comitium

TESTE rodas Mavic Cosmic SLR 40

Os travões de disco estão cada vez mais a impor-se no segmento de estrada, no entanto, ainda há marcas, como a Mavic, que continuam a incluir no seu catálogo rodas para travões de aro com preços acessíveis. Testámos a versão SLR 40.

José Gisbert

TESTE rodas Mavic Cosmic SLR 40
TESTE rodas Mavic Cosmic SLR 40

Temos a noção de que ainda temos muitos leitores que não se converteram aos travões de disco, por isso testámos umas rodas topo de gama da Mavic para travões de aro. 

No entanto, salientamos desde já que a produção de rodas a nível mundial está a focar-se maioritariamente nas rodas de disco e se olharmos para os catálogos das principais marcas, podemos ver claramente que 80 a 90% das rodas atualmente produzidas já não são para travões de aro. E já começam a existir problemas quando procuramos peças de substituição para rodas de aro, apesar de ainda existirem marcas como a Mavic que continuam a incluir no seu catálogo modelos com preços acessíveis, bem como estas topo de gama SLR 40 que testámos. 

No caso destas rodas, todas as peças, excepto o aro, são as mesmas usadas na versão para disco. Os cubos Infinity utilizam rolamentos selados com o sistema QRM Auto que regula a précarga, sendo de elevada qualidade. A roda dianteira tem 18 raios com enraiamento reto e a traseira 24 raios com enraiamento Isopulse (ou seja, os raios são planos e as cabeças dos raios são em alumínio enroscadas diretamente no aro, prescindindo da fita de aro). 

ruedas mavic cosmic slr 40 2
 

O cepo ID360 é do tipo ratchet e tem um som discreto, mas existe a opção de soar tal e qual os outros cepos ratchet. Para tal, basta retirar uma anilha de borracha. Os aros são fabricados em fibra de carbono, têm um design e medidas modernas (perfil de 40 mm e largura interna de 19 mm), além disso, são compatíveis com pneus tubeless

As principais diferenças face às SL 40 residem no aro, que prescinde do sistema Fore - o aro tem furos na parte interior e é necessário instalar uma fita de aro -, e quanto ao peso, o valor é 200 gramas superior do que nas SLR 40. 

mavic cosmic slr 40
 

REJUVENESCIMENTO

Para fazer este teste usámos uma antiga Specialized S-Works Tarmac SL3 que vinha montada com umas rodas Mavic Ksyrium SSC. Montámos nas Cosmic SLR 40 os mesmos pneus que tínhamos nessa S-Works, com 25 mm e mantivemos a pressão recomendada. A diferença de peso entre as rodas é de 250 gramas aproximadamente, sendo - obviamente - estas novas SLR 40 as mais leves. Mas a parte onde encontramos uma melhoria significativa é na largura interna dos aros - as Cosmic são 6 mm mais largas - fazendo com que a largura dos pneus também aumentasse 2 mm, diminuindo, ao mesmo tempo, a sua curvatura. Isto aumentou consideravelmente o conforto, a aderência e também reduziu a resistência ao rolamento e ao vento (embora esta última parte seja menos percetível). E esteticamente, as rodas com 40 mm de perfil dão um aspeto muito mais moderno a qualquer bicicleta

Os calços de travão que estão incluídos, os SwissStop Flash Pro são muito suaves e têm uma duração muito inferior aos convencionais. A zona de travagem do aro obriga a montar os calços alguns milímetros abaixo do que o habitual, para preservar a integridade do aro. No entanto, a travagem é muito potente e modulável graças à tecnologia iTgMax. Aliás, a potência de travagem está ao nível das rodas de alumínio Ksyrium que substituímos. Mesmo assim, não podemos negar que nada se compara aos travões de disco, sobretudo em condições húmidas. 

A qualidade dos componentes destas rodas, bem como a construção, a solidez e a rigidez lateral são excelentes. São as rodas ideais para quem pretende fazer um upgrade na sua bicicleta, mantendo os travões de aro, apesar do seu elevado preço. 

FICHA TÉCNICA:

Preço: 2.100 € (diant. 910 €, tras. 1.190 €)
Peso: 1.409 g (com cepo Shimano/SRAM, sem apertos); diant. 605 g, tras. 804 g; apertos 117 g (o par)
Medidas: 40 mm de perfil; 19 mm de largura interna e 26 mm de largura externa.
Opções: Cepo Shimano/SRAM - normal ou Light-, XDR, Campagnolo 11/12v, Campagnolo N3W.
Inclui: Apertos, calços de travão, chave de raios, válvulas tubeless, extrator de obus, desmontas.
Distribuidor: Mavic 
Sitewww.mavic.com

Arquivado em:

TESTE Rodas Mavic Ksyrium 30 Disc

Relacionado

TESTE Rodas Mavic Ksyrium 30 Disc

TESTE rodas Fulcrum Wind 75 DB

Relacionado

TESTE rodas Fulcrum Wind 75 DB

TESTE lubrificantes RideMax Ceramic Lube e Wax Lube

Relacionado

TESTE lubrificantes RideMax Ceramic Lube e Wax Lube

TESTE bicicleta estática BH Exercycle

Relacionado

TESTE bicicleta estática BH Exercycle

TESTE Specialized S-Works CruX 2022

Relacionado

TESTE Specialized S-Works CruX 2022

Teste: nova Scott Spark 2022

Relacionado

Teste: nova Scott Spark 2022