comitium

Nebbia, o primeiro amortecedor a ar da Formula

Focado no Trail e no Enduro, este novo amortecedor da Formula é uma opção simples, fiável e altamente personalizável.

Nebbia, o primeiro amortecedor pneumático da Formula
Nebbia, o primeiro amortecedor pneumático da Formula

A Formula não é novata nestas andanças. Aliás, a marca já possuía no seu catálogo dois amortecedores de mola - o Mod e o Mod DH -, mas agora entrou no segmento dos amortecedores com sistema pneumático, ampliando o rácio de utilização desde o Trail até ao Enduro. 

Formula Nebbia mtb shock action 3

A SIMPLICIDADE DITA AS REGRAS

Embora este seja o primeiro amortecedor de funcionamento a ar da Formula, a marca tem bastantes anos de experiência a desenvolver suspensões para BTT e amortecedores para motas de Trail.

Formula Nebbia mtb shock 4 scaled

Nebbia Media Info 6

Quanto ao funcionamento, a câmara de ar principal está apoiada por uma mola negativa para facilitar o início do amortecimento e para maximizar a sensibilidade e a tração nos terrenos mais complicados. Uma das principais características é a facilidade de manutenção, sendo possível fazer em casa os ajustes necessários. 

cts tecnologia 2

O sistema hidráulico possui um pistão CST, cuja válvula pode ser substituída se quisermos modificar a resposta do sistema de compressão. Vem de origem com três válvulas: a dourada serve para uma compressão mais ligeira, a laranja permite um tato intermédio e a verde aumenta a compressão (para ficar mais firme). 

Formula Nebbia mtb shock 5 scaled

Quanto à possibilidade de ajuste, o amortecedor Nebbia possui uma alavanca com três posições que permite endurecer em três níveis (aberto, plataforma e firme). Além disso, tem outras duas alavancas, uma que gere a compressão (21 clics) e uma que controla a recuperação (23 clics). 

formula neopos

Também podemos personalizar a curva de compressão através de espaçadores, neste caso são os mesmos que a Formula adota nas suas suspensões (os Neopos). Deste modo, podemos contar com um apoio muito estável na zona intermédia do curso, sem ser excessivamente progressivo. Na prática permite que a ajuda do amortecedor seja mais constante ao longo de todo o curso disponível. 

Mod studio 7333333333

Em vez de um pistão interno flutuante, o Nebbia usa uma espécie de bexiga sobredimensionada para conter o óleo, o que gera menos calor durante um funcionamento prolongado e intensivo e ajuda a manter a consistência de funcionamento. 

Nebbia Media Info 7

Todos os componentes deste amortecedor estão cobertos por um serviço de manutenção de dez anos. Ou seja, a marca garante que durante este período o utilizador poderá reparar o seu amortecedor e encontrar peças e upgrades. 

O peso do Nebbia é de 472 gramas na medida 210 x 55 mm. 

CARACTERÍSTICAS FORMULA NEBBIA

  • Ajuste de compressão de 21 clics
  • Ajuste de recuperação de 23 clics
  • Válvulas de compressão CTS Gold, Orange e Green incluídas
  • Alavanca de compressão de três posições: Aberto, Plataforma, Firme
  • Compatível com espaçadores de volume Neopos
  • Redutores de curso de 2,5, 5, 7,5 mm incluídos
  • Peso: 472 gramas (210x55 mm)

Medidas disponíveis:

  • Standard 190 x 37.5, 40, 42.5, 45 - 210 x 47.5, 50, 52.5, 55 - 230 x 57.5, 60, 62.5, 65 - 250 x 67.5, 70, 72.5, 75
  • Trunnion 165 x 37.5, 40, 42.5, 45 - 185 x 47.5, 50, 52.5, 55 - 205 x 57.5, 60, 62.5, 65, 67.5 - 225 x 70, 72.5, 75

Poderás obter mais informações em www.rideformula.com.

Arquivado em:

Para Enduro é melhor um amortecedor de mola ou de ar

Relacionado

Para Enduro é melhor um amortecedor de mola ou de ar? Explicamos já a seguir

Amortecedor RockShox Vivid está mais polivalente e refinado

Relacionado

Amortecedor RockShox Vivid está mais polivalente e refinado

Novas suspensões RockShox SID, SID SL e amortecedor SIDLUXE

Relacionado

Exclusivo: novas suspensões RockShox SID, SID SL e amortecedor SIDLUXE

FOX renova o espigão telescópico Transfer

Relacionado

FOX renova o espigão telescópico Transfer

FOX cria três cartuchos totalmente novos para as suas suspensões

Relacionado

FOX cria três cartuchos totalmente novos para as suas suspensões

FOX apresenta a suspensão mais leve do mundo para XC e XCM

Relacionado

FOX apresenta a suspensão mais leve do mundo para XC e XCM: a nova 32SC