De quanto em quanto tempo se deve fazer uma manutenção?

Neste artigo explicamos-te quais são as partes da bicicleta que requerem uma revisão periódica e o prazo estimado.
Carlos Pinto
De quanto em quanto tempo se deve fazer uma manutenção?
De quanto em quanto tempo se deve fazer uma manutenção?

Comprar uma bicicleta acresce uma nova responsabilidade: mantê-la em bom estado para poder aproveitar as suas capacidades a 100%. Tal como um carro ou um motociclo, a manutenção faz parte dos encargos, por isso, neste artigo mostramos-te os prazos aproximados de revisão ou substituição das peças de desgaste.

Como é óbvio, tudo depende do uso e das condições a que submetes a bicicleta. Não indicamos custos aproximados porque tudo depende da gama da tua bicicleta e do nível dos materiais de reposição que escolheres. Para além dos componentes referidos na listagem seguinte, devemos somar outros, como os punhos ou os pneus, pois também são elementos de desgaste rápido. 1. Mudança de corrente - 1.500 a 2.000 km 2. Mudança de cassete/cremalheira - 4.000 a 6.000 km 3. Revisão da suspensão - Cada 100 a 150 horas de uso, ou uma vez por ano 4. Revisão do amortecedor - Cada 100 a 150 horas de uso, ou uma vez por ano 5. Substituição de cabos e bichas - uma vez por ano 6. Sangrar os travões - uma vez por ano 7. Substituição de pastilhas de travão - uma a duas vezes por ano 8. Mudança do líquido selante dos pneus - três vezes por ano

PODE SER DO TEU INTERESSE

Se és dos que prefere levar a cabo a manutenção da própria bicicleta, mostramos-te os utensílios imprescindíveis para que realizes com êxito todos os procedimentos mais básicos.