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MECÂNICA: como ajustar a pressão na suspensão e amortecedor

Sabias que se a tua suspensão e/ou amortecedor não tiver a pressão recomendada, pode prejudicar o teu desempenho e, inclusive, colocar-te em perigo? Neste artigo ensinamos-te a ajustar a pressão e a ter em conta o SAG (curso negativo). 

Iván Mateos // Foto: Alejandro Cubino

como ajustar a suspensão e o amortecedor
como ajustar a suspensão e o amortecedor

FERRAMENTAS

Para ajustar a pressão das suspensões há duas ferramentas básicas que devemos ter em casa:

Suspensiones a punto

  1. Bomba de suspensões. Só uma bomba específica para suspensões é capaz de encher a quantidade de ar suficiente. 
  2. Fita métrica. Graças a esta fita conseguimos medir o curso total da suspensão, permitindo calcular o SAG. 

 

PASSO A PASSO…

O ajuste das suspensões baseia-se no SAG, ou seja, na percentagem do curso consumido com o nosso peso. É graças a esse SAG que conseguimos ajustar a pressão de ar ideal para que a suspensão consiga absorver ou alongar-se, ajustando-se às irregularidades do terreno sem perder o contato com o solo. O valor do SAG ronda entre os 20 e 25%, dependendo do fabricante, mas podemos baixá-lo para 15% se quisermos que a suspensão fique mais firme ou aumentá-lo para 30% se a opção for mais conforto. 

1. O primero passo é conhecer o curso da nossa suspensão. O da suspensão é real, mas no caso do amortecedor, existe um rácio e bastam 5 cm de curso para chegarmos a ter 15 cm de curso úteis. Vamos começar por esvaziar as câmaras de ar tanto do amortecedor como da suspensão. 

Suspensiones a punto

2. Coloca os botões do sistema de compressão na opção "Open" para facilitar o afundamento da suspensão e do amortecedor.

Suspensiones a punto

3. Coloca a anilha de borracha junto ao retentor e coloca todo o teu peso corporal em cima para que bata no fundo.

Suspensiones a punto

4. Volta a colocar pressão de ar suficiente para que a suspensão e o amortecedor fiquem completamente alongados. 

Suspensiones a punto

5. A anilha de borracha marca até onde a suspensão ou o amortecedor são capazes de comprimir. Mede a distância entre o retentor e a parte superior da bainha. Essa medida serve para calcular o SAG. Exemplo: numa suspensão com 130 mm de curso, o SAG de 25% corresponde a 33 mm. 

Suspensiones a punto

6. Veste-te como se fosses sair para pedalar (com a mesma roupa, capacete, sapatos, mochila, telemóvel, etc) e monta-te da bicicleta, colocando as anilhas da suspensão/amortecedor, o mais abaixo possível. Fica em pé, numa posição centrada. Comprime a bicicleta duas vezes e depois estabiliza. 

Suspensiones a punto

7. Com cautela, sai de cima da bicicleta, tentando não pressionar a suspensão. Repara nas anilhas: agora estão a marcar o SAG. Comprova que consegues ajustar com a pressão recomendada pelo fabricante usando a bomba de pressão. Se for necessário, repete os passos 6 e 7 as vezes que forem necessárias. 

Suspensiones a punto

8. Faz o mesmo no amortecedor. Nota que qualquer alteração numa das suspensões (dianteira ou traseira) afeta a repartição do peso.

Suspensiones a punto

9. Para comprovar a recuperação, comprime fortemente a suspensão e solta-a logo. Observa a velocidade que ela demora a ficar esticada. Se a roda dianteira saltar, quer dizer que a recuperação é demasiado rápida. 

Suspensiones a punto

10. Faz o mesmo na roda traseira, comprimindo o selim. 

Suspensiones a punto

11. Regula a recuperação. O ponto ideal é o intermédio, no qual a suspensão ou amortecedor se esticam o mais rápido possível, mas sem ser com violência (sem que as rodas saiam do solo). 

Suspensiones a punto

12. Algumas suspensões têm botões de controlo da compressão. Neste caso é de três posições: Open (para baixar, caso pretendamos mais sensibilidade), Medium (para zonas mais rolantes e com controlo) e Firm (praticamente bloqueia e é ideal para subidas). A opção intermédia é ajustável minimamente. 

Suspensiones a punto

 

 

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