A cablagem interna veio para ficar e, no caso das e-bikes, não é uma exceção. Trata-se de uma realidade inquestionável nos tempos que correm e que deixa as nossas bicicletas com uma estética muito melhor, mas, ao mesmo tempo, complica a substituição dos travões e torna imprescindível utilizar guias para conduzir a mangueira traseira pelo interior do chassis. Além disso, neste caso precisaremos de um kit de sangramento especial para os travões Sram G2, já que as suas pinças utilizam o conetor Bleeding Edge. O processo de sangramento também é específico para este sistema. No entanto, o resultado vale a pena.
FERRAMENTAS

- Pulverizador com água.
- Fixador de roscas.
- Guia de cablagem interna.
- Chave para separar pistons.
- Líquido de travão DOT 5.1.
- Ferramenta para cortar mangueiras.
- Kit de sangramento (conetor Bleeding Edge).
- Trapo.
- Chave Torx T25.
- Bloco de sangramento Sram G2.
- Fita métrica.
- Luvas.
- Chaves Allen (2, 2.5, 3, 4, 5 e 6 mm) em T e em L.
- Massa compatível com líquido DOT.
- Chave de bloqueio do guiador.
- Alicate de pontas finas.
- Chave de 8 mm.
- Pontas para chave de torque
- Chave dinamométrica.
- Chave em T (Torx 8, 10 e 25 e Allen de 2 e 6 mm).
- Expansor de chave dinamométrica.
- Chave dinamométrica em T.
PASSO A PASSO

PASSO 1: Desmonta as rodas e as pinças de trás e da frente.

PASSO 2: Desmonta o amortecedor e a tampa da cablagem (atrás do amortecedor). Este passo é específico para a Specialized Turbo Levo, em outras e-bikes pode ser diferente e, inclusive, ser necessário retirar o motor e/ou bateria para guiar a mangueira.

PASSO 3: Afrouxa o encaixe que une a mangueira traseira à bomba de travão, retira a bomba, desenrosca totalmente o encaixe, retira a mangueira e corta o mais acima possível.

PASSO 4: Antes de retirar a mangueira devemos colocar a guia e puxamos com cuidado tentando evitar que fique presa em qualquer lado. Quando a mangueira sair pelo basculante traseiro já podemos desenroscar a guia.

PASSO 5: Coloca a nova bomba de travão traseiro provisoriamente no guiador na posição horizontal, solta o encaixe e corta a mangueira o mais acima possível, com uma margem de 2 cm.

PASSO 6: Enrosca a guia na mangueira nova, introduz no compartimento do basculante e empurra, enquanto puxas a guia até que saia na zona do amortecedor. Por último, basta puxar quando estiver na zona da direção.

PASSO 7: Coloca a tampa da cablagem e o amortecedor com os torques de aperto específicos.

PASSO 8: Ao rodar o guiador ficarás com uma noção do comprimento ideal da mangueira, depois basta cortar. Coloca a borracha, o encaixe, e o conector de rosca na mangueira bem como o topo no conector (no sentido anti-horário) por esta ordem.

PASSO 9: Aplica massa compatível com líquido de travões DOT na rosca do encaixe e enrosca com um torque de cerca de 8Nm.

PASSO 10: Instala provisoriamente a pinça traseira com o adaptador de 200 mm. Separa completamente os pistões com a ferramenta adequada, retira as pastilhas com cuidado (para não contaminares) e coloca o bloco de sangramento.

PASSO 11: Instala o travão dianteiro com adaptador para disco de 220 mm na pinça, separa os pistões e retira as pastilhas colocando o bloco de sangramento. Corta a mangueira e liga-a tal como fizeste no travão traseiro.

PASSO 12: Antes de sangrar coloca os ajustes de contato e de alcance na manete nos valores dados pelo fabricante. Retira o parafuso de sangramento da bomba e enrosca a seringa com ¾ partes de líquido de travão DOT 5.1.

PASSO 13: Conecta a segunda seringa com ¼ de volume de líquido de travão na pinça através do conector específico da Sram (Bleeding Edge). Sangra os dois travões usando o mesmo procedimento.

PASSO 14: Limpa bem as bombas e as pinças de travão com água. Aconselhamos lavar as mãos conscientemente e/ou colocar luvas novas para manipular as pastilhas quando as fores colocar para evitar contaminações.

PASSO 15: Desmonta os discos para os substituir por uns novos de 200 e 220 mm respetivamente apertando os parafusos em cruz e progressivamente a 6.2 Nm aplicando fixador de roscas caso usemos parafusos que não são novos.

PASSO 16: Por último, monta as rodas, bombeia as manetes para que os pistões voltem à sua posição normal e comprova se o sangramento ficou bem feito. Depois, regula os ajustes da manete e a posição das pinças da manete, com o torque de aperto adequado.