comitium

GasGas apresenta as suas novas eBikes

A primeira gama de bicicletas elétricas da GasGas está à venda com motores Yamaha.

Miguel Sáez / Fotos: Savage Division

GasGas apresenta as suas novas eBikes
GasGas apresenta as suas novas eBikes

A prestigiada marca de motos GasGas apresentou a sua primeira gama de bicicletas, todas elas elétricas. Esta nova gama está dividida em 4 famílias, cada uma delas focada num público-alvo e uso distinto. Desta forma, a empresa consegue abranger um amplo espectro de utilizadores num mercado como o das eBikes, que se destaca por ser muito heterogéneo. 

gasgas
 
gasgas2
 

GASGAS OPTA PELA YAMAHA

O motor é, obviamente, um dos pontos-chave em qualquer eBike. Dele depende boa parte do rendimento e das sensações que a bicicleta transmite. A GasGas escolheu a Yamaha, uma das marcas de referência no mercado. Desta forma, todas as GasGas estão equipadas com motores japoneses, desde o vanguardista PW-X2, o motor mais avançado da Yamaha, até aos PW-ST ou PW-CE, tudo depende do modelo e da família de eBikes. 

ENDURO CROSS

Esta é a família ou segmento de eBikes mais radical. Destina-se a Enduro, com geometrias específicas e curso generoso no amortecedor e na suspensão. A gama Enduro Cross é composta por três modelos, as quais partilham o mesmo quadro de alumínio com bateria totalmente integrada de 630 Wh e motor Yamaha PW-X2 de 250W de assistência. Têm 160 mm de curso (à frente e atrás) e adotam o sistema Mullet (roda dianteira de 29" e traseira de 27,5"). 

endurocross
 

A gama Enduro Cross começa no modelo 8.0, que inclui uma suspensão SR Suntour Durolux 160 e amortecedor traseiro RockShox, travões Tektro de 4 pistões e grupo Shimano Deore de 10 velocidades. Custa 3.999 euros. 

O modelo intermédio é o 9.0, uma eBike de Enduro com suspensão RockShox ZEB, amortecedor SDS+, transmissão SRAM SX Eagle e travões Tektro de 4 pistões. Custa 4.599 euros. 

A versão topo de gama é a 11.0 e de origem traz uma suspensão Fox 39 Float Factory, amortecedor Float DPX2, transmissão SRAM GX Eagle e travões SRAM G2 de 4 pistões. O preço final deste modelo ronda os 5.600 euros.  

TRAIL CROSS

A opção mais polivalente da GasGas é sem dúvida a gama Trail Cross, com 140-150 mm de curso. Existem três opções. 

trailcross 9 0
 

O modelo mais básico, o 5.0, tem como plataforma um quadro com uma geometria muito equilibrada, com bateria externa e que é específico para rodas 27,5". Este quadro foi equipado com uma suspensão SR Suntour de 140 mm, grupo Shimano de 9 velocidades e travões hidráulicos Tektro. Inclui o motor Yamaha PW-ST conetado a uma bateria de 500 Wh. O preço deste modelo ronda os 3.200 euros. 

O modelo intermédio, o Trail Cross 7.0, está construído com um quadro de alumínio, mas com a integração da bateria no tubo diagonal. É específico para rodas de 29" e está montada com suspensão RockShoz Recon de 140 mm e amortecedor Delux Select+ da mesma marca. Os travões são os Shimano de 4 pistões e ao contrário do modelo mais básico, esta 7.0 incorpora espigão telescópico. A Trail Cross 7.0 custa 3.799 euros. 

A Trail Cross 9.0 é a joia da coroa da gama Trail. Com o mesmo quadro de alumínio da 5.0, está equipada com uma suspensão Fox Float Factory 36 de 150 mm de curso e amortecedor traseiro Float DPS. A transmissão é a Shimano XT de 12 velocidades, tem travões Shimano de 4 pistões e, claro, espigão telescópico. Esta bicicleta topo de gama custa 4.699 euros. 

CROSSS COUNTRY

A gama Cross Country da GasGas foi concebida para um público mais generalista, com bicicletas de curso reduzido. De origem traz suspensões com 100 a 120 mm, sendo todos os quadros em alumínio. 

crosscountry 7 0
 

A Cross Country 3.0 destaca-se nesta gama. Foi criada para um público mais jovem, com rodas de 26". Na montagem destaca-se a suspensão SR Suntour de 100 mm, o motor Yamaha PW-CE e a bateria externa de 400 Wh. Custa 2.199 euros. 

A versão 4.0 é uma réplica da 3.0, mas com rodas 27,5". Destina-se a um público mais adulto e o motor - PW-ST da Yamaha - é conetado a uma bateria de 500 Wh. Custa 2.399 euros. 

A 5.0 tem rodas 29", quadro em alumínio, bateria integrada, suspensão SR Suntour, travões Tektro de 4 pistões e motor Yamaha PW-ST de 250 W. A bateria tem 500 Wh e este modelo custa 2.599 euros. 

O modelo topo de gama - Cross Country 7.0 - tem 120 mm de curso e na mescla de componentes sobressaem a transmissão SRAM Eagle, os travões Tektro e a bateria integrada de 500 Wh. Custa 3.199 euros. 

DUAL CROSS

A GasGas não perdeu a oportunidade de entrar num dos mercados mais interessantes das eBikes, o das bicicletas trekking, destinadas à mobilidade. 

dualcross 6 0
 

Para tal, criou a Dual Cross 6.0, uma bicicleta polivalente, com um quadro sólido, bateria integrada de 500 Wh e motor Yamaha PW-ST de 250 W. A Dual Cross 6.0 inclui uma suspensão de 80 mm SR Suntour, guardalamas, luz dianteira e descanso. Custa 3.099 euros. 

TEST DRIVE GASGAS

Tivemos a oportunidade de testar em exclusivo para Portugal alguns destes modelos da Gasgas. O teste decorreu em Cunit (Barcelona) e deu para perceber que a marca acertou nas geometrias e escolheu muito bem os motores, sobretudo pela suavidade. Em breve publicaremos todos os detalhes nas nossas revistas BIKE e eBIKE. 

 

Arquivado em:

Husqvarna apresenta as suas primeiras bicicletas

Relacionado

Husqvarna apresenta as suas primeiras bicicletas

Surgiu um novo standard nas transmissões Shimano para eBikes: o Linkglide

Relacionado

Surgiu um novo standard nas transmissões Shimano para eBikes: o Linkglide

e-Lube, o óleo específico para e-Bikes

Relacionado

e-Lube, o óleo específico para e-Bikes

4 e-bikes leves que estreiam uma nova categoria: BH, Orbea, Specialized e Trek

Relacionado

4 e-bikes leves que estreiam uma nova categoria: BH, Orbea, Specialized e Trek

Os melhores videos