FERRAMENTAS
Para ajustar a pressão das suspensões há duas ferramentas básicas que devemos ter em casa:
- Bomba de suspensões. Só uma bomba específica para suspensões é capaz de encher a quantidade de ar suficiente.
- Fita métrica. Graças a esta fita conseguimos medir o curso total da suspensão, permitindo calcular o SAG.
PASSO A PASSO…
O ajuste das suspensões baseia-se no SAG, ou seja, na percentagem do curso consumido com o nosso peso. É graças a esse SAG que conseguimos ajustar a pressão de ar ideal para que a suspensão consiga absorver ou alongar-se, ajustando-se às irregularidades do terreno sem perder o contato com o solo. O valor do SAG ronda entre os 20 e 25%, dependendo do fabricante, mas podemos baixá-lo para 15% se quisermos que a suspensão fique mais firme ou aumentá-lo para 30% se a opção for mais conforto.
1. O primero passo é conhecer o curso da nossa suspensão. O da suspensão é real, mas no caso do amortecedor, existe um rácio e bastam 5 cm de curso para chegarmos a ter 15 cm de curso úteis. Vamos começar por esvaziar as câmaras de ar tanto do amortecedor como da suspensão.
2. Coloca os botões do sistema de compressão na opção "Open" para facilitar o afundamento da suspensão e do amortecedor.
3. Coloca a anilha de borracha junto ao retentor e coloca todo o teu peso corporal em cima para que bata no fundo.
4. Volta a colocar pressão de ar suficiente para que a suspensão e o amortecedor fiquem completamente alongados.
5. A anilha de borracha marca até onde a suspensão ou o amortecedor são capazes de comprimir. Mede a distância entre o retentor e a parte superior da bainha. Essa medida serve para calcular o SAG. Exemplo: numa suspensão com 130 mm de curso, o SAG de 25% corresponde a 33 mm.
6. Veste-te como se fosses sair para pedalar (com a mesma roupa, capacete, sapatos, mochila, telemóvel, etc) e monta-te da bicicleta, colocando as anilhas da suspensão/amortecedor, o mais abaixo possível. Fica em pé, numa posição centrada. Comprime a bicicleta duas vezes e depois estabiliza.
7. Com cautela, sai de cima da bicicleta, tentando não pressionar a suspensão. Repara nas anilhas: agora estão a marcar o SAG. Comprova que consegues ajustar com a pressão recomendada pelo fabricante usando a bomba de pressão. Se for necessário, repete os passos 6 e 7 as vezes que forem necessárias.
8. Faz o mesmo no amortecedor. Nota que qualquer alteração numa das suspensões (dianteira ou traseira) afeta a repartição do peso.
9. Para comprovar a recuperação, comprime fortemente a suspensão e solta-a logo. Observa a velocidade que ela demora a ficar esticada. Se a roda dianteira saltar, quer dizer que a recuperação é demasiado rápida.
10. Faz o mesmo na roda traseira, comprimindo o selim.
11. Regula a recuperação. O ponto ideal é o intermédio, no qual a suspensão ou amortecedor se esticam o mais rápido possível, mas sem ser com violência (sem que as rodas saiam do solo).
12. Algumas suspensões têm botões de controlo da compressão. Neste caso é de três posições: Open (para baixar, caso pretendamos mais sensibilidade), Medium (para zonas mais rolantes e com controlo) e Firm (praticamente bloqueia e é ideal para subidas). A opção intermédia é ajustável minimamente.