comitium

Surgiu um novo standard nas transmissões Shimano para eBikes: o Linkglide

O Shimano Linkglide é uma alternativa ao Hyperglide tendo como objetivo a durabilidade. Estará disponível no Deore XT e Deore e inclui a cassete, desviador, manípulos e corrente.

Surgiu um novo standard nas transmissões Shimano para eBikes: o Linkglide
Surgiu um novo standard nas transmissões Shimano para eBikes: o Linkglide

A longa e bem sucedida história do Shimano Hyperglide como referência em termos de design de transmissões tem um novo capítulo. Agora chegou o Linkglide, uma alternativa que promete triplicar a durabilidade e que se destina sobretudo para uma utilização em bicicletas elétricas de BTT ou numa utilização convencional não desportiva. 

shimano linkglide detalle1

O novo Linkglide estará disponível no grupo Shimano Deore XT de 11 velocidades e no Deore de 10 velocidades. Estas são as principais alterações no design de cada componente:

Cassete: os dentes das cassetes Linkglide foram aperfeiçoados, tendo um novo formato para reduzir o desgaste em situações de elevado torque. As bases dos dentes são mais grossas e robustas, para contrabalançar a zona de maior degradação. Além disso, o perfil é novo na parte superior. O design e a posição do braço do desviador, que permite que a corrente se mova suavemente para cima e para baixo através dos carretos, também foram aprimorados. O braço do desviador foi desenhado de modo a reduzir as oscilações provocadas pelos ressaltos, para manter uma fluidez de pedalada elevada. 

shimano linkglide detalle7
 

As cassetes Deore XT (CS-LG600-11) pesam 780g e oferecem uma relação de 11-50 dentes, enquanto as cassetes Deore 1x10 (CS-LG600-1) pesam 634g e oferecem 11-43 dentes

Desviador. Estarão disponíveis novos desviadores Deore XT (RD-M8130-SGS) de 1x11 velocidades e Deore (RD-M5130-SGS) de 1x10 velocidades, com o mesmo design de baixo perfil Shimano Shadow RD+ e o mesmo sistema de estailização de corrente para reduzir os ressaltos que se pode encontrar em outros desviadores Deore XT de 11 velocidades e Deore de 10 velocidades.

shimano linkglide detalle3
 

Manípulos. A versão Deore XT de 11 velocidades vem com uma opção I-SPEC EV (SL-M8130-IR) ou com abraçadeira (SL-M8130-R), enquanto a versão Deore de 10 velocidades (SL-M5130-R) vem com um design da abraçadeira com indicador ótico de mudança. Todos os manípulos oferecem as funções Shimano 2Way Release, Rapidfire Plus e Instant Release. 

 
shimano linkglide detalle8
 

Corrente. A nova corrente Linkglide (CN-LG500) de 11/10 velocidades é classificada como um produto certificado para bicicletas elétricas, proporcionando uma opção mais acessível do que outras correntes da Shimano aptas para ebikes. 

shimano linkglide detalle5
 

Segundo Filip Scholliers, responsável de produto da Shimano, "A tecnologia Hyperglide continua a oferecer aos que competem uma transmissão leve e uma comutação de mudanças muito rápida, enquanto o Linkglide é uma opção adicional para aumentar a durabilidade. Ou seja, o Hyperglide + está fabricado para ser rápido e o Linkglide está fabricado para durar." 

PERGUNTAS FREQUENTES:

a) Leve ou duradouro?

As transmissões Hyperglide + estão desenhadas especificamente para serem leves. O Linkglide é um pouco mais pesado, mas é mais duradouro. Além disso, requer menos manutenção. 

b) Desviadores mais rápidos ou mais suaves?

Numa competição, cada segundo conta. A tecnologia Hyperglide + oferece uma comutação das mudanças muito precisa, de alto rendimento e em todas as condições. No entanto, se apenas costumas participar em passeios, o Linkglide poderá ser a melhor opção para ti, pois garante um funcionamento eficaz e uniforme. 

Os que chegaram recentemente ao mundo as bicicletas elétricas e que ainda não aprenderam como se deve comutar as mudanças, beneficiarão mais daquilo que o Linkglide oferece. 

c) Quanto pesam as cassetes?

CS-LG600-11 – 780g

CS-LG600-10 – 634g

d) A Shimano vai ter carretos de substituição?

Os carretos de 11T, 13T e 15T estarão disponíveis. 

e) Porque é que é necessário um manípulo e um desviador traseiro específico para o Linkglide? 

Porque o sistema tem uma relação diferente em comparação com outras transmissões de 11 velocidades, sobretudo ao nível da passagem das mudanças.  

f) Como é que posso atualizar a minha bicicleta atual com o Shimano Deore XT ou Shimano Deore com o Linkglide? 

O Deore XT e o Deore com tecnologia Linkglide não são compatíveis com outras transmissões Shimano. Terás de atualizar o sistema de transmissão Linkglide completo: cassete, desviador traseiro, manípulo e corrente (opcional). Cada componente está marcado com o logotipo Linkglide. 

g) Porque é que o Linkglide não está disponível no grupo SLX? 

O Deore XT e o Deore são as opções mais populares nas e-bikes, e atualizar estes grupos permite satisfazer a maior parte dos clientes. 

h) Porque é que não existe a opção Linkglide de 12 velocidades? 

As transmissões Hyperglide+ de 12 velocidades da Shimano foram desenvolvidas em última instância para serem leves e ter a maior rapidez de comutação. Infelizmente, é difícil encontrar um equilíbrio entre a durabilidade e um design que seja leve. 

i) Que cremalheiras são compatíveis com o Linkglide? 

Todas as cremalheiras Shimano (11 velocidades) são compatíveis. 

j) Porque é que não existe uma configuração de prato duplo? 

Existe um problema de desgaste nas transmissões que afeta principalmente as bicicletas elétricas de elevado torque. Os sistemas das bicicletas elétricas Shimano utilizam unicamente uma cremalheira. 

Poderás saber mais dados em www.shimano.com.

Arquivado em:

Shimano EP8, o motor revolucionário

Relacionado

Shimano EP8, o motor revolucionário

As bicicletas elétricas usam correntes normais?

Relacionado

As bicicletas elétricas usam correntes normais?

6 mitos urbanos sobre o BTT

Relacionado

6 mitos urbanos sobre o BTT

5 afirmações falsas sobre as e-bikes

Relacionado

5 afirmações falsas sobre as e-bikes

Os melhores videos