comitium

Vais comprar uns óculos com lentes fotocromáticas? Lê este artigo

Alguém te recomendou que comprasses uns óculos com lentes fotocromáticas? Primeiro convém saber alguns detalhes, para não seres enganado...

Ivan Mateos

Vais comprar uns óculos com lentes fotocromáticas? Lê este artigo
Vais comprar uns óculos com lentes fotocromáticas? Lê este artigo

Cada vez há mais sites e páginas de Facebook a vender material falsificado. Não só peças de vestuário, mas também capacetes, óculos, guiadores, quadros, rodas, etc. Para além de serem produtos contrafeitos - logo, ilegais - implicam riscos para o consumidor. Por exemplo, no caso dos óculos falsificados, as lentes são de baixa qualidade, não possuem tratamentos específicos e na maioria dos casos, existe um certo grau de distorção da imagem ou tonalidade das cores, o que pode provocar, a curto/médio prazo, problemas na retina. Acresce o facto de as lentes desses óculos não possuírem proteção contra os raios UV, logo estarás a prejudicar - bastante - a tua visão cada vez que os usas.

Por serem mais baratos do que os óculos certificados são mais atrativos (na carteira), mas os problemas que provocam não compensam a compra. Para além disso, ao comprares óculos falsificados/contrafeitos, estarás a alimentar a economia paralela, a fuga aos impostos e um sistema ilegal que usa, sem autorização, os logotipos e o design patenteado de marcas registadas.

Isto é ainda mais grave no caso das lentes fotocromáticas. As lentes fotocromáticas verdadeiras adaptam o seu filtro solar às condições de luminosidade, ou seja, à quantidade de raios UV. No caso das lentes falsas isto não acontece, prejudicando a retina. Dentro do filtro das lentes fotocromáticas, existem pigmentos que reagem quimicamente aos raios UV, mudando a tonalidade e o filtro da lente, tudo isto numa questão de segundos, em função da marca ou do fabricante da lente. É por isso que são mais caras. E convém ter em conta que em dias nublados, as lentes podem permanecer escuras, devido à alta concentração de UV.

Quando escolheres uns óculos com lentes fotocromáticas, tem em conta o grau do filtro, que oscila entre 0 (o mais claro) com 80 a 100% de transmissão da luz e 4, que só deixa passar entre 3 e 8%. O nível 4 apenas é indicado para desportos de alta montanha. A maioria dos óculos de ciclismo tem um grau de 1 a 3 ou de 2 a 3. Deves escolher consoante a claridade dos teus olhos (ou sensibilidade à luz) e consoante os locais onde costumas pedalar (bosques fechados e escuros, zonas mais abertas..).

Arquivado em:

Os melhores videos