Nunca faças isto aos teus óculos

Neste artigo mostramos-te o que podes e não podes fazer para conservar os teus óculos em ótimas condições.
Carlos Pinto
Nunca faças isto aos teus óculos
Nunca faças isto aos teus óculos

1. NÃO OS LIMPES COM O JERSEY

A primeira regra é não limpar as lentes (a meio de uma volta) utilizando a parte da cintura da jersey. Conseguirás limpá-las, mas também danificarás a superfície da lente (pois possuem uma cobertura especial), pelo que a longo prazo as lentes perderão a nitidez. A transpiração é corrosiva e apesar de as lentes possuírem tratamentos próprios, a sudação vai diminuindo as propriedades da primeira camada.

2. LIMPEZA A SECO

Só o deves fazer se a lente estiver sem qualquer resíduo de sujidade. O melhor para limpar as lentes é a camurça que os óculos trazem de origem, ou uma fornecida numa ótica. Assim evitarás riscar a superfície das mesmas com outro tipo de tecidos ou papel menos adequados. Se as lentes tiverem pó, limpa-o previamente soprando antes de passar com o pano. Nunca faças isto aos teus óculos

3. LIMPEZA COM ÁGUA E SABÃO

Se têm salpicos de lama, coloca-os debaixo de um jato de água até que essa lama saia. Depois, lava os óculos com um sabão neutro ou com algum produto específico para a limpeza dos mesmos, e seca-os com um pano fino de algodão. Nunca utilizes produtos abrasivos ou detergentes indicados para a bicicleta ou desengordurantes para a lida da casa.

4. CUIDADO COM A TEMPERATURA

Nunca deixes os óculos perto de fontes de calor, como o interior do automóvel num dia quente, pois a armação pode degradar-se e deformar.

5. NÃO COLOQUES OS DEDOS NAS LENTES

Segura os óculos pela armação e nunca pelas lentes. Assim evitarás que a oleosidade naturalmente presentes nos dedos entre em contato com as lentes. Além disso, se estiveres com as luvas postas, estas podem estar húmidas ou sujas, pelo que o melhor procedimento é segurar SEMPRE pela armação.

6. AS DUAS MÃOS

Põe e retira os óculos sempre com as duas mãos, para evitar deformar a armação.

7. GUARDA-OS FECHADOS

Se usas clips tem cuidado. Convém serem guardados quando não estão a ser usados na embalagem para evitar acidentes desnecessários.