRAM Level Ultimate Stealth de quatro pistões e o espigão de selim telescópico tem 125 mm de curso. As rodas são as conhecidas Roval Control Sl de 29 mm e os pneus são de 2,35".

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Como não podia deixar de ser, a nova Epic 8 inclui vários componentes eletrónicos sem fios da SRAM, como o espigão telescópico RockShox Reverb, os sensores de pressão Tyrewiz e a transmissão SRAM XX SL com medidor de potência, todos eles configuráveis através da aplicação SRAM AXS. 

Specialized presenta la nueva Epic 8 Accion Specialized Epics (14)

GAMA EPIC 8

A gama da Epic 8 é composta por quatro modelos dos quais só a versão S-Works conta com suspensões Flight Attendant e quadro Fact 12M. As versões Pro, Expert e Comp partilham o quadro Fact 11M e suspensões RockShox de acionamento mecânico com três posições.

S-WORKS EPIC 8

S WorksQuadro: FACT 12M. Amortecedor: RockShox SIDLuxe Ultimate Flight Attendant. Suspensão: RockShox SID Ultimate Flight Attendant. Transmissão: SRAM XX SL Eagle AXS. Travões: SRAM Level Ultimate Stealth. Rodas: Roval Control SL. Preço: 12.800 €

EPIC 8 PRO

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Quadro: FACT 11M. Amortecedor: RockShox SIDLuxe Ultimate. Suspensão: RockShox SID Ultimate. Transmissão: SRAM XO Eagle AXS. Travões: SRAM Level Silver Stealth. Rodas: Roval Control Carbon. Preço: 8.350 €

EPIC 8 EXPERT

Expert

Quadro: FACT 11M. Amortecedor: RockShox SIDLuxe Select+. Suspensão: RockShox SID Select+. Transmissão: SRAM GX Eagle AXS. Travões: SRAM Level Bronze Stealth. Rodas: Roval Control Carbon. Preço: 6.600 €

EPIC 8 COMP

Comp

Quadro: FACT 11M. Amortecedor: RockShox SIDLuxe Select+. Suspensão: RockShox SID Select. Transmissão: SRAM GX Eagle. Travões: SRAM Level Bronze Stealth. Rodas: Specialized Alloy 29. Preço: 4.600 €

Apesar de haver uma estreita colaboração entre a Specialized e a RockShox estranhamos a Specialized utilizar o comando RockShox TwistLock Ultimate para controlar as três posições da suspensão e do amortecedor, e não tenham desenvolvido conjuntamente um comando exclusivo, diferenciando as novas Epic das restantes marcas. 

Embora este comando rotativo TwistLoc fique bastante bem integrado, a sua funcionalidade não tem muitos fãs no mercado nacional. 

TwistLoc   1

Em suma, a Epic 8 passa a ser a bicicleta mais versátil da Specialized. A World Cup é o modelo mais explosivo, muito bom em terrenos menos agressivos e a EVO é a bicicleta de Downcountry que permite percorrer todo o tipo de trilhos sem intuitos competitivos. 

FICHA TÉCNICA DA SPECIALIZED S-WORKS EPIC 8

Specialized presenta la nueva Epic 8 Estdio Specialized Epic (1)

QUADRO: Fibra carbono FACT 12M. Curso 120 mm.
AMORTECEDOR: RockShox SIDLuxe Ultimate Flight Attendant. 45 x 190 mm.
SUSPENSÃO: RockShox SID Ultimate Flight Attendant. Curso 120 mm.
PEDALEIRO: SRAM XX SL Power. 34 dentes. Cranques 170 mm. DUB BSA.
DESVIADOR: SRAM XX SL Eagle AXS.
MANÍPULO DE MUDANÇAS: SRAM AXS Pod Ultimate.
CASSETE: SRAM XX SL Eagle. 10-52.
CORRENTE: SRAM XX SL Eagle.
TRAVÕES: SRAM Level Ultimate Stealth. 4 pistões. Discos SRAM CLX 180 / 160 mm.
AVANÇO-GUIADOR: Roval Control SL. 60 x 760 mm. -12º.
PUNHOS: Specialized Trail.
SELIM: Specialized S-Works Power. 143 mm.
ESPIGÃO DE SELIM: RockShox Reverb AXS. 30,9 x 125 mm.
RODAS: Roval Control SL.
PNEUS: Specialized Fast Trak Control T7. 2,35” / Specialized Renegade Control T5. 2,35”.
PESO: 10,36 kg (tamanho M, sem pedais).
TAMANHOS: S / M / L / XL.
PREÇO: 12.800 €.
+info: www.specialized.com

 

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