1 Aproxima-te do drop (desnível) com confiança, deixando-te levar pelo movimento e procurando a zona mais lisa de terreno.
2 À medida que te aproximas, passa o corpo um pouco para trás do selim para que metas mais peso na traseira e menos na dianteira. Ao mesmo tempo, puxa o guiador para ti para que a roda da frente não afunde quando perder o contato com o solo.
3 No ar, deixa-te ir e mantém a bike equilibrada (as rodas niveladas) e antes de aterrares volta à posição do corpo como na fase dois (sem estar recuado para trás do selim). Importante, a velocidade é amiga!
4 Na receção, tenta aterrar com as duas rodas ao mesmo tempo ou com a traseira ligeiramente antes.
5 Braços e pernas devem ir fletidos para ajudar a absorver o impacto. É importante ter o selim mais baixo que o normal para que haja espaço para os joelhos fletirem sem embateres no selim!
3 conselhos para aprender a saltar
-Aprende a executar o movimento na rua, começando com um passeio alto e tentando cair com as duas rodas ao mesmo tempo. Depois com algo maior, por exemplo, um conjunto de 2 ou 3 degraus e assim sucessivamente até que os movimentos saiam com naturalidade.
-A técnica do “manual”, levantar e manter a roda dianteira no ar sem pedalar, ajudar-te-á a desenvolveres a técnica, no geral, e manteres o controlo sobre a posição da bike em particular. Treina bastante este movimento que poderás aplicar numa diversidade de situações.
-No passo 3, mencionámos que a velocidade é nossa amiga. O que queremos que assimiles é que se fores muito devagar, ou se travares à beira do drop, a roda da frente cai mais cedo que a de trás e vais mergulhar/embicar. Com mais velocidade, ambas as rodas descolam praticamente ao mesmo tempo e, logo, também aterram mais sincronizadas.