As bicicletas femininas polarizam as opiniões, especialmente entre as próprias mulheres. Algumas acham-nas boas, outras acham-nas supérfluas: “na verdade, acho as bicicletas femininas pouco sexy. Tendem a ser roxas, turquesas e brilhantes, por isso não tenho tendência a achá-las visualmente atraentes. Além disso, não quero ter uma categoria especial de bicicletas para mim”, disse a nossa tester Simone Vogel.
Muitas mulheres têm uma visão diferente, mas também esperam uma bicicleta perfeitamente adaptada às suas necessidades. De facto, as mulheres e os homens, são mais parecidos em termos de proporções do que possas pensar. Estudos demonstraram que há mulheres e homens com membros proporcionalmente longos ou curtos, independentemente do género. No entanto, existem diferenças estatísticas: em média, as mulheres são mais pequenas e mais leves do que os homens. É precisamente aqui que as bicicletas para mulheres devem oferecer um valor acrescentado, com tamanhos de quadro e de roda especiais e, acima de tudo, com suspensões afinadas para o efeito.
Para verificar isto, comparámos duas bicicletas para senhora: a Intrigue LT, da marca feminina Liv, que pertence à Giant, e a Scott Genius ST na versão Contessa. Com 160 mm de curso à frente e 150 mm atrás, ambas estão ao mesmo nível, o que as coloca no segmento de All Mountain. Também partilham um quadro de carbono, suspensão Fox e rodas de 29”. Espera… mas as rodas de 29” não são só para pessoas altas? Sim e não. Porque as pessoas mais pequenas também podem beneficiar do seu bom comportamento, sobretudo a rolar.
Para mulheres (e homens) com menos de 165 cm, recomendamos uma roda traseira mais pequena - isto dá-te mais liberdade de movimentos. E enquanto a Scott usa 29” em todos os tamanhos, a Liv usa uma roda traseira mais pequena de 27,5” no tamanho S e XS. Falando de tamanhos de quadro, a Liv também tem uma vantagem aqui, oferecendo do XS ao L. A Intrigue está mais posicionada para as mulheres mais pequenas do que a Scott, que vem nos tamanhos S a L. Isto mostra que a Scott utiliza o quadro das bicicletas unissexo Genius para os modelos Contessa. Em termos de sistema de amortecimento, ambas as marcas afirmam utilizar amortecedores e suspensões predefinidos para ciclistas leves.
LIV INTRIGUE LT
A Liv, uma marca de bicicletas desenhada por e para mulheres, é propriedade do “gigante” das bicicletas, a Giant. A Intrigue LT tem um quadro de carbono, 160 mm de curso à frente e 150 mm atrás e, dependendo do tamanho do quadro, rodas de 29“ ou 29”/27.5”.
“Sentas-te nela e sentes-te bem”, foi assim que uma das nossas testers descreveu a Liv Intrigue LT. A marca independente de bicicletas para mulheres, que pertence à Giant, leva os seus clientes a sério. Esta bicicleta está disponível nos tamanhos XS, S, M e L, sendo que os tamanhos M e L vêm com rodas de 29“, enquanto os tamanhos XS e S têm uma roda traseira mais pequena, de 27,5”. Isto reduz a altura do quadro e facilita uma maior liberdade de movimentos em secções íngremes.
A geometria da Liv é moderna, mas não extrema. O alcance é compacto, o ângulo de direção para uma bicicleta com 160/150 mm de curso está no ponto ótimo, por isso, mesmo a baixas velocidades, a direção não parece irregular. Se gostas de um pouco mais de agilidade, podes ajustar a geometria usando o FlipChip.
Embora as escoras da Liv pudessem ser um pouco mais curtas (especialmente nos tamanhos XS e S), as nossas testers ficaram muito entusiasmadas com o seu comportamento. A Intrigue LT é ágil, sempre fácil de controlar e muito bem equilibrada no geral. O sistema de amortecimento traseiro “Maestro”, testado e comprovado, também é sensível, mas estável ao mesmo tempo. “Absorve mesmo tudo”, disse uma das nossas testers. A suspensão também lida bem com drops e saltos, e está visivelmente bem afinada para ciclistas (leves) do sexo feminino.
No entanto, nas subidas, a alavanca azul do amortecedor tem de ser acionada, especialmente quando pedalamos em pé. Infelizmente, o comando está localizado muito abaixo no quadro e é difícil de alcançar, algo que a Scott resolveu com um controlo remoto no guiador, claro. Por 5.799 euros, a Liv também vem com um quadro de carbono e até rodas de carbono, mas com quase 14 quilos ainda não é leve, mesmo que seja 500g mais ligeira que a Scott. O facto de a Liv depender apenas de uma transmissão mecânica SRAM GX a este preço é aceitável devido ao seu excelente comportamento de condução. Portanto, a Intrigue LT vence este duelo por uma margem estreita.
- Preço: 5.799€
- Peso: 13,9kg (sem pedais)
- Quadro: Carbono
- Curso: 160/150
SCOTT CONTESSA GENIUS ST
A Scott Contessa é a versão feminina da Genius ST. Oferece um visual único com um amortecedor totalmente integrado. Tem rodas de 29”, 160 mm de curso à frente e 150 mm atrás, que podem ser reduzidos a 100 mm através de um controlo remoto no guiador.
Ao contrário da Giant/Liv, os quadros da Contessa são “normais”. Se comparares os tamanhos e geometrias com os modelos unissexo, também fica claro que as bicicletas Contessa Genius são baseadas na mesma plataforma que todas as outras variantes Genius, ou seja, não oferecem nenhum tamanho especial para mulheres.
De resto, a Contessa Genius ST caracteriza-se por um quadro de carbono, uma suspensão de 160 mm, uma traseira com 150 mm de curso inteligentemente escondida no quadro e rodas de 29” à frente e atrás. Não existe a opção de instalar uma roda traseira mais pequena.
Além disso, só estão disponíveis os tamanhos S, M e L. As ciclistas mais pequenas, com menos de 165 cm, provavelmente não terão acesso ao tamanho XS. Além disso, o espigão de selim telescópico da nossa bicicleta de teste no tamanho M não podia ser baixado completamente e o curso máximo não pode ser ajustado como na Liv.
Um pouco incómodo para a nossa tester de 166 cm de altura que, com um comprimento de perna de 74 cm, não conseguiu ajustar a bicicleta para se adaptar perfeitamente. Quanto à distância ao guiador, a bicicleta ter-lhe-ia servido muito bem.
Por outro lado, a altura do quadro da Scott, 76,5 cm, é inferior à da Liv. No geral, a geometria da Genius ST tem um ângulo de direção muito acentuado, que pode ser inclinado em 0,6°, e um longo alcance. A Liv tem um design muito mais moderado. Isto até dá à Scott uma sensação de bicicleta de enduro quando nos sentamos nela, o que dá confiança em descidas rápidas.
A suspensão é desportiva e firme, e em terreno acidentado, onde é necessária muita absorção, é preciso controlar a bicicleta com um estilo de condução fluido. A Scott, que não é propriamente leve (pesa 14,4 kg), é surpreendentemente eficiente nas subidas. O manípulo no guiador, com o qual podemos reduzir o curso do amortecedor traseiro para 100 mm, é uma grande mais-valia. Por 6.299,99 euros, a Scott equipou-a com componentes de alta qualidade, como as mudanças eletrónicas sem fios SRAM GX e um elegante cockpit em carbono.
- Preço: 6.299,99€
- Peso: 14,4kg (sem pedais)
- Quadro: Carbono
- Curso: 160/150