comitium

Sabes porque razão os cranques das e-bikes são mais curtos?

Já deves ter reparado que em regra os cranques das e-bikes têm 165 mm, enquanto as bicicletas de XC costumam ter, por exemplo, 175 mm. Isto tem uma explicação.

Ivan Mateos

Sabes porque razão os cranques das e-bikes são mais curtos?
Sabes porque razão os cranques das e-bikes são mais curtos?

Devido à assistência à pedalada, podemos usar nas e-bikes suspensões e amortecedores mais absorventes, já que a própria interferência da suspensão/amortecedor na pedalada é compensada com a assistência. A consequência é óbvia: em zonas técnicas, a bicicleta afunda mais, por isso é mais fácil aproximar os cranques do solo, quer seja em raízes, quer seja em pedras, quer seja passando por cima de um ramo de uma árvore. 

Como contrapartida, a pedalada assistida também faz com que seja compensada a maior "dureza" de pedalar com cranques mais curtos, por isso, a medida de 165 mm foi adotada como um compromisso ideal. 

cranques mais curtos numa ebike são a norma
 

Contudo, como já deves ter notado caso tenhas uma e-bike, é preciso rever o SAG do amortecedor. Nas nossas voltas de teste a bicicletas e componentes costumamos ver utilizadores de e-bikes com um SAG excessivo, a rondar os 50%, quando na verdade deveria rondar os 25 a 30%. Isto influencia muito o comportamento geral da bicicleta e é o motivo principal desse afundamento traseiro que referimos no texto, fazendo com que os cranques toquem no solo. 

E há quem pense que é uma deficiência da bicicleta, quando na verdade é muito fácil de resolver. 

Além disso, também podemos instalar uns protetores de borracha para proteger as extremidades dos cranques. 

protetores das extremidades dos cranques
 

Estes, por exemplo, custam somente 7 euros (são da Race Face) e estão disponíveis em várias cores. 

Arquivado em:

Vantagens das e-bikes no Verão

Relacionado

Vantagens das e-bikes no Verão

Surgiu um novo standard nas transmissões Shimano para eBikes: o Linkglide

Relacionado

Surgiu um novo standard nas transmissões Shimano para eBikes: o Linkglide

Controlo de tração será a próxima novidade nas ebikes

Relacionado

Controlo de tração será a próxima novidade nas ebikes

Parlamento Europeu já decidiu: seguro não é obrigatório nas eBikes

Relacionado

Parlamento Europeu já decidiu: seguro não é obrigatório nas eBikes

5 afirmações falsas sobre as e-bikes

Relacionado

5 afirmações falsas sobre as e-bikes

Revista eBike nº4 já nas bancas

Relacionado

Revista eBike nº4 já nas bancas

Nossos destaques