Desenhadas e fabricadas à mão em Freinsheim, na Alemanha, as rodas ONE-K destacam-se pelo baixo peso - 961g o par - e pelos raios Fiberspokes. Estas são as rodas mais leves do catálogo desta marca.
Os raios Fiberspoke são fabricados a partir de um único fio de aramida, que é mais resistente do que o carbono e mais absorvente, o qual é endurecido com resina epoxi.
As cabeças - específicas para estes raios - são de titânio e podem, tal como as tradicionais, ser apertadas ou desapertadas para ajustar a tensão e centrar a roda, caso seja necessário. Além disso, a marca permite substituir o aro, o cubo ou os raios, o que não acontece, por exemplo, com outras rodas superleves com raios colados em carbono.
Os cubos são fabricados pela NonPlus Components - uma marca alemã de rodas e cubos super leves - segundo as indicações da ONE-K, tendo os orifícios para os raios sido substituídos por apoios. O cepo é de alumínio e adota o sistema ratchet, o qual tem 45 dentes cónicos para aumentar a superfície de apoio. Estes cubos pesam somente 240g (o par).
Os aros são fabricados em fibra de carbono unidirecional e são fabricados pela empresa francesa Duke Racing Wheels. Cada um pesa 300g e tem 36 mm de perfil - os de 48 mm pesam mais 100g - e a largura interna é de 22 mm. Têm um design ligeiramente assimétrico para que o sistema Fiberspokes sofra menos tensões.
DIETA MILAGROSA
Para testarmos estas rodas usámos uma Specialized S-Works Aethos que pesa 7,16kg - já com os pedais, porta-bidons e suporte de ciclocomputador -. Ao tirarmos as rodas DT Swiss ERC 1100 que estavam montadas e substituirmos por estas ONE-K RD Ultimate, o peso baixou meio quilo, ou seja, a bicicleta ficou a pesar 6,66 kg. Ressalvamos que montámos os mesmos pneus, as mesmas câmaras de ar, os discos e a cassete.
Esta espetacular descida de peso tem como consequência imediata uma maior facilidade em alcançar velocidades elevadas e reduzir o tempo que demoramos a concluir as subidas. Em terreno plano não se nota muita diferença face a rodas muito mais pesadas, mas quando queremos mudar de velocidade, aí sim, é realmente visível a facilidade com que o fazemos. Também notámos, ao sprintar, que fletem lateralmente, sobretudo a traseira. A ONE-K recomenda que os ciclistas mais pesados e potentes optem pela versão RD-S em vez da Ultimate. A diferença de peso de umas para as outras é de 200g.
Não aparentam ser umas rodas frágeis, mas caso um raio se parta, podemos enviar à ONE-K e a marca substitui os seis que fazem parte. Têm garantia durante três anos e existe um programa de reparação e substituição com desconto em caso de acidente.
Durante todo o teste estas rodas mantiveram-se sempre bem centradas, mas por vezes ouvimos um peculiar som dos raios a roçar no ponto em que se cruzam. Este problema ficou resolvido quando aplicámos nessa zona um pouco de massa de montagem. Quanto ao preço, embora seja elevado, do nosso ponto de vista é adequado tendo em conta o peso, a qualidade, as tecnologias envolvidas e o desempenho. São sobretudo indicadas para os ciclistas obcecados com o peso da bicicleta.
ONE-K RD ULTIMATE
Preço: A partir de 2.999 €
Peso: 961 g (perfil de 36 mm de altura, com fitas)
Medidas: Largura interna 22 mm, externa 28 mm
Opções: Aros com perfil de 36 ou 48 mm; cabeças cor de titânio ou negro; cepo Shimano, SRAM XDR ou Campagnolo; autocolantes brancos, negros ou personalizados.
Inclui: Válvulas e fitas de aro tubeless, bolsas de transporte.
Distribuidor: ONE-K Wheels, adrian@one-k-wheels.com
Site: www.one-k-wheels.com/es