Dicas e Truques

Nestes dias de chuva não vais andar de bike? Não faças estas 3 coisas

Se por algum motivo vais ficar algum tempo sem tocar na bicicleta, não te esqueças de ter isto em conta.

Ivan Mateos

2 minutos

Nestes dias de chuva não vais andar de bike? Não faças estas 3 coisas

Todos sabemos que se formos deixar a bicicleta encostada na garagem durante um longo período de tempo devemos ter algumas precauções para que quando a voltarmos a utilizar esteja em boas condições. Mas... e se só formos deixar a bicicleta parada algumas horas ou dias? Devemos ter algo em consideração? Claro que sim. Neste artigo mostramos-te 3 coisas que nunca deves fazer.

1. Deixar a mudança colocada num dos carretos grandes.

 

É um dos erros mais comuns e também se aplica nos desviadores dianteiros (se a tua bicicleta tiver, claro). Nunca os deixes num carreto/prato grande, pois as molas ficam em tensão. E embora a vida útil de uma mola seja longa, a tensão ao longo de muitas horas de espera vai prejudicando o seu funcionamento futuro. O ideal é deixar os desviadores sempre no prato/carreto mais pequeno.

2. Deixar a bicicleta ao sol ou à chuva.

 

Mesmo que só pares para tomar um café, beber uma cerveja ou encher o bidon, nunca a deixes ao sol ou à chuva. Já basta ela estar debaixo do sol enquanto pedalas... A radiação solar não afeta somente a nossa pele, mas também desgasta o brilho da pintura, a tonalidade das cores, bem como a flexibilidade e dureza das borrachas e dos plásticos. O ideal é deixá-la à sombra e caso guardes a bicicleta num terraço, cobre-a com uma manta. E não a deixes à chuva, pois acelera a oxidação dos componentes metálicos.

3. Deixar o espigão telescópico em baixo.

 

Pode ser apenas esquecimento, mas nunca devemos deixar o espigão telescópico em baixo. Apesar de o sistema estar apto para suportar esta pressão, de modo a prolongar a sua vida útil e eficácia no funcionamento, o melhor é libertar a tensão do espigão. Quando o espigão está comprimido, a pressão é muito elevada na câmara de ar (se for um modelo a ar, obviamente), que tem de ser suportada pelos pequenos retentores e juntas. É melhor acostumarmo-nos a libertar o botão e subir o espigão.

Após ler estes três conselhos é normal que te surjam algumas dúvidas, como por exemplo, o que se deve fazer à pressão dos pneus e das próprias suspensões. A resposta é que só precisamos de ter isso em conta quando falamos de meses, ou seja, se formos deixar a bicicleta parada durante meses. Para o dia a dia não é necessário, pois os pneus estão desenhados para suportar a pressão durante toda a sua vida útil e os retentores das suspensões são suficientemente fiáveis.

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