As gomas comerciais são demasiado doces e não são saudãveis do ponto de vista nutricional. Por outro lado, as gomas caseiras, embora ricas em açúcares, podem incluir nutrientes mais interessantes, como fruta, gelatina e azeite virgem extra.
Esta receita caseira é dessas que inclui azeite virgem extra (aliás, está publicada em Aceites de Oliva de España), dando-lhe um sabor diferente e especial, podendo ser usada como se fosse um gel de energia rápida nos teus treinos como fonte de glicose.
Experimenta e depois diz-nos o que achaste:
Tempo de preparação: 60 minutos
Dificuldade: Média
Ingredientes:
Para elaborar estas deliciosas gomas caseiras só precisas de:
- 200 mililitros de azeite virgem extra
- 100 mililitros de água
- 6 folhas de gelatina
- Sumo de limão
- 100 gramas de açúcar em pó
- Açúcar normal ou baunilha (opcional)
Elaboração
Como podes verificar, esta receita é bastante simples, portanto não demora muito tempo a ser confecionada. O primeiro passo consiste em hidratar a gelatina, portanto coloca as folhas em água e mantem durante um quarto de hora, aproximadamente. Depois, escorre as folhas e retira o excesso de água.
Agora vamos preparar o caldo. Enche uma panela com 100 mililitros de água, adiciona o açúcar e coloca em lume brando.
Adiciona o sumo de limão. Também podes acrescentar umas folhas de hortelã ou hortelã-pimenta, para dar um aroma refrescante. Mistura tudo bem.
Introduz as folhas de gelatina na panela e mexe lentamente, para que se dissolvam.
Apaga o lume antes de a água começar a ferver, mas sem parar de mexer.
Depois, coloca esta mistura numa tigela e por sua vez coloca esta tigela dentro de outra maior cheia de gelo. Deixa repousar.
Este passo é muito importante. Coloca lentamente o azeite virgem extra e ao mesmo tempo mistura bem. O objetivo é que tudo fique bem misturado, mas sem chegar a coalhar. Quando tiver a espessura ideal, coloca a mistura numa bandeja forrada com papel vegetal ou em moldes pequenos. Depois, cobre com película aderente e coloca no frigorífico.
Passadas duas horas, já podes retirar as gomas do frigorífico e cortar em porções quadradas ou retangulares (corta do tamanho que for mais prático para levar nos teus treinos). Se quiseres, podes polvilhar com açúcar.
Também podes guardar em bolsas de plástico com zip ou embrulhar em papel de alumínio em porções individuais.
Também podes fazer esta receita com sumo de laranja ou de tangerina, para variar os sabores.
Lembra-te de que estas gomas servem como substituto para os géis de glicose para os treinos. Como têm uma elevada percentagem de açúcares, não abuses delas, embora sejam caseiras.