comitium

Aí está a nova Orbea Rallon

A Orbea acabou de lançar a nova versão da Rallon, a qual foi forjada nas provas de Enduro e passou a ter um comportamento em descida otimizado.

Ivan Mateos / Fotos: Alejandro Cubino

Aí está a nova Orbea Rallon
Aí está a nova Orbea Rallon

A sexta geração da Orbea Rallon acabou de chegar, uma bicicleta destinada ao Super Enduro e que visa adaptar-se à tendência atual, ou seja, percursos cada vez mais técnicos e rápidos. 

nova orbea rallon 17
 

As provas de Enduro ou os Bike Parks são o seu terreno de eleição, tendo esta nova versão um quadro em fibra de carbono monocoque OMR, que mantém uma estética em tudo similar à da geração anterior, mas que na verdade é totalmente nova. Tem rodas de 29 polegadas (ou mullet) e 160 mm de curso na roda traseira, bem como 170 mm na roda dianteira. 

nova orbea rallon 3001
 

O tipo de laminado do carbono visa controlar a flexibilidade, mantendo a solidez em pontos chave. Isto permite à Rallon ser mais previsível e estável em terrenos muito irregulares e técnicos, e em secções muito rápidas onde é fácil atingir altas velocidades. 

nova orbea rallon steep n deep transparency white 2
 
nova orbea rallon steep n deep transparency white 1
 

O tubo de selim passa a ser reto, garantindo a compatibilidade com espigões telescópicos de longo curso, inclusive nos tamanhos de quadro mais pequenos. A Rallon está disponível em quatro tamanhos (S, M, L e XL).

nova orbea rallon multitool
 

Na zona do tubo diagonal está o sistema de armazenamento LOCKR. Além disso, no pivô principal e no eixo traseiro estão alojadas uma série de ferramentas. A Rallon está totalmente equipada com uma câmara de ar, um kit tubeless, chaves allen de 3 a 6 mm e uma T25. 

nova orbea rallon bearings explosion
 

Todos os rolamentos do braço basculante são duplamente selados, para garantir uma durabilidade muito elevada, dado que a entrada de água e a dispersão da massa lubrificante são a principal causa de desgaste prematuro. 

nova orbea rallon orbea rallon 2992
 

A Rallon utiliza protetores de polímero moldados à medida para proteger o quadro dos impactos e eliminar o ruído da corrente. O ruído dos cabos é eliminado através de guias internos e de batentes de silicone melhorados nos pontos de entrada e saída do quadro. 

nova orbea rallon fox factory options
 

A cinemática do amortecedor traseiro foi revista, passando o eixo a ter uma nova trajetória e uma resposta mais progressiva. Assim, a roda traseira desloca-se na mesma trajetória do impacto durante mais parte do curso do amortecedor, melhorando a resposta e a capacidade de manter a velocidade. Por outro lado, a maior progresividade do sistema de amortecimento permite controlar as situações mais extremas, como por exemplo, quando esgotamos a totalidade do curso disponível. 

nova orbea rallon 02 leverage ratio
 

Quanto ao Anti-Squat, a Orbea anuncia valores muito similares aos obtidos pela versão anterior, proporcionando uma pedalada explosiva ao sair das curvas. 

nova orbea rallon 04 anti squat
 
nova orbea rallon 27 5 mullet link
 

Este modelo traz de origem rodas de 29 polegadas, mas pode ser configurada com rodas mullet, ou seja, com roda traseira 27,5". É oferecido no ato de compra um extensor específico do amortecedor para podermos fazer a alteração. Isto significa que se preferirmos a alta velocidade mantemos as rodas 29", mas se optarmos por tornar a Rallon mais divertida, podemos colocar 27,5". 

nova orbea rallon 3
 

Quanto à geometria, o quadro é 3 cm mais comprido do que o anterior e tem 485 mm de Reach. As escoras também cresceram proporcionalmente 1,5 cm, passando a ter 440 mm. O pedaleiro desceu 3 mm, para um centro de gravidade mais baixo. 

nova orbea rallon 29er link
 

A geometria pode ser alterada, através da posição da fixação do amortecedor (apenas na configuração 29"): Low e Lower. 

nova orbea rallon geometry
 

No modo Low (baixo), os ângulos de direção e selim, bem como a altura do pedaleiro situam-se nos 64,5º, 77,5º e nos 343 mm. Na posição Lower (mais baixo) estas medidas passam a ser 64º, 77º e o pedaleiro baixa até aos 336 mm. Na configuração mullet, a geometria é fixa e equivalente à opção Lower. 

nova orbea rallon 2894
 

Através do site da marca e dentro do programa MyO da Orbea, é possível personalizar diferentes opções de componentes em muitos dos modelos, como as rodas, transmissão, etc. 

nova orbea rallon 3100
 

Existem quatro versões deste modelo, com cores diferentes: Rallon M20, M10, M-Team e M-LTD, com preços entre os 4.300€ e os 9.000€, todas com rodas 29", à exceção da M-Team, que é mullet. Estarão à venda a partir de meados de Outubro.

Poderás saber mais numa das próximas edições da revista BIKE ou em www.orbea.com

Arquivado em:

4 e-bikes leves que estreiam uma nova categoria: BH, Orbea, Specialized e Trek

Relacionado

4 e-bikes leves que estreiam uma nova categoria: BH, Orbea, Specialized e Trek

A nova Orbea Rise passa a trazer discos Galfer

Relacionado

A nova Orbea Rise passa a trazer discos Galfer

Teste: Orbea Rise M-Team

Relacionado

Teste: Orbea Rise M-Team

Orbea apresenta a oitava geração da Orca

Relacionado

Orbea apresenta a oitava geração da Orca

Os melhores videos