A Mavic sofreu uma grande reestruturação interna e tem agora menos modelos de estrada e gravel. No entanto, fez algo que já se antecipava, ou seja, aplicou as novidades tecnológicas dos modelos de gama alta nos de gama média, que é precisamente o segmento onde estas Ksyrium 30 Disc se enquadram.
O par custa 390€ e, como todos os outros modelos da gama Ksyrium, são fabricadas em alumínio, mais concretamente na liga Maxtal, sendo a união soldada e mecanizada com tecnologia SUP, para aumentar a resistência
Têm 30 mm de perfil, com formato toroidal e uma largura interna de 19 mm (externa de 24 mm). São compatíveis com pneus convencionais (câmara de ar) e com pneus tubeless. Este modelo não adota o sistema Fore da Mavic (que evita furar o interior do aro para montar as cabeças dos raios e precinde da fita de aro), mas não tivemos qualquer problema com o sistema adotado, que vedou sempre bem.

Os raios - 24 em cada uma das rodas - estão montados numa configuração de duplo cruzamento e estão colocados de modo a não tocarem entre si, para evitar ruídos parasitas. Como não podia deixar de ser inclui raios cónicos, mais grossos nas extremidades para aumentar a robustez, com formato plano (para melhorar a aerodinâmica) e com fixação em "T" ao cubo (mais resistentes que os convencionais em "J"). Para facilitar a manutenção e reduzir o número de referências dos raios, todos têm o mesmo comprimento nas duas rodas.
Os cubos Infinity com cepo ID360 - Instant Drive - são, de longe, o componente mais luxuoso destas rodas. Os rolamentos são selados e incluem o sistema de pré-carga automática QRM Auto, que evita folgas e a fixação dos discos é Center Lock.
O cepo - do tipo ratchet - não possui linguetes e está disponível em quatro opções: Shimano/SRAM, XDR da SRAM para cassetes com carreto de 10 dentes, Campagnolo até 12v e Campagnolo N3W - para cassetes Ekar de 13v. Pode ser facilmente desmontado e não são necessárias ferramentas, o que facilita a sua manutenção.
Os eixos adotam o sistema standard para travões de disco de estrada e gravel: 12 mm de diâmetro, 100 mm de comprimento no dianteiro e 142 mm no traseiro - com opção de 135 mm -. Também inclui adaptadores para os quase extintos eixos de 9 mm para travões de disco.


COMPRA ACERTADA
Na nossa balança, estas Mavic Ksyrium pesaram 1.823g, um valor que não consideramos exagerado, tendo em conta a gama em que se inserem e a faixa de preço. Não são, obviamente as mais rápidas em termos de acelerações ou mudanças de direção nem são tão leves como as de carbono, mas não estamos a falar dos mesmos valores em termos de preço. No entanto, não são "preguiçosas". O seu objetivo principal é a robustez e a ausência de problemas, ou seja, basta montá-las e esquecemo-nos que as temos.
Os rolamentos e o sistema de ajuste automático são os mesmos que os modelos superiores da Mavic utilizam, destacando-se a sua suavidade e a ausência de folgas. Durante todo o teste nunca notámos ruídos parasitas, não surgiram folgas nem tivemos de as centrar. Aliás, ficámos surpreendidos por numas rodas tão baratas vir de origem um cepo do tipo ratchet, que costuma vir em rodas bem mais caras. E inclui o característico som quando deixamos de pedalar, embora no caso do ID360 da Mavic o volume seja mais baixo devido a um silenciador interno.
Do nosso ponto de vista, são as rodas ideais para bicicletas de gama média, nas quais o peso e a aerodinâmica não são as prioridades. Também as recomendamos como rodas do dia a dia, ou seja, para quem tem uma bicicleta topo de gama e prefere guardar as suas rodas de carbono para eventos específicos, podendo usar estas de alumínio nas voltas diárias.
MAVIC KSYRIUM 30 DISC
Preço: 390 € (dianteira 170 €, traseira 220 €)
Peso: 1.823 g (com fita e cepo HG); dianteira 851 g, traseira 972 g
Medidas: 30 mm de perfil, 19 mm de largura interna e 24 mm de largura externa.
Opções: Cepo HG, XDR, Campagnolo 11/12v, N3W.
Inclui: Fitas de aro e válvulas tubeless, extrator de obus, adaptadores para eixos de 9 mm.
Distribuidor: Mavic
Site: www.mavic.com