A Orbea apresentou recentemente a nova versão da Rallón, a bicicleta de Enduro da marca espanhola, mais focada na competição. Hoje, foi a vez de conhecermos a versão de longo curso (ou "Long Travel") da Occam, a conhecida bicicleta de Trail desta marca.

Na prática, esta nova versão adota a plataforma da Occam tradicional, mas tem mais curso disponível tanto no amortecedor como na suspensão, passando de 140 para 150 mm nas duas extremidades, além de ter uma montagem mais reforçada.

Esta versão LT visa ocupar um espaço que estava vazio entre a Occam tradicional e a Rallón, dado que nos últimos anos as bicicletas de Enduro estão a focar-se mais nas descidas - devido às provas cada vez mais técnicas e rápidas -, perdendo a sua polivalência e à-vontade em secções planas ou subidas.

Ou seja, esta versão LT destina-se aos que não pretendem participar em competições e não precisam de um comportamento focado unicamente nas descidas, privilegiando a capacidade de amortecimento, a segurança e a diversão.
10 MM QUE MUDAM O SEU CARÁCTER
Este modelo tem uma escora assimétrica estreada em 2020 e que nesta nova versão tem ligeiras alterações, centradas especialmente na zona do link que foi simplificado e tem menos peças. Além disso, tal como na Rallón, tem espaço suficiente num dos eixos para uma multiferramenta FLP, com fixação magnética e com as quatro chaves mais comuns.

Graças à versatilidade dos amortecedores de nova geração, foi possível instalar uma versão com um corpo de comprimento entre eixos similar, mas com um maior curso, de modo a conseguir proporcionar 10 mm adicionais, passando a ter 150 mm (a Occam tradicional tem 140 mm).

De série, a versão LT traz um amortecedor Fox Float X ou Fox DHX de mola, enquanto a versão Occam tradicional inclui Fox DPS. Por isso, o tato na parte traseira da LT é mais sensível e absorvente. A cinemática não difere muito.

Na secção dianteira da Occam LT, os 150 mm de curso são a medida padrão, através das suspensões Fox 34 e 36.

Com esta modificação, os ângulos foram reduzidos cerca de 0,5º. Assim, passa a ter um ângulo de direção de 65,5º e 76,6º no tubo vertical, valores que podemos considerar a tendência atual e que aproximam este modelo a nível geométrico da Orbea Rallón da geração anterior.

Quanto à montagem, também há modificações nos componentes mais importantes, como os travões, passando a usar modelos de 4 pistões, discos maiores (o dianteiro tem 203 mm) e pneus mais agressivos (Maxxis Minion DHF e Dissector EXO).

No fundo, inclui uma montagem que permite ter uma bicicleta versátil, ágil e resistente que é capaz de sobreviver às agruras dos trilhos técnicos.
Modelos e preços
As versões LT estão disponíveis em três modelos, sendo as duas superiores em fibra de carbono OMR (M10 LT e M30 LT) e a mais barata em alumínio (H2O LT). Todas são personalizáveis graças ao programa MyO (componentes e pintura).

M10 LT. 5.699 €

M30 LT. 3.999 €

H20 LT. 3.199 €
Poderás saber mais informações em www.orbea.com.