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Orbea apresentou a nova geração da Orca Aero

Para ser mais veloz, não basta possuir uma bicicleta aerodinâmica. Deve ter uma ótima relação peso/rigidez e ergonomia. A Orbea alcançou com a nova Orca Aero um equilíbrio perfeito em todos esses aspetos.

Orbea apresentou a nova geração da Orca Aero
Orbea apresentou a nova geração da Orca Aero

MAIS AERODINÂMICA

As simulações informáticas e os testes no túnel de vento foram muito importantes no desenvolvimento da nova Orca Aero. Foram adotadas novas soluções para reduzir a resistência e as turbulências provocadas pelo vento, adotando os ensinamentos tirados no desenvolvimento da Ordu - a sua bicicleta de Triatlo e contrarrelógio -, melhorando o fluxo do vento no tubo horizontal e nas escoras, otimizando o perfil do tubo diagonal e do vertical para pneus de 25 ou 28 mm, reduzindo as turbulências nas uniões da testa da direção com o tubo diagonal e do tubo vertical com as escoras, diminuindo o drag à volta da roda traseira e alinhando a parte superior do tubo vertical com o fluxo do vento, atualizando o design da forqueta para otimizar o seu uso com rodas de perfil alto, e adotando um novo guiador e avanço que reduzem o drag em cerca de 2%. 

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Todas estas alterações fizeram com que ficasse a bicicleta de estrada mais aerodinâmica e rápida que a Orbea já desenvolveu. Segundo a marca, face ao modelo anterior, é melhor 15 watts a 40 km/h e 28 watts a 50 km/h. 

MAIS RIGIDEZ, MAS SEM AUMENTAR O PESO

Criar uma bicicleta aerodinâmica sem a tornar pesada e colocar em risco a sua rigidez - a capacidade de aplicar força dos pedais para as rodas de modo a fazer avançar a bicicleta sem desperdiçar potência - é uma tarefa complicada. O conceito da Orbea a nível estrutural é essencial neste campo da otimização da relação rigidez-peso. A metade inferior do quadro suporta a maior parte das cargas de torção, bem como das cargas laterais, enquanto o tubo da direção, o horizontal e as escoras superiores aguentam a torção e transmitem a potência à roda traseira; o que se traduz diretamente em termos de watts na roda traseira e numa sensação de transferência imediata de potência. O design de cada uma das secções, a fibra de carbono OMX e a disposição específica para cada tamanho fazem com que o conjunto composto pelo quadro e espigão tenha uma das melhores relações rigidez-peso. 

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ACELERAMENTO FÁCIL

Andar rápido não só é uma consequência direta de uma boa aerodinâmica, mas também requer poder ser controlada de modo simples e cómodo. A sua geometria Road Racing proporciona um bom equilíbrio entre reatividade e estabilidade, e a sua posição de condução é agressiva para maximizar a aerodinâmica do ciclista e a eficiência. A condução é precisa e intuitiva graças aos ângulos adotados e às dimensões dos tubos. A distância entre eixos foi reduzida e as escoras foram encurtadas, o que se traduz numa melhor capacidade de reação e aceleração. O avanço da forqueta é otimizado para cada tamanho de quadro, o que melhora o controlo, enquanto o seu stack - altura da direção - é mais baixo; por seu lado, o reach - alcance do guiador - é maior, para uma aerodinâmica superior. E para quem prefere o conforto em detrimento da velocidade, temos uma boa notícia: é possível montar pneus de até 30 mm de largura. 

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ERGONOMIA SUPERIOR

Outro dos elementos chave é precisamente a ergonomia. Quanto maior o conforto, a aerodinância e o controlo, mais rápido anda o ciclista. O novo cockpit OC foi desenhado para conseguir a melhor ergonomia, motivo pelo qual a marca renunciou a um conjunto avanço/guiador totalmente integrado. Como são duas peças separadas, proporciona vantagens ergonómicas com poucos sacrifícios, como ajustar a posição e largura do guiador, ou mudar o comprimento do avanço, para obter a posição perfeita, melhorando assim a aerodinâmcia e reduzindo a fadiga. 

O avanço Road OC2 ICR foi testado com sprinters conhecidos do pelotão internacional, e está disponível em 7 comprimentos - de 70 a 130 mm - e permite a passagem interna da cablagem. O guiador OC3 Aero OMX pode ser ajustado até 25 mm de recuo e com uma inclinação de +/- 10º. 

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MAS AINDA HÁ MAIS...

O Toolbox - caixa de ferramentas - está integrado perto da roda traseira, terminando assim com a eterna dúvida sobre onde é que devemos levar as ferramentas, a câmara de ar de substituição, os desmontas ou a bomba de ar. Tal como o bidon, o Toolbox não só é útil, como também é uma boa solução do ponto de vista aerodinâmico. Quer esteja cheio ou vazio, é um elemento que contribiu para melhorar - até esteticamente - a Orca Aero. 

O fluxo de vento ao redor do tubo diagonal percorre sem obstáculos o espaço que o novo bidon e o porta-bidon aerodinâmico ocupam, já que o seu design não interfere com a aerodinâmica do conjunto. Aliás, a Orca Aero é mais rápida, segundo a marca, com o bidon no seu sítio. Caso precise de mais capacidade de carga, pode ser instalado um porta-bidon standard no tubo diagonal e no tubo vertical. 

A Orbea permite personalizar este modelo através do programa MyO, com uma larga lista de opções. Não só é possível escolher as cores, como as rodas, os grupos e outros componentes. 

Quanto ao preço, o modelo mais económico custa 3.999€ enquanto o topo de gama chega aos 9.599€. Poderás saber mais detalhes em www.orbea.com.

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