Dicas e Truques

Um almofadado para cada estilo de condução

O apoio que precisamos numa bicicleta de estrada não é igual ao que precisamos numa bicicleta de todo o terreno.

Mountainbikes.pt

1 minuto

Um almofadado para cada estilo de condução

É uma peça essencial no calção e está encarregado de absorver os impactos do selim e evitar assaduras. Deve ser transpirável, confortável e suficientemente elástico para evitar possíveis infeções provocadas pelo suor. Mas não penses que todos são iguais em estrada, BTT, triatlo ou para uso urbano. As exigências são diferentes e um bom almofadado deve respeitar esse princípio de especificidade. Em contrarrelógio, por exemplo, os bons fatos têm almofadados com apoios bastante grossos na parte frontal, onde se concentra a maior pressão devido à postura mais avançada no selim, por sua vez no BTT é preferível que a máxima densidade esteja colocada na parte posterior, pois é onde se faz mais força.

1> No ciclismo de competição, contrarrelógio e triatlo a proteção deve estar situada na zona do períneo e na parte dianteira, pela posição aerodinâmica.

2> Os almofadados de BTT precisam de mais densidade na zona posterior, pois a posição de condução é mais vertical. Além disso, o almofadado deve ser altamente transpirável pois ao haver uma deslocação mais lenta (comparativamente à estrada), a evaporação do suor é mais baixa. Em regra, os almofadados são mais grossos do que os de estrada devido à necessidade de mais conforto (para evitar sentir os impactos do terreno). 

3> Para indoor cycling (ou treino em rolo) o almofadado de mulher é o ideal pois tem abas laterais préformadas e um perfil especialmente fino para uma grande liberdade de movimentos. 

4> Em estrada (treino ou lazer) e também para mulher, este desenho tem mais suporte na parte anterior e posterior, um bom apoio nos ossos da anca e com laterais rebaixadas para poder pedalar horas sem que haja assaduras no interior das coxas. 

 

Etiquetas:

Relacionados