comitium

Novo SRAM GX Eagle AXS: respondemos a todas as tuas dúvidas

A tecnologia das transmissões sem fios chegou a um novo grupo mais barato. E tivemos acesso exclusivo a ele.

Jose Luis Arce / Fotos: Sram

Novo SRAM GX Eagle AXS: respondemos a todas as tuas dúvidas
Novo SRAM GX Eagle AXS: respondemos a todas as tuas dúvidas

1. Quais são as principais vantagens e pontos chave do GX Eagle AXS?

É uma transmissão eletrónica sem fios desenvolvida com componentes de última geração baseada no pulsar de um botão em vez de acionar um manípulo. A passagem das mudanças é mais rápida e precisa. Permite mudar de mudanças quando quisermos e sem nos termos de preocupar com o terreno. Além disso, é possível consultar o número de vezes que mudámos de mudanças, com que frequência utilizamos cada carreto, etc. Assim podemos escolher o tamanho da cremalheira ideal.

2. Como é que poderei saber se a bateria está com pouca carga? Quais são os níveis de carga e quantas horas podemos pedalar com uma carga completa?

Comprovar o estado da bateria é fácil: basta pressionar o botão do manípulo e uma luz verde significa que está completamente carregado ou quase. Uma luz vermelha significa que está aproximadamente com metade da carga e uma luz vermelha intermitente significa que é preciso carregar a bateria. Oficialmente a bateria dura aproximadamente 20 horas (no nosso caso durou quase 30). Para prolongar a vida útil da bateria o sistema passa para o modo de poupança quando a bicicleta fica imóvel. Também é possível comprovar o estado da bateria através da aplicação AXS.

Novo SRAM GX Eagle AXS: respondemos a todas as tuas dúvidas

 

3. O que é o sistema de embraiagem Overload?

O desviador GX Eagle AXS é inteligente, ou seja, sabe como proteger-se em caso de impacto lateral, graças à resiliência da sua embraiagem Overload. Nessa altura, o motor liberta o desviador, permitindo que se mova com liberdade e volte à sua posição sem que o rider o note. O principal objetivo da embraiagem Overload é proteger o motor do desviador, mas também evitar danos no desviador ou na patilha.

4. Que desmultiplicação de cassete se pode montar no GX Eagle AXS?

O SRAM GX Eagle AXS é compatível com a cassete X-DOME Eagle 10-50 ou 10-52 dentes.

5. É possível montar um SRAM GX Eagle AXS em qualquer BTT?

Todas as bicicletas e quadros equipados com Eagle são compatíveis com o novo GX Eagle AXS. Lembra-te de que é necessário um cepo XD para poder montar a cassete. Os cranques GX Eagle AXS usam SRAM DUB, compatíveis com quase todas as caixas de pedaleiro standards.

6. É emparelhável com o telemóvel?

Claro que sim. Os componentes AXS têm conexão Bluetooth através da aplicação SRAM AXS. Caso seja necessária alguma atualização do Firmware, tudo é gerido através da aplicação.

Novo SRAM GX Eagle AXS: respondemos a todas as tuas dúvidas

 

7. Podemos atribuir funções diferentes aos comandos, tal como nos grupos superiores da SRAM?

Os manípulos são completamente personalizáveis, permitindo escolher qual a função. Além disso, podemos escolher o manípulo para atuar no espigão telescópico Reverb AXS, tudo através da aplicação SRAM.

8. Estará disponível em mais cores?

O GX AXS apenas estará disponível na cor GX lunar, tal como os grupos superiores.

9. Como é que se conecta e emparelha o SRAM GX Eagle AXS com os outros componentes sem fios da SRAM?

Todos os componentes AXS interagem entre si através da própria rede sem fios encriptada da SRAM. A aplicação AXS serve para personalizar o acionamento dos manípulos e é o único ponto de acesso a todos os componentes AXS vinculados. Os produtos AXS também têm conetividade ANT e Bluetooth.

Novo SRAM GX Eagle AXS: respondemos a todas as tuas dúvidas

 

10. O que é que impede um grupo AXS de uma bicicleta de interagir ou interfeir com um grupo AXS de outra bicicleta?

A tecnologia SRAM AXS utiliza um protocolo sem fios completamente encriptado e patenteado pela SRAM. Tem sido testado em alta competição.

11. Como devo proteger o AXS da água?

O grupo GX Eagle AXS é completamente estanque (água e pó), conforme o standard internacional IP69K. Inicialmente foi desenvolvido para a fabricação de veículos e esterilização de alimentos (a norma IP69K certifica sistemas que precisam de uma contínua limpeza à pressão). Para um betetista isto significa que não é preciso ter medo da chuva, mas convém ter cuidado ao lavar os componentes a alta pressão, aliás, tal como outros componentes.

12. Existem botões auxiliares na parte inferior do comando sem funções atribuídas para acionar outros componentes sem fios ou realizar funções especiais?

O botão na parte inferior do comando realiza duas funções. A primeira, emparelhar com o desviador, cujo processo podes ver no vídeo sobre a montagem do AXS. A segunda função do botão serve para ajustar o desviador, cujas instruções podes ver no nosso vídeo.

Novo SRAM GX Eagle AXS: respondemos a todas as tuas dúvidas

 

13. Os manípulos do Red eTap AXS são compatíveis com o GX Eagle AXS?

Sim. Todos os componentes AXS podem ser conetados entre si. É possível utilizar os comandos do Red eTap AXS numa transmissão GX Eagle AXS numa bicicleta de estrada. A transmissão GX Eagle AXS também é compatível com a central de comando e com os botões BlipBox de estrada.

14. É possível montar um prato oval?

A SRAM conta com um prato oval Eagle compatível com AXS. A cor pode ser diferente, dependendo das especificações.

15. O prato SRAM GX Eagle AXS dura mais do que o Eagle?

Tanto as prestações como as características e resistência dos pratos X-SYNC 2 utilizados para o GX Eagle AXS são os mesmos que os atuais GX Eagle.

16. Existe uma cassete que comece com um carreto de 11 dentes para que não tenhamos de substituir o cepo da minha roda traseira por um XD?

A SRAM tem uma cassete PG-1230 Eagle que utiliza um cepo HG. É compatível com todos os componentes de transmissão e grupos Eagle. Contudo, a marca recomenda a cassete XG-1275 para um comportamento ótimo.

Novo SRAM GX Eagle AXS: respondemos a todas as tuas dúvidas

 

17. Que sistema de embraiagem utiliza o desviador GX Eagle AXS? É o mesmo do novo Red eTap AXS?

O desviador GX Eagle AXS utiliza uma embraiagem Type-3 Roller Bearing de alta eficácia. Não é o mesmo usado no sistema hidráulico Orbit do desviador Red eTap AXS.

18. Que diferença existe entre a embraiagem Type-3 Roller Bearing e o Overload?

Os desviadores GX Eagle AXS usam tanto a embraiagem Type 3 Roller Bearing como a Overload. A Type 3 é utilizada para amortecer o movimento da caixa do desviador e da corrente. Por sua vez, a Overload protege o motor sem fios do desviador em caso de impacto.

https://youtu.be/JelyPx0NjPY

 

Arquivado em:

novo sram rival etap axs

Relacionado

SRAM Rival AXS, a tecnologia sem fios chega à gama média

O que é que temos de fazer se as mudanças atrás não estiverem a entrar bem?

Relacionado

O que é que temos de fazer se as mudanças atrás não estiverem a entrar bem?

Não consegues baixar as mudanças?

Relacionado

Não consegues baixar as mudanças?

Aprende a afinar as mudanças

Relacionado

Aprende a afinar as mudanças