Há sensivelmente cinco anos, a Fulcrum estreou a nova versão das suas rodas Racing Quattro Carbon, um modelo construído em fibra de carbono, com um perfil de 40 mm e uma largura interna de 17 mm. Eram leves - o par pesava 1.6kg -, robustas e tinham a qualidade reconhecida deste construtor italiano. O seu preço rondava os 1.200 euros, fazendo com que fossem uma opção bastante interessante, sendo também uma das preferidas para as montagens de série.
Este modelo foi a base sobre a qual a Fulcrum construiu a sua atual geração de rodas Wind (só para travões de disco), na qual encontramos modelos com três alturas de perfil distintas: 40, 55 e 75 mm. Esta nova geração caracteriza-se por seguir as tendências do mercado, já que a sua largura externa e interna aumentou - até aos 27 e 19 mm, respetivamente -, com o objetivo de melhorar as qualidades aerodinâmicas e aumentar a sua compatibilidade com pneus mais largos.
Embora a versão Quattro Carbon já contasse com aro Mo-mag sem furações, o que a converteu, de facto em tubeless sem a necessidade de usar uma fita para cobrir o fundo do aro, pudemos comprovar isso durante o teste destas Wind. Além disso, estas novas rodas incorporam a tecnologia 2 Way Fit e cada modelo inclui de série válvulas para este sistema.

O crescimento do tamanho dos aros não implicou um aumento notável do peso. Aliás, as Quattro de disco pesavam 1.590g e as Wind 40 DB pesam 1.620g, portanto são umas rodas muito competitivas em termos de preço e, inclusive, podem ombrear com as versões topo de gama Speed 40 e 55 (para pneu), utilizadas na temporada passada pela Cofidis e pela Bahrain e que, para além do peso 100 ou 150g a menos, são construídas com os excelentes rolamentos cerâmicos USB, sendo o cubo dianteiro em carbono. Custam 800 euros a mais.
QUAL É O TIPO DE UTILIZADOR-ALVO?
Cada um de nós é que deve valorizar se vale a pena ou não pagar um valor superior para adquirir umas rodas mais leves e obter um conjunto ao nível do World Tour, mas garantimos que quem optar pelas Wind não ficará defraudado nas suas expetativas.
À primeira vista, estas rodas oferecem todas as qualidades que já conhecemos desta marca italiana - pertencente ao grupo Campagnolo -, ou seja, construção perfeita, robustez e acabamentos de alta qualidade. Mas há mais pormenores, para além destes... São montadas com 24 raios redondos (cada uma), 16 do lado esquerdo da dianteira para tensão no disco e 16 no lado da transmissão na traseira, com cabeças externas, uma solução menos aerodinâmica, mas muito mais simples em termos de manutenção. A montagem dos pneus Michelin Power Road Tubeless foi muito fácil, usando apenas um desmonta e depois de colocarmos o líquido selante, conseguimos encher com uma bomba de pé tradicional, sem usarmos um compressor.

Obviamente, quando andamos com rodas de perfil elevado, a primeira coisa que salta à vista é a estética e, sobretudo, o característico som quando balançamos a bicicleta. Estas rodas pesam 300g a mais do que as de série montadas na Giant TCR e não notamos qualquer problema ou estorvo a rolar nem em subidas com baixa pendente (4 ou 5%), situações em que a velocidade se mantém sempre acima dos 25 km/h. Contudo, nota-se o peso quando a velocidade é mais baixa, sobretudo abaixo dos 20 km/h.
Nas nossas voltas habituais, com 100 km e 700 metros de desnível, essas situações não são habituais, por isso estas rodas em combinação com um quadro aerodinâmico podem ser uma boa opção se nas tuas voltas predominam terrenos planos e se a velocidade média ascende os 35 km/h. A partir dessa velocidade, e quanto mais rápido fores, mais sensações de inércia transmitem estas Wind 75 DB.
Ter uma roda dianteira com este perfil requer obviamente mais atenção do que quando usamos versões com um perfil mais baixo, mas hoje em dia esse pormenor não é tão complicado como há alguns anos atrás em que as rodas tinham larguras mais estreitas. A boa notícia é que podes adquirir a roda dianteira Wind 55 DB e a traseira Wind 75 DB, que é precisamente a nossa recomendação para ciclistas mais roladores, aproveitando assim o menor peso do perfil de 55 mm, deixando a opção dianteira de 75 mm para os triatletas que competem em circuitos planos. Nos 1.500 km do nosso teste não descentraram nem empenaram, mantendo a tensão radial original, um pormenor que já é tradição nas rodas da Fulcrum/Campagnolo.
FULCRUM WIND 75 DB
Preço: sob consulta
Peso: 1.812 g
Dimensões: Perfil: 75 mm, largura do aro: 27 mm (exterior), 19 mm (interior).
Inclui: Válvulas tubeless, apertos para os discos.
Distribuidor: Stand Jasma (jasma.pt)
Site: www.fulcrumwheels.com