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Testámos as rodas Mavic Allroad S

Não são umas rodas topo de gama e isso repercute-se no peso das mesmas, mas não na sua qualidade. As Mavic Allroad S são ideais para os treinos diários, para uma utilização em cidade ou para gravel.

José A. Pastor

Testámos as rodas Mavic Allroad S
Testámos as rodas Mavic Allroad S

Ficámos surpreendidos com o facto de estas rodas em alumínio serem hookless - sem rebordo interno - dado que um dos principais argumentos das marcas ao fabricar este tipo de aros é a redução de custo e a simplificação na construção dos mesmos em carbono, mas no caso do alumínio, que é extrudado, em princípio não apresenta vantagens relevantes. 

Quanto aos benefícios durante o uso deste tipo de aros, os fabricantes costumam referir a leveza, resistência e melhoria aerodinâmica, mas o fator que, para nós, tem mais importância numas rodas para gravel é a redução da pressão dos pneus. Se olharmos cuidadosamente para as Allroad podemos apreciar os acabamentos de elevada qualidade que são comuns nas rodas desta marca. Uma das vantagens destas Allroad são os olhais Forex, que evitam ter de furar o fundo do aro para instalar os raios, por isso podemos prescindir de fitas. 

Ruedas Mavic detalles

Estas rodas possuem 24 raios planos e os cubos têm um sistema de pré-carga nos rolamentos que dispensa ajustes e no caso do traseiro o cepo é ratchet - denominado ID360 - sendo bastante preciso e funcional. Montar as válvulas tubeless, os pneus, colocar pressão e o líquido selante foi muito simples. Não precisámos de um compressor (usámos uma bomba específica para tubeless, com depósito sobredimensionado) e também não foi preciso recorrer a desmontas para a montagem dos pneus. 

Montámos uns pneus de 45 mm de largura (para gravel) com uma pressão inicial de 1,8 bar na dianteira e 2,0 na traseira, no entanto em andamento notámos que essa pressão era excessiva e reduzimos para 1,5 e 1,6 respetivamente. São umas rodas rígidas - ao pedalar em pé dá para ter essa noção - e em acelerações nota-se um pouco o efeito do peso. Em todo o caso, em zonas com raízes e pedras agradecemos a sua robustez. 

Ruedas Mavic Allroad S (4)

Não são umas rodas topo de gama e isso repercute-se no peso, mas não na qualidade. São ideais para um uso diário ou em gravel. Se competes com alguma regularidade, sugerimos umas rodas mais leves como as Allroad SL com aro de alumínio mecanizado, mas estas que testámos servem perfeitamente para treinar. 

FICHA TÉCNICA:

Preço: 529 €
Peso: 1.860 g (o par, cepo Shimano HG)
Medidas: Perfil 21 mm, largura interna 25 mm
Opções: Cepo SRAM XDR, Shimano HG, Shimano Micro Spline, Campagnolo (até12v), Campagnolo N3W.
Inclui: Válvulas tubeless, extrator de obus, desmontas, autocolantes.
Distribuidor: Mavic Espanha.
Sitewww.mavic.com

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