comitium

Tubeless: o truque que pode marcar a diferença

Selar um pneu tubeless, especialmente na primeira vez, pode ser algo complicado. Este truque ajuda sem termos de recorrer a acessórios específicos.

Miguel Lorenzo

Tubeless: o truque que pode marcar a diferença
Tubeless: o truque que pode marcar a diferença

Quando estreamos um pneu tubeless, ou quando mudamos de um sistema de pneu com câmara de ar para o tubeless pela primeira vez, existe um momento crítico que marca a diferença entre o êxito e o fracasso. Já explicámos em artigos mais extensos na revista BIKE como é que se deve proceder na montagem de pneus tubeless, mas neste artigo vamos abordar o ponto chave, ou seja, quando enchemos o pneu pela primeira vez, no processo de selagem do tubeless. 

Obviamente, para tudo correr bem, deve ser usada uma válvula específica, o aro deve estar bem protegido e selado de fugas e o pneu deve ser - obviamente - tubeless. Se tudo estiver assegurado, o passo seguinte é garantir que o fluxo de ar tem volume suficiente para encher o pneu. Para garantir um grande caudal de ar - necessário para esta tarefa - ou usamos um compressor, ou uma botija de CO2, ou uma bomba de oficina com reservatório de alta pressão. 

E se não tivermos nada disto? Não te preocupes, há uma solução. O truque consiste em retirar o obus da válvula (essencial para, por exemplo, colocar líquido selante) e usar uma bomba de oficina que permita desmontar o bocal. Não é um processo infalível, mas resulta na maior parte das vezes e usamos com frequência. 

Tubeless   o truque que pode marcar a diferença 2

Esta simples ferramenta permite extrair o obus da válvula Presta

O objetivo é aumentar o caudal ou fluxo de ar, por isso é necessário retirar o obus da válvula. 

Tubeless   o truque que pode marcar a diferença 3

Válvula sem o obús

Infelizmente nem sempre corre bem. Há bombas que não vão permitir selar devidamente o pneu, devido ao facto de a válvula estar sem o obus, e a solução passa por retirar o bocal da bomba, inserindo o tubo diretamente na válvula (como se vê na imagem). Em regra, o tubo encaixa bem na válvula, mas se o tubo for mais largo e escapar ar pela válvula, usa um ziptie para estancar essa fuga. 

Tubeless   o truque que pode marcar a diferença4

É necessário desmontar o bocal da bomba

tubeless

O tubo deve ficar assim, para poder encaixar diretamente na válvula.

Desta maneira, será muito mais fácil e rápido introduzir ar no pneu através da válvula. Temos de ser ágeis a bombear o ar e se o fizermos selaremos o pneu devidamente (iremos ouvir uns estalos que comprovam que o pneu está a encaixar devidamente no aro). Aproveita para encher acima da pressão habitual, pois isto garante que o pneu fica 100% selado e centrado no aro. 

tubeless 5

Quando o tubo estiver encaixado na válvula, enche rapidamente para selar o pneu.

Depois de selado (os inúmeros estalos que vais ouvir são normais), podes retirar o tubo da válvula. Obviamente, todo o ar vai sair - dado que a válvula está sem o obus -, mas o pneu já estará selado, por isso quando colocarmos o obus e voltarmos a encher garantidamente estará operacional. Mas sugerimos que antes de voltar a colocar o obus insiras líquido selante através de uma seringa ou do doseador. 

Conselho 1: Se não conseguires selar o pneu, não percas a esperança. Tenta, de modo manual, encaixar as laterais do pneu nos rebordos do aro, fazendo força com os dedos. Isto ajudará e aumentará as possibilidades de êxito. 

Conselho 2: Se por acaso a tua bomba não permite desmontar o bocal de enchimento, caso tenhas em casa uma bomba velha que já não usas, podes sacrificá-la, cortando diretamente o bocal. 

Arquivado em:

4 dicas para selar convenientemente um pneu tubeless

Relacionado

4 dicas para selar convenientemente um pneu tubeless

TESTE: Kit anti furos Tubeless Zefal Z Bar Plugs

Relacionado

TESTE: Kit anti furos Tubeless Zefal Z Bar Plugs

TESTE pneus Bontrager AW3 Hard Case

Relacionado

TESTE pneus Bontrager AW3 Hard-Case: anti-furos e muito resistentes

Teste: pack Bontrager Pro para reparação de furos

Relacionado

Teste: pack Bontrager Pro para reparação de furos

Costumas furar muito? Temos 2 conselhos para ti

Relacionado

Costumas furar muito? Temos 2 conselhos para ti

Nossos destaques