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Já viste o novo protótipo da SRAM que circula nos Campeonatos do Mundo?

Está a ser utilizado nos Campeonatos do Mundo de Les Gets um protótipo do novo grupo AXS que a SRAM está a desenvolver.

Já avistámos o novo protótipo da transmissão SRAM Eagle XX1 AXS
Já avistámos o novo protótipo da transmissão SRAM Eagle XX1 AXS

Em Outubro de 2019 pudemos finalmente revelar a todos os portugueses um segredo que estávamos a testar há algum tempo: a tecnologia AXS da SRAM. O grupo XX1 Eagle que estreou este conceito mudou por completo o mercado, convertendo-se num dos mais desejados dos consumidores, tal como aconteceu com os grupos inferiores que também passaram a adotar a tecnologia eletrónica sem fios, como o GX Eagle AXS. Mas há mais desenvolvimentos, pois estamos em Les Gets e já vimos alguns protótipos a circular. 

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O protótipo tem um aspeto bastante refinado e na maioria das transmissões que vimos, poucos componentes mantêm o design clássico que conhecemos. Estamos a ter acesso em exclusivo aos bastidores da equipa Ghost Factory Racing e um dos primeiros aspetos que nos chamou a atenção foi a cassete. É composta por duas peças principais, uma formada por três carretos grandes (na cassete X-Dome topo de gama atual só o carreto grande é fabricado à parte, sendo o resto um bloco fabricado numa só peça) e com um acabamento com duas cores, prateado e preto, e outra pelos 9 carretos restantes com o acabamento próprio em aço. Ainda não sabemos se estarão disponíveis as cores Rainbow, Cooper e Gold. 

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Quando o rácio de desmultiplicação do Eagle passou de 10-50 para 10-52, a cassete era basicamente a mesma, excepto o carreto maior. Como se pode ver pela distância simétrica entre a maioria dos carretos, esta nova cassete 10-52 tem desmultiplicações mais equilibradas e com menor salto de cadência. 

A corrente, aparentemente é idêntica à que existe atualmente nos grupos de estrada e de gravel topo de gama, como o Red, Force ou Rival. Tem a tecnologia Flattop com a parte externa plana (a superior, daí o nome), o que proporciona um funcionamento mais silencioso e uma maior resistência a longo prazo. A que vimos instalada na Ghost Lector FS vem com as letras XX marcadas nos elos, e trata-se de um modelo específico para os novos grupos de BTT. 

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O desviador tem um chassis completamente novo e destaca-se o novo braço que engloba as roldanas.

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E em vez da patilha habitual no desviador (ou seja, a ligação entre o corpo do desviador e o quadro), o novo chassis é prolongado até acima, adquirindo a forma de patilha, abraçando a ponteira em forma de sanduíche, por dentro e por fora, aproveitando o standard UDH que a SRAM lançou há alguns anos e que passou a ser usado pelos fabricantes de quadros. Portanto, o desviador agora está de certa forma alojado no eixo da roda. 

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As roldanas também são novas, a inferior parece seguir a tendência das roldanas sobredimensionadas que cada vez se usam mais e que se tornaram populares em Portugal através da Ceramic Speed e da KCNC. Esta tem 16 dentes em vez de 14 e a roldana pequena passa de 12 para 14 dentes. 

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O pedaleiro tem um potenciómetro Quarq integrado. Como é do conhecimento público, este sistema está a ser desenvolvido há anos e já vimos inúmeros protótipos tanto nas Taças do Mundo como em estágios de equipas, mas agora parece que este vai ser o modelo definitivo. No caso das bicicletas Ghost utilizadas pela equipa, o cranque utilizado é um XX1 Eagle da geração atual, no entanto estivemos nos bastidores de outras equipas e conseguimos ver cranques marcados com o distintivo "Blackbox" típico dos protótipos da SRAM e da RockShox, por isso já podemos assegurar que não só os cranques são novos, como todo o conjunto. 

Fica atento ao site www.mountainbikes.pt e à revista BIKE pois iremos trazer novidades exclusivas em breve. E já estamos a testar protótipos de várias marcas em solo português, portanto aguarda pelas próximas edições da revista. 

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