Após vencer o Troféu Calvià, que pertence ao Challenge de Mallorca, António Morgado venceu a Figueira Champions Classic, corrida ProSeries que juntou algumas das melhores equipas do mundo.
Como já se esperava, a corrida de 178 km com início e chegada na Figueira da Foz teve o vento como um dos protagonistas em alguns locais, portanto as equipas tentaram a todo o custo manter os seus líderes bem colocados, receando cortes.
As veleidades só começaram realmente a pouco mais de 50 km da meta, quando Daniel Martínez (Red Bull-BORA-Hansgrohe) atacou na segunda passagem pela subida do Parque Florestal (7,8% de pendente média). Na sua roda seguiram Brandon McNulty (UAE Emirates-XRG), Riley Sheenen (NSN Cycling) e Max Poole (Picnic PostNL) e pouco mais atrás um numeroso grupo.
Na subida do Enforca Cães (7,3% de inclinação), os quatro elementos apanharam os fugitivos do dia (Cedric Beullens da Lotto, Iker Gomez da Kern Pharma e Pedro Pinto da Efapel), que começaram a perder contato devido ao cansaço.
Vendo o que se estava a passar, as equipas sem elementos na dianteira aumentaram o ritmo e na penúltima passagem pela zona da meta a vantagem cifrava-se nos 45 segundos.
O cenário estava lançado e a Red Bull, bem como a UAE Emirates, foram as mais expeditas. McNulty atacou, Martínez respondeu, bem como Jarno Widar (Lotto), Pau Martí (NSN Cycling), Aranburu (Cofidis), Thomas Gloag (Pinarello) e António Morgado (UAE).
Na última subida - Enforca Cães - estes sete ciclistas tentaram a sua sorte, numa altura em que faltavam 7 km para a meta e o pelotão estava nos calcanhares.
Aranburu atacou, mas Morgado reagiu de imediato, ficando ambos na dianteira da corrida. Ambos sabiam que até à meta na Figueira era só descer e depois sprintar, com o luso de 22 anos a sagrar-se novamente vencedor, tal como aconteceu no ano passado.
O espanhol Aranburu foi segundo e o seu compatriota Pau Martí foi terceiro.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com








