Travões: sabias que é necessário fazer uma rodagem?

Uma das maiores causas dos ruídos nas travagens deve-se a um desgaste incorreto das pastilhas de travão.
Ivan Mateos e Carlos Pinto -
Travões: sabias que é necessário fazer uma rodagem?
Travões: sabias que é necessário fazer uma rodagem?

Os teus travões de disco chiam com frequência? Esta chiadeira, que é contraproducente num bosque onde o silêncio deve imperar, pode aparecer, por exemplo, quando os travões se molham, devido à chuva ou após passar um pequeno riacho, ou pura e simplesmente porque não foram utilizados nos últimos tempos.

Há diferentes motivos que podem ser os causadores desta chiadeira insuportável, desde um tipo de pastilha demasiado "duro", ou discos demasiado flexíveis, uma incorreta colocação da pinça, contaminação dos discos, etc. Contudo, há uma causa muito frequente e nós podemos fazer algo para a evitar. Para descartar a possível causa principal, devemos primeiro responder a esta pergunta: Realizaste corretamente a rodagem? Parece estupidez, mas se não a realizaste corretamente, as pastilhas podem desgastar-se de uma maneira escalonada, originando esses problemas.

Ao estrear travões, pastilhas ou discos deves realizar travagens progressivas e prolongadas. Por exemplo, atinge a velocidade de 25 km/h e depois começa a travar suavemente. Esta tarefa deve ser realizada cerca de 10 vezes seguidas com cada travão, conseguindo assim suavizá-lo e facilitar o acoplamento entre a superfície da pastilha e do disco.