Centrar uma roda é uma tarefa de alguma complexidade. Requer paciência, ferramenta específica e destreza. Mas, acima de tudo, é necessária alguma capacidade de perceção e sentido comum. Não só é necessário saber em que raio devemos tocar, mas também compreender que efeito teve nos restantes raios da roda. Só assim poderemos ter bons resultados finais, em vez de deixar a roda em pior estado do que estava. Tendo esta premissa bem presente, podemos aventurar-nos a realizar pequenos ajustes em casa, usando a nossa própria bicicleta, usando zipties como centrador improvisado.
FERRAMENTAS
As ferramentas necessárias são muito simples, dado que estamos a simular sem termos acesso a um centrador típico de bancada de oficina.
- Marcador. Para marcar a parte afetada.
- Desmonta. Para desmontar o pneu.
- Chave de raios. Há várias e de diversas medidas. Precisas da que corresponde à cabeça dos raios das tuas rodas.
- Chave CenterLock. Precisas de uma caso os teus discos sejam CenterLock.
- Alicate. Para cortar os zipties.
- Tensiómetro. Para verificar a tensão dos raios.
PASSO A PASSO
PASSO 1: Se tiveres de aceder à cabeça do raio, primeiro deves desmontar o pneu e retirar a fita do aro.
PASSO 2: Retira o raio partido e introduz o novo. Se esse raio for do lado da cassete ou do disco, terás de desmontar ambos (ou seja, a cassete ou o disco) previamente.
PASSO 3: No nosso caso, o novo raio não passava bem no meio dos outros (durante o cruzamento), por isso, com a ajuda de um desmonta, fizemos alguma força para ganhar espaço.
PASSO 4: Agora encaixa a outra extremidade do raio no buraco do aro. Um dos truques consiste em usar outro raio como forma de ajudar a encaixar no furo correspondente.
PASSO 5: Aperta a cabeça do raio ligeiramente, para que não fique solto. As cabeças são peças muito sensíveis e nem sempre ficam bem ajustadas no interior do aro.
PASSO 6: Volta a colar a fita no fundo do aro. Mas primeiro analisa se é preciso substituí-la por uma nova. Se não colar bem, é melhor substituir.
PASSO 7: Verifica a tensão do raio que colocaste à mão e compara com os que estão ao lado. Se estiver mais ou menos igual, estás no bom caminho.
PASSO 8: Agora vamos improvisar um centrador caseiro. Agarra num ziptie e coloca numa das pernas da suspensão/forqueta ou na escora traseira do quadro (consoante se trate da roda dianteira ou traseira). O objetivo é verificar se a roda ficou descentrada.
PASSO 9: Aproxima a ponta do ziptie do aro, mas sem chegar a tocar e faz girar a roda. Verifica se há algum desvio, quer para dentro, quer para fora, Se a roda tocar no ziptie, é para fora, se se afastar, é porque o desvio é para dentro.
PASSO 10: Se o desvio for para fora, tens de colocar tensão no raio que está no lado oposto (1/4 de volta). Se o desvio for para dentro, retira tensão (também cerca de 1/4 de volta). Se este processo não corrigir o desvio, será necessário um ajuste mais fino e é preferível ir a uma loja especializada.
PASSO 11: Se a roda tiver um desvio vertical, também o podemos reduzir. Coloca um ziptie na zona afetada.
PASSO 12: Aproxima o ziptie do aro e gira a roda. Se o desvio for maior de 1 mm, é preciso corrigir.
PASSO 13: Identifica o local onde está o desvio vertical. No nosso caso, afeta quatro raios. Marca-os para não os perderes de vista.
PASSO 14: Neste tipo de desvios, devemos apertar os raios sempre aos pares, um de cada lado, para não provocar um desvio lateral.
PASSO 15: Com o tensiómetro, verifica se todos os raios têm a mesma tensão. Se não tiverem, não arrisques se não tiveres conhecimentos nesta área. Vai a uma loja especializada.
PASSO 16: Se retiraste o disco ou a cassete, lembra-te de os voltares a instalar com o binário recomendado, para não apanhares um susto.