A Volta a Portugal perdeu hoje dois elementos de peso, ambos lusos: Iuri leitão (Caja Rural-Seguros RGA), líder da classificação por pontos, por uma virose e António Carvalho (Feirense-Beeceler).
Obviamente, quem beneficiou com o abandono de Leitão foi German Tivani (Aviludo/Louletano/ Loulé) que, com os pontos conseguidos nas Metas Volantes, é o novo portador da camisola laranja Galp, e pode repetir o feito do ano passado quando ganhou a Classificação por Pontos.
O outro ganhador do dia foi Hugo Nunes (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car), que já é o virtual “Rei da Montanha, já que os 20 pontos que tem de vantagem sobre Tivani, permitem não necessitar de pontuar amanhã no Alto de Montejunto.
O "FILME" DA JORNADA
Vinte e um corredores entraram na fuga do dia, com o melhor da geral a mais de 10 minutos de Artem Nych, o que não trazia grandes problemas para a Anicolor/Tien 21, que deixou o trabalho a outras equipas com interesse na vitória na etapa.
Tudo se decidiu entre os homens da fuga, onde as metas Volantes e as contagens do Prémio da Montanha foram determinantes para o empenho das várias equipas representadas. Na passagem pelo Cartaxo, a 13,3 km da chegada, a fuga pareceu condenada, mas o desentendimento na cabeça do pelotão, levou a que a mesma tivesse sucesso.
O grupo da frente chegou compacto ao último quilómetro e numa ligeira curva a subir a 200 metros da meta, foi jogada a cartada final por Rotem Tene. O corredor da Israel Premier Tech Academy entrou na curva à frente e numca mais perdeu essa posição ganhando com grande autoridade.
Na Geral Individual nada se alterou e amanhã no Alto de Montejunto no concelho do Cadaval, jogam-se “todas as cartas” antes do contrarrelógio final de Lisboa, com vista aos lugares de honra da “Portuguesa”.
“Estou muito contente com a vitória na etapa, o que que perseguia há muitos anos. Não me desgastei na fuga e ataquei no momento certo, sabendo que o Tivani podia ganhar. E vão quatro”, referiu Rotem Tene (Israel Premier Tech Academy).
“Foi menos um dia na Volta. A fuga foi ideal para que a equipa pudesse descansar. Amanhã? Só tenho que defender para mantar a camisola amarela”, explicou Artem Nych (Anicolor/Tien 21).
“O objetivo de ganhar o Prémio da Montanha está conseguido. Ganhar amanhã em Montejunto? Já não estou com pernas para isso”, resslavou Hugo Nunes (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car).