Greg Lemond - vencedor de três edições da Volta a França e duas vezes Campeão do Mundo de ciclismo - revelou que lhe foi diagnosticado leucemia mielóide crónica, um tipo de cancro "que se pode tratar e que não coloca a vida em risco nem é debilitante".
O ex-ciclista norte-americano, atualmente com 60 anos, comunicou a notícia no passado dia 2 numa mensagem pessoal no site da marca de bicicletas Lemond Bicycles, onde anunciou que esta semana começará os tratamentos de quimioterapia.
"O propósito desta declaração é dar-vos a conhecer que me diagnosticaram leucemia mielóide crónica. Felizmente, é um tipo de cancro que se pode tratar e é um tipo de leucemia que não coloca a vida em perigo nem é debilitante", disse Lemond, explicando posteriormente que "estava a sentir cansaço há algumas semanas, por isso fiz um check up que incluiu análises ao sangue. Após uma série de exames e uma biópsia da medula óssea, recebi o diagnóstico na semana passada. Os médicos da Universidade do Tenessee, juntamente com a equipa da Clínica Mayo, delinearam um protocolo de quimioterapia que começará esta semana".
"Ninguém quer ouvir a palavra cancro, mas agora tenho de reconhecer que é um grande alívio saber porque é que me sentia mal. Os meus médicos decidiram apostar num tratamento que começa esta semana. Deverei começar a sentir-me melhor num futuro próximo: o meu horário diário será modificado ligeiramente e disseram-me que dentro de alguns meses deverei entrar em remissão. O prognóstico a longo prazo é muito favorável. Tenho a sorte de contar com uma grande equipa de médicos e do apoio total da minha família, amigos e colegas da LeMond Bicycles".
Lembramos que Lemond deixou de correr em 1994 após uma carreira incrível. Ganhou a Volta a França três vezes (1986, 89 e 90), venceu cinco etapas do Tour, dois Campeonatos do Mundo (1993 e 89), uma edição do Critérium du Dauphiné (1984) e uma etapa da Volta a Itália (1986), entre outros resultados de relevo.
Além disso, Greg Lemond anunciou que devido aos tratamentos não poderá ir à Volta a França que começa no dia 1 de Julho, como tinha previsto. "Tinha a esperança de estar em França em Julho para o Tour, mas agora estamos a pensar num plano alternativo para poder continuar a seguir a prova e estar com amigos e colegas da LeMond Bicycles nos nossos escritórios. Espero voltar ao Tour no próximo Verão!"
"Manterei todos informados sobre a minha saúde e tratamentos nos próximos meses, mas por agora acho que não poderia estar em melhores mãos. Estou entusiasmado com os planos futuros e espero poder atualizar-vos ao longo desta jornada", concluiu o norte-americano.
Greg Lemond, numa imagem do Tour de 1989.









