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MECÂNICA: como instalar um potenciómetro Shimano

Se quisermos adicionar à nossa transmissão um medidor de potência Ultegra ou Dura Ace, temos de seguir alguns passos importantes. Neste artigo mostramos o que deves fazer.

José Gisbert

Como instalar um potenciómetro Shimano
Como instalar um potenciómetro Shimano

FERRAMENTAS

  1. Peça para colocar o íman (Y-1VU00030)
  2. Ferramenta para ajustar o cranque esquerdo (TL-FC40)
  3. Chave dinamométrica com allen de 5 mm
herramientas
 

 

PASSO A PASSO

 

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1. Antes de começar, comprova com um paquímetro se os adaptadores do movimento pedaleiro são compatíveis com a medida da Shimano. Devem ter uma largura total de 90,5 mm - medida externa - e diâmetro interno de 24 mm para o eixo.

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2. Após limpar os adaptadores do movimento pedaleiro e os rolamentos, confirma se rolam normalmente e se não têm folga... Se houver algum problema têm de ser substituídos. Certifica-te de que os adaptadores do movimento pedaleiro não se desapertam e usa as ferramentas necessárias (quer o sistema seja de rosca ou de pressão). 

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3. Para que o potenciómetro saiba se os cranques estão a rodar e em que ângulo estão, é fundamental instalar o íman com o auxílio de uma ferramenta. Este íman deve ser colado (tem um adesivo de dupla face) junto à caixa do movimento pedaleiro numa zona o mais plana possível. 

 

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4. A seta deve apontar para o centro do íman. Nota que o centro do íman deve estar no máximo a 5 mm. É necessário limpar a zona com alcool - de preferência isopropílico - para que não se descole. 

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5. Se não tivermos a peça que ajuda a colocar o íman, podemos fazer na mesma. A distância entre o centro do eixo pedaleiro e o centro do íman tem de ser 43 mm. Depois, temos de comprovar se, com o cranque direito instalado, está à distância adequada (não pode roçar nele). 

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6. Lubrifica o eixo - sem ser em excesso - nos pontos de contato com os adaptadores do movimento pedaleiro e a zona estriada e coloca-o no lugar. Se tudo correr bem, entra sem esforço, mas se notares alguma resistência, protege bem o cranque com um pano e usa delicadamente um martelo com cabeça de borracha. 

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7. Monta o cranque esquerdo após levantar a aba de segurança - esta evita que o cranque se solte caso os parafusos e a tampa afrouxem -, mas depois temos de a colocar na mesma posição. Esta peça deve estar nivelada com o cranque.

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8. Agora é preciso enroscar a peça de ajuste no eixo com a ferramenta TL-FC40 até notarmos resistência. Se apertarmos em demasia, os rolamentos perderão a suavidade, e se deixarmos a peça demasiado frouxa, os cranques ficarão com folga. Temos de puxar o cabo para o lado de modo a evitar danificá-lo. 

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9. É extremamente importante deixar um dos espaços vazios da peça de ajuste junto à saída do cabo, caso contrário poderemos danificá-lo. Coneta a extremidade ao eixo - deves ouvir um click - e coloca a tampa no cranque. 

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10. Aperta os dois parafusos do cranque com a chave dinamométrica - entre 12 e 14 Nm -, alternando entre eles antes de dar o aperto final. Depois comprova se os cranques rolam suavemente e sem folga. É normal que tenham um pouco de resistência. 

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11. Para carregar a bateria, levanta a tampa com cuidado e liga o cabo Shimano EW-EC300. O led azul vai-se apagar quando atingir 100%. 

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12. Através da aplicação Shimano E-Tube Project - que é gratuita e disponível para Android e iOS - emparelha o medidor de potência ao teu smartphone ou tablet e configura-o. Também o podes calibrar, atualizar e associá-lo ao teu grupo Di2 para melhorar a precisão. 

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