comitium

Já chegaram as novas e-bikes Braih com bateria de 1254Wh

Embora pareça uma mota, esta e-bike da Braih cumpre a legislação europeia e enquadra-se na nova categoria de bicicletas: as Super e-bikes. Destaca-se pela sua grande autonomia e capacidade em terrenos técnicos, mas também pela sua volumetria.

Juanma Montero

Já chegaram as novas e-bikes Braih com bateria de 1254Wh
Já chegaram as novas e-bikes Braih com bateria de 1254Wh

A sua estética pode dar a entender que se trata de uma mota elétrica, mas não é. As Braih são e-bikes homologadas (EPAC), limitadas a 250 W e com uma velocidade máxima de assistência de 25 km/h, portanto são legais e poderás percorrer com elas os teus trilhos favoritos sem incorrer em crime. Além disso, devido às suas especificações, têm tudo para que percorras trilhos técnicos e descidas complicadas com mais à vontade. E os saltos não são problema, bem como a autonomia, como explicaremos de seguida. 

05 braih action images mtb
 

Obviamente, o seu design salta à vista e deve-se ao facto de a marca pretender proporcionar as sensações desportivas de uma e-bike, mas com a condução mais parecida à de uma motocross, na qual as suspensões e a geometria fazem grande parte do trabalho. Também difere de uma bicicleta elétrica convencional em termos de autonomia, que passa dos 180 km, graças à sua enorme bateria de iões de lítio de 1254 Wh de capacidade. 

01 braih action images mtb 7 1200x690
 

NÃO HÁ LIMITES NO TERRENO

O baixo centro de gravidade destas Super e-bikes, bem como o amortecedor de mola desenvolvido por experts no mundo do motociclismo, permitem uma condução segura, com a máxima estabilidade em zonas onde outras bicicletas ficam em apuros. Tudo isto, assegura a marca, com um conforto enorme. Está disponível com dois diâmetros de roda: 27,5" com um balão de 2.6", ou 24 polegadas com pneus grossos 3.0, em função dos tamanhos. 

As suspensões, com 185 mm de curso atrás e 160 mm à frente, ajudam a suavizar o terreno, sendo o amortecedor um FASTACE BDA53RC, de funcionamento a mola, para a máxima sensibilidade, com ajuste de compressão, recuperação e pré-carga. À frente, esta bicicleta inclui uma suspensão de dupla coroa invertida, para a máxima precisão na leitura do terreno (FASTACE ALX13RC), com baínhas de 37 mm. Também inclui ajuste de pré-carga, compressão e recuperação. As sensações de condução desta Super e-bike assemelham-se às de uma mota de Enduro. 

Em ambos os modelos reparámos num pormenor que nos chamou a atenção: a parte frontal com luzes LED integradas para a máxima visibilidade e segurança, bem como os parafusos em titânio na parte interior do chassis e o amortecedor. A transmissão ficou a cargo da SRAM, através do modelo GX1 de 11 velocidades (cassete 11-42) e os travões são os potentes Guide RE de 4 pistões com discos de 203 mm.

Os pneus são os Michelin Wild AM de 27,5" x 2.6 ou os Duro Razorback de 24" x 3.0 no tamanho S/M. 

03 braih studio images rc1 r 7 1200x690
Braih RC1-R 250 com rodas de 3.0"

Quanto à RC1-R 250 StartingLine Edition, ou seja, o modelo mais exclusivo, tem conetividade Bluetooth no display, o que permite emparelhar a bicicleta com o smartphone. Isto possibilita ver as informações acerca da bicicleta, do percurso que estamos a percorrer e inclui a função de navegação, tudo isto através da aplicação Bafang Go, disponível para Android e iOS. Para além disso, este modelo inclui espigão telescópico, um exclusivo guardalamas frontal em carbono e uma bolsa para o tubo superior que fica perfeitamente acoplada ao quadro. 

06 braih style header1 7 1200x690
 
geometria braihbikes
 

CARREGAMENTO INTELIGENTE

Este pormenor é muito interessante. Através da app da Braih podemos escolher entre três níveis de carregamento distintos, dependendo do uso que vamos dar à bicicleta:

  • Nível 1: Armazenada, para quando a bicicleta ficar parada algum tempo.
  • Nível 2: Uso diário, carrega aproximadamente 80% da bateria e oferece autonomia suficiente para a grande maioria das deslocações e passeios.
  • Nível 3: Carga máxima, indicada para quando queremos percorrer longas distâncias. 
braih app
 

Com a Carga Inteligente protegemos e prolongamos a vida útil da bateria, ao reduzir o número de ciclos e o stress provocado pelas cargas completas. 

ONDE SÃO FABRICADAS AS BRAIH E ONDE AS PODEMOS COMPRAR?

As bicicletas Braih são fabricadas em Espanha de um modo artesanal. O quadro é fabricado em liga de alumínio 6082-T6, para a máxima qualidade e resistência, em vez do alumínio 6061 mais comum que é adotado na maioria das bicicletas asiáticas. 

A marca espanhola está neste preciso momento a criar a BraihTec, uma rede internacional de lojas e serviços técnicos que a cada dia que passa tem mais lojas associadas, que estão aptas para fazer a manutenção, reparação e gerir as garantias das bicicletas Braih. 

A venda destas bicicletas é feita exclusivamente online através do site www.braihbikes.com.

braih beauty 7 1200x690
 

Se gostaste desta nova bicicleta, ficas desde já a saber que existe uma série limitada, numerada e exclusiva de 150 unidades da StartingLine Edition - com os seus modelos RC1 250 e RC1-R 250 - que está a ser produzida e que será enviada aos compradores no dia 1 de Dezembro. Custam 6.590€ e 6.990€, respetivamente. 

Arquivado em:

GasGas apresenta as suas novas eBikes

Relacionado

GasGas apresenta as suas novas eBikes

Sabes porque razão os cranques das e-bikes são mais curtos?

Relacionado

Sabes porque razão os cranques das e-bikes são mais curtos?

Vantagens das e-bikes no Verão

Relacionado

Vantagens das e-bikes no Verão

Controlo de tração será a próxima novidade nas ebikes

Relacionado

Controlo de tração será a próxima novidade nas ebikes

Parlamento Europeu já decidiu: seguro não é obrigatório nas eBikes

Relacionado

Parlamento Europeu já decidiu: seguro não é obrigatório nas eBikes

Surgiu um novo standard nas transmissões Shimano para eBikes: o Linkglide

Relacionado

Surgiu um novo standard nas transmissões Shimano para eBikes: o Linkglide

Os melhores videos