A sexta geração da Orbea Rallon acabou de chegar, uma bicicleta destinada ao Super Enduro e que visa adaptar-se à tendência atual, ou seja, percursos cada vez mais técnicos e rápidos.

As provas de Enduro ou os Bike Parks são o seu terreno de eleição, tendo esta nova versão um quadro em fibra de carbono monocoque OMR, que mantém uma estética em tudo similar à da geração anterior, mas que na verdade é totalmente nova. Tem rodas de 29 polegadas (ou mullet) e 160 mm de curso na roda traseira, bem como 170 mm na roda dianteira.

O tipo de laminado do carbono visa controlar a flexibilidade, mantendo a solidez em pontos chave. Isto permite à Rallon ser mais previsível e estável em terrenos muito irregulares e técnicos, e em secções muito rápidas onde é fácil atingir altas velocidades.


O tubo de selim passa a ser reto, garantindo a compatibilidade com espigões telescópicos de longo curso, inclusive nos tamanhos de quadro mais pequenos. A Rallon está disponível em quatro tamanhos (S, M, L e XL).

Na zona do tubo diagonal está o sistema de armazenamento LOCKR. Além disso, no pivô principal e no eixo traseiro estão alojadas uma série de ferramentas. A Rallon está totalmente equipada com uma câmara de ar, um kit tubeless, chaves allen de 3 a 6 mm e uma T25.

Todos os rolamentos do braço basculante são duplamente selados, para garantir uma durabilidade muito elevada, dado que a entrada de água e a dispersão da massa lubrificante são a principal causa de desgaste prematuro.

A Rallon utiliza protetores de polímero moldados à medida para proteger o quadro dos impactos e eliminar o ruído da corrente. O ruído dos cabos é eliminado através de guias internos e de batentes de silicone melhorados nos pontos de entrada e saída do quadro.

A cinemática do amortecedor traseiro foi revista, passando o eixo a ter uma nova trajetória e uma resposta mais progressiva. Assim, a roda traseira desloca-se na mesma trajetória do impacto durante mais parte do curso do amortecedor, melhorando a resposta e a capacidade de manter a velocidade. Por outro lado, a maior progresividade do sistema de amortecimento permite controlar as situações mais extremas, como por exemplo, quando esgotamos a totalidade do curso disponível.

Quanto ao Anti-Squat, a Orbea anuncia valores muito similares aos obtidos pela versão anterior, proporcionando uma pedalada explosiva ao sair das curvas.


Este modelo traz de origem rodas de 29 polegadas, mas pode ser configurada com rodas mullet, ou seja, com roda traseira 27,5". É oferecido no ato de compra um extensor específico do amortecedor para podermos fazer a alteração. Isto significa que se preferirmos a alta velocidade mantemos as rodas 29", mas se optarmos por tornar a Rallon mais divertida, podemos colocar 27,5".

Quanto à geometria, o quadro é 3 cm mais comprido do que o anterior e tem 485 mm de Reach. As escoras também cresceram proporcionalmente 1,5 cm, passando a ter 440 mm. O pedaleiro desceu 3 mm, para um centro de gravidade mais baixo.

A geometria pode ser alterada, através da posição da fixação do amortecedor (apenas na configuração 29"): Low e Lower.

No modo Low (baixo), os ângulos de direção e selim, bem como a altura do pedaleiro situam-se nos 64,5º, 77,5º e nos 343 mm. Na posição Lower (mais baixo) estas medidas passam a ser 64º, 77º e o pedaleiro baixa até aos 336 mm. Na configuração mullet, a geometria é fixa e equivalente à opção Lower.

Através do site da marca e dentro do programa MyO da Orbea, é possível personalizar diferentes opções de componentes em muitos dos modelos, como as rodas, transmissão, etc.

Existem quatro versões deste modelo, com cores diferentes: Rallon M20, M10, M-Team e M-LTD, com preços entre os 4.300€ e os 9.000€, todas com rodas 29", à exceção da M-Team, que é mullet. Estarão à venda a partir de meados de Outubro.
Poderás saber mais numa das próximas edições da revista BIKE ou em www.orbea.com.